Questões de Concurso Público Prefeitura de Congonhinhas - PR 2019 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 28 questões

Q1695693 Fonoaudiologia
De acordo com Jotz et al., o ato de deglutir é dividido em três fases: oral, faríngea e esofágica. Em relação às fases da deglutição, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q1695694 Fonoaudiologia
Conforme Jotz et al., a avaliação clínica, na investigação de disfagia infantil, envolve algumas questões fundamentais, conforme descrito abaixo, EXCETO:
Alternativas
Q1695695 Fonoaudiologia
O tratamento fonoaudiológico nos problemas de deglutição do idoso prevê que o fonoaudiólogo ensine o paciente a deglutir, reeducando e criando condições alternativas de deglutição quando há queixas nesta área. Desse modo, segundo Jotz et al., é necessário fazer uma avaliação do paciente e criar um planejamento terapêutico adequado para cada caso. Pode-se fazer uma descrição de exercícios que poderão ser utilizados, NÃO sendo um desses exercícios:
Alternativas
Q1695696 Fonoaudiologia
A afasia pode ser definida como uma alteração no conteúdo, na forma e no uso da linguagem e de seus processos cognitivos subjacentes, tais como percepção e memória. Sobre a afasia, Ortiz propõe a seguinte classificação: emissiva, receptiva e mista. Considerando essa classificação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1695697 Fonoaudiologia
Em relação aos métodos objetivos de avaliação audiológica, o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) tem sido amplamente utilizado. O fonoaudiólogo precisa saber quando indicar a realização deste exame. De acordo com Boéchat et al., esse exame NÃO é aplicado:
Alternativas
Q1695698 Fonoaudiologia
A Apraxia de Fala é causada por uma lesão cerebral. Trata-se de um distúrbio da articulação que resulta da perda da capacidade de organizar o posicionamento da musculatura da fala e de sequencializar movimentos (ORTIZ). Sobre a Apraxia de Fala, analise as assertivas abaixo:
I. Suas principais características são os erros de articulação, sendo as consoantes mais dificilmente articuladas do que as vogais. Esta dificuldade não é acompanhada de fraqueza e lentidão significativa. II. O desempenho dos pacientes na fala automática e espontânea é semelhante. III. A terapia deve ser centrada nas desordens de articulação e no planejamento dos gestos articulatórios. Modo de articulação e zona de articulação devem ser utilizados como variáveis na elaboração da terapia.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695699 Fonoaudiologia

A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do “Teste da Orelhinha”. Sobre o teste citado, analise as assertivas abaixo:


I. A realização do exame é contraindicada na primeira semana de vida.

II. A técnica mais usada e autorizada pela referida lei é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas.

III. As Emissões Otoacústicas (EOA) não avaliam as condições da cóclea.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1695700 Fonoaudiologia
Considerando as funções do Sistema Estomatognático – respiração, mastigação e fonação – (MARCHESAN et al., 2012), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1695701 Fonoaudiologia
A avaliação vocal objetiva oferecer um diagnóstico da função vocal, assim como identificar indivíduos candidatos à disfonia. Segundo Behlau, a avaliação envolve três aspectos: avaliação dos parâmetros vocais, descrição dos ajustes de trato vocal e do corpo empregados na produção da voz e identificação dos comportamentos vocais negativos em situações externas à da avaliação clínica, com descrição do perfil comunicativo do indivíduo. Considerando apenas a avaliação dos parâmetros vocais, NÃO faz parte deste tipo de avaliação:
Alternativas
Q1695702 Fonoaudiologia
Sobre a saúde do trabalhador, cabe ao fonoaudiólogo, segundo a Resolução CFFa nº 428/2013:
I. Emitir laudos, pareceres e relatórios circunstanciados sobre os agravos relacionados com o trabalho ou limitações dele resultantes que afetem habilidades do trabalhador na área da comunicação. II. Sugerir, em caso de desencadeamento ou de agravamento de quadro clínico fonoaudiológico, o afastamento ou readaptação das funções laborais por tempo determinado. III. Estabelecer relação saúde-trabalho-doença entre os transtornos fonoaudiológicos e as atividades do trabalhador, considerando a história clínica e ocupacional, atual e pregressa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695703 Fonoaudiologia
Considerando o período de ocorrência dos processos fonológicos, analise as assertivas abaixo:
I. A Fonologia segue uma ordem de desenvolvimento sequencial, o que permite prever o período médio de eliminação dos processos fonológicos. II. O processo de redução de encontro consonantal é o primeiro processo a ser eliminado. III. O processo de plosivação, seguindo a ordem de desenvolvimento, deve ser eliminado antes do processo de redução de encontro consonantal.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695704 Fonoaudiologia
A Pragmática se enquadra como espaço funcional da linguagem. Para avaliar a Pragmática no contexto clínico, é relevante observar, EXCETO:
Alternativas
Q1695705 Fonoaudiologia
São exemplos de exercícios musculares miofuncionais para estimulação da fala, EXCETO:
Alternativas
Q1695706 Fonoaudiologia
A Doença de Parkinson é caraterizada por distúrbios do movimento, podendo acometer o corpo e também a musculatura da face e do pescoço. Sobre essa doença, analise as assertivas abaixo:
I. Voz estável é uma característica comum. II. Disartria é ocasionada pelas alterações decorrentes do distúrbio do controle muscular. III. A prosódia da fala permanece inalterada.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695707 Fonoaudiologia
O cuidador será o principal aliado do profissional de saúde no cotidiano do paciente idoso, pois será ele quem fornecerá dados de como está sendo a alimentação e auxiliará na execução dos exercícios prescritos. Quanto à comunicação, o fonoaudiólogo pode deixar algumas sugestões para o cuidador, dentre elas:
Alternativas
Q1695708 Fonoaudiologia
Lesões neurológicas adquiridas podem ocasionar desordens na deglutição. Essas lesões classificam-se em dois tipos: condições em que se espera uma melhora do paciente, mesmo que parcial; e condições degenerativas. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Casos de pessoas com Acidente Vascular Cerebral possuem melhor prognóstico do que casos de pessoas com doença de Alzheimer. II. Acidente Vascular Cerebral e Traumatismo Cranioencefálico são condições degenerativas. III. Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer e Doença de Huntington são doenças de base que causam demência, não sendo condições degenerativas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695709 Fonoaudiologia
Qual a principal manifestação clínica das disfluências de fala?
Alternativas
Q1695710 Fonoaudiologia
A gagueira, se não tratada, traz repercussões importantes para a comunicação do indivíduo. Para avaliação de gagueira, o fonoaudiólogo deve:
I. Calcular a taxa de elocução de fala do paciente. II. Encaminhar o paciente primeiramente para avaliação psicológica. III. Observar os concomitantes físicos do paciente.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1695711 Fonoaudiologia
Estudos envolvendo escolares com dislexia mostram que a taxa de produção de escrita dessas crianças é mais lenta do que a de escolares não disléxicos. Isto é, crianças disléxicas produzem menor quantidade de letras/palavras por minuto em tarefas que envolvam tanto a escrita de letras do alfabeto quanto a escrita de pequenos textos. São orientações que podem auxiliar no planejamento da intervenção fonoaudiológica para as crianças disléxicas, EXCETO:
Alternativas
Q1695712 Fonoaudiologia
Conforme Boéchat et al., no que tange à avaliação audiológica, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: E
6: D
7: B
8: C
9: B
10: E
11: D
12: B
13: C
14: B
15: E
16: A
17: A
18: D
19: A
20: E