Questões de Concurso Público Prefeitura de Cordilheira Alta - SC 2019 para Médico - Clínico Geral
Foram encontradas 10 questões
De acordo com o Código de Ética Médica vigente, é vedado ao médico:
I. Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou imagens que os tornem reconhecíveis em anúncios profissionais, salvo com a autorização por escrito do paciente.
II. Prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito, salvo por expresso consentimento do diretor clínico do estabelecimento de saúde.
III. Revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresa ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.
Quais estão corretas?
Considere as seguintes endocrinopatias ou síndrome:
I. Síndrome dos ovários policísticos.
II. Acromegalia.
III. Hiperprolactinemia.
Quais podem apresentar pontuação maior do que 8, aplicando-se a Escala de Ferriman-Gallwey?
Analise as seguintes assertivas a respeito das infecções nosocomiais e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As infecções nosocomiais da corrente sanguínea relacionadas a cateter e as da pneumonia associadas à patologia psiquiátrica refletem a gravidade do quadro e a patogenicidade do agente etiológico, sendo as duas principais causas de mortalidade.
( ) Entre os principais germes multirresistentes encontrados nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva, citam-se: Staphylococcus aureus resistente à meticilina e Acinetobacter baumannii.
( ) As infecções do sítio de inserção dos acessos vasculares geralmente são de maior gravidade do que as de corrente sanguínea.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as seguintes assertivas a respeito de epidemiologia clínica ou bioestatística:
I. Os intervalos de confiança fornecem menos informação do que os valores P (P < 0,05), porque revelam uma faixa mais ampla de um evento e não permitem estimar a significância clínica.
II. As comparações de risco relativo tendem a exagerar os resultados em relação às medidas de risco absoluto. Portanto, sempre que possível, o risco absoluto deve ser usado pelo médico ao explicar o risco para seus pacientes.
III. As intervenções que diminuem a incidência de uma doença de 40 para 20% e de 4 para 2% estão associadas, cada uma, a uma redução do risco relativo de 0,05.
Quais estão corretas?