Questões de Concurso Público Prefeitura de Coronel Bicaco - RS 2019 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 8 questões
A lombalgia é um sintoma referido por 80% da população em algum momento da vida. Ela pode ser a tradução de uma série de fatores que levam à dor nas costas. Sendo assim, analise as assertivas abaixo em relação a alguns desses fatores:
I. A síndrome facetaria é um quadro que teria como origem acometimento de uma ou mais articulações interfacetarias ou interapofisárias posteriores. Habitualmente essas articulações são a origem da dor decorrente de problemas posturais e evolutivamente da artrose.
II. Alterações posturais podem levar à sobrecarga das articulações, provocando dor e degeneração articular. O quadro clínico geralmente é de lombalgia uni ou bilateral, que piora com a extensão da coluna e que frequentemente é acompanhada de irradiação atípica, atingindo, sobretudo, as regiões ilíaca, inguinal e glútea alta.
III. A síndrome do canal estreito caracteriza-se por claudicação intermitente, que pode mimetizar a claudicação vascular, sendo então de fundamental importância a pesquisa dos pulsos periféricos do paciente. Essa claudicação frequentemente é progressiva, obrigando o doente a interromper a marcha a distâncias cada vez mais curtas, com sintomas de dor e/ou diminuição da força em membros inferiores.
Quais estão corretas?
De acordo com a avaliação e o prognóstico, os objetivos do tratamento do paciente com hemiplegia variam, desde a recuperação funcional completa, com o retorno inclusive à atividade profissional, até a simples condição de manutenção, cura de úlceras de decúbito, correção de deformidades e independência em cadeiras de rodas. Brunnstrom designou fases observadas durante a recuperação do paciente hemiplégico, que são a base do diagnóstico ou da avaliação da incapacidade. Sendo assim, numere os parênteses abaixo de 1 a 5, considerando a ordem de evolução dessas fases.
( ) Diminuição da espasticidade com aumento do controle dos componentes sinérgicos.
( ) Flacidez.
( ) Desenvolvimento do movimento articular individual com início de coordenação.
( ) Desenvolvimento gradual de espasticidade com início das sinergias.
( ) Aumento da espasticidade com algum controle voluntário das sinergias.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) correspondem a um conjunto de afecções relacionadas com atividades laborativas e que acometem músculos, fáscias musculares, tendões, ligamentos, articulações, nervos, vasos sanguíneos e tegumento. São síndromes que acometem os membros superiores:
I. Síndrome do desfiladeiro torácico: é a compressão do plexo braquial ou de seus ramos em sua passagem pelo espaço cervicobraquial delineado pela clavícula, pela primeira costela, pelo músculo escaleno anterior e médio e pelas fáscias regionais.
II. Síndrome do pronador redondo: é a compressão do nervo radial distalmente à prega do cotovelo.
III. Síndrome do túnel do carpo: é a compressão do nervo mediano no carpo, devido ao espessamento do ligamento anular do carpo.
IV. Síndrome do nervo interósseo posterior: é o comprometimento do nervo interósseo posterior, ramo motor do nervo mediano, por compressão nas duas porções da cabeça do músculo supinador.
Quais estão corretas?
A hipoxemia está presente quando os valores da PaO2 estiverem diminuídos. De acordo com as causas básicas da hipoxemia, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Hipoventilação alveolar.
2. Distúrbio da difusão.
3. Shunt.
4. Anormalidade da relação ventilação/perfusão.
Coluna 2
( ) Há espessamento da membrana alvéolo-capilar, onde a capacidade de difusão de O2 através da membrana esteja reduzido a 1/6 ou menos do seu valor normal.
( ) A ventilação e o fluxo sanguíneo não se harmonizam entre si em regiões do pulmão.
( ) Ventilação alveolar diminuída, aumento da PCO2 e melhora da hipoxemia com a inalação de O2 em concentração superior ao ar atmosférico.
( ) Uma parte do sangue atinge o sistema arterial sem passar através das regiões ventiladas do pulmão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Quanto ao emprego da VNI (Ventilação Não Invasiva) como recurso fisioterapêutico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A VNI tem sido aplicada em pacientes portadores de Fibrose Cística como substituta da fisioterapia e como tratamento durante o período pré-transplante.
( ) Os benefícios da VNI durante a realização da fisioterapia respiratória convencional são maiores nos pacientes com comprometimento respiratório de moderado a grave e naqueles pacientes com fraqueza respiratória documentada.
( ) A monitorização em relação à utilização da associação VNI + terapia de remoção de secreções deve incluir a avaliação do trabalho respiratório (aumento da frequência respiratória, presença de sinais de esforço respiratório) em repouso e após intervenção.
( ) A avaliação das pressões respiratórias é a principal variável utilizada para predizer o sucesso da terapêutica e, mesmo em situações de exacerbação pulmonar, não agrava o quadro de insuficiência respiratória em função do esforço requerido para realizar a mensuração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: