Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 20 questões

Q1764009 Saúde Pública
Segundo as disposições da Lei Federal nº 8.080/1990, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos, denomina-se vigilância:
Alternativas
Q1764010 Saúde Pública
Segundo o Art. 7º da Lei Federal nº 8.080/1990, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas na Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, entre outros:
I. Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência. II. Participação da comunidade. III. Centralização político-administrativa, com direção única na esfera federal.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764011 Saúde Pública
O Art. 15 da Lei Federal nº 8.080/1990 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, entre outras, as seguintes atribuições comuns:
I. Acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais. II. Participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente. III. Para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764012 Saúde Pública
Segundo o Art. 18 da Lei Federal nº 8.080/1990, à direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) compete, entre outros, executar serviços de, EXCETO:
Alternativas
Q1764013 Saúde Pública
Em relação à gestão financeira, a Lei Federal nº 8.080/1990 estabelece que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde. Segundo as disposições do Art. 35 da referida lei, para o estabelecimento de valores a serem transferidos a Estados, Distrito Federal e Municípios, será utilizada a combinação de determinados critérios, segundo análise técnica de programas e projetos. Assinale a alternativa que NÃO está entre os referidos critérios.
Alternativas
Q1764014 Saúde Pública
A Leishmaniose Visceral é uma doença crônica e sistêmica que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Seu reservatório na área urbana, o _________________ é a principal fonte de infecção. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais. (Guia de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde – 2019).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q1764015 Saúde Pública
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), a Leptospirose é uma doença infecciosa febril de início abrupto, cujo espectro clínico pode variar desde um processo inaparente até formas graves. No Brasil, é uma doença endêmica; torna-se epidêmica em períodos chuvosos, principalmente nas capitais e regiões metropolitanas, devido às enchentes associadas à aglomeração populacional de baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de seus principais reservatórios, que são os(as):
Alternativas
Q1764016 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), a prevenção da Doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão. Para a transmissão vetorial, é imprescindível instituir práticas de manejo sustentável do ambiente, higiene e medidas corretivas em locais com infestação e melhoria nas condições de moradia. Assim, como medidas de prevenção dessa doença, deve-se orientar a população a:
I. Manter quintais limpos, evitando acúmulo de materiais, e manter criações de animais afastadas da residência. II. Vedar frestas e rachaduras nas paredes e usar telas em portas e janelas. III. Adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e roupas de mangas longas durante a realização de atividades noturnas, bem como o uso de mosquiteiros ao dormir.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764017 Saúde Pública
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), na febre amarela, o agente etiológico é transmitido por artrópodes (vetores), da família Culicidae, habitualmente conhecidos como:
Alternativas
Q1764018 Saúde Pública
Com base no Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), em relação à Febre Amarela, analise as afirmativas que seguem, assinalando V, se verdadeiras ou F, se falsas.
( ) Doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. ( ) No ciclo silvestre da febre amarela, os macacos são considerados os principais reservatórios. ( ) A vacina febre amarela – VFA (atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1764019 Saúde Pública
De acordo com o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), o tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica geralmente pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada, tais como creches, quartéis, escolas, entre outros, denomina-se:
Alternativas
Q1764020 Saúde Pública
Com base nas definições do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2009), analise as seguintes afirmativas:
I. O hospedeiro é o organismo simples ou complexo, incluindo o homem, capaz de ser infectado por um agente específico. II. O vetor biológico é o vetor acidental, que constitui somente uma das modalidades da transmissão de um agente etiológico. Sua erradicação retira apenas um dos componentes da transmissão da doença. III. Parasita é o organismo, geralmente microrganismo, cuja existência ocorre às expensas de um hospedeiro.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764021 Saúde Pública
Observe a imagem abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Triatominae


Os vetores da __________________ são insetos da subfamília Triatominae (Hemiptera, Reduviidae), como o da figura acima, conhecidos popularmente como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Q1764022 Saúde Pública
O índice entomológico, em relação ao vetor da dengue, que expressa os números absolutos de recipientes, habitados por formas imaturas de mosquitos, em comparação ao número de imóveis examinados para o encontro de criadouros denomina-se:
Alternativas
Q1764023 Saúde Pública
Segundo as Normas e Manuais Técnicos das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e o Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde (2009), os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são insumos necessários à segurança do trabalhador durante a aplicação de inseticidas. A indicação do tipo de EPI leva em consideração os riscos inerentes a cada uma das atividades desenvolvidas. Entre os equipamentos que são indicados para o uso durante a preparação de caldas que serão utilizadas nas aplicações de inseticidas estão:
I. Máscara facial completa. II. Protetor auricular. III. Capacete de aba larga. IV. Óculos de segurança.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764024 Saúde Pública
As Normas e Manuais Técnicos das Diretrizes Nacionais para a Prevenção e o Controle de Epidemias de Dengue do Ministério da Saúde (2009) definem que o controle vetorial da dengue na atualidade é uma atividade complexa, tendo em vista os diversos fatores externos ao setor saúde, que são importantes determinantes na manutenção e dispersão tanto da doença quanto de seu vetor transmissor. Os mosquitos do gênero Aedes são os vetores da dengue. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença. Segundo a referida publicação, vários métodos de controle do Aedes podem ser utilizados rotineiramente nos municípios no período não epidêmico. Alguns deles são executados no domicilio pelo morador e, complementarmente, pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) ou pelo Agente de Combate as Endemias (ACE). Entre esses controles estão:
I. O controle mecânico, que consiste na adoção de práticas capazes de impedir a procriação do Aedes, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de criadouros, que devem ser executadas sob a supervisão do ACE ou ACS, prioritariamente pelo próprio morador/proprietário. II. O controle químico, que consiste no uso de substâncias químicas – inseticidas – para o controle do vetor nas fases larvária e adulta. III. O controle legal, que consiste na aplicação de normas de conduta regulamentadas por instrumentos legais de apoio às ações de controle da dengue. As medidas de caráter legal podem ser instituídas no âmbito dos municípios, pelos códigos de posturas, visando principalmente a responsabilizar o proprietário pela manutenção e limpeza de terrenos baldios, assegurar a visita domiciliar do ACE aos imóveis fechados, abandonados e onde exista recusa a inspeção, além de regulamentar algumas atividades comerciais consideradas críticas, do ponto de vista sanitário.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764025 Saúde Pública
Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), em relação à Doença de Chagas, entre as formas habituais de transmissão de Trypanosoma cruzi para o homem estão as seguintes:
I. Por via oral. II. Por transplantes de órgãos. III. Por vias aéreas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1764026 Saúde Pública
Segundo as definições do Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (2019), as infecções ou doenças infecciosas transmissíveis, sob condições naturais, de homens a animais, e vice-versa, denominam-se:
Alternativas
Q1764027 Saúde Pública
Observe a imagem abaixo:
Imagem associada para resolução da questão Fonte: Diretrizes Nacionais para a Prevenção e o Controle de Epidemias de Dengue - Normas e Manuais Técnicos - Ministério da Saúde (2009).
Vários tipos de equipamentos são empregados no controle da dengue, destacando-se os utilizados na aplicação de inseticidas para o tratamento residual (perifocal). O uso desses equipamentos deve ser concomitante com as demais ações de controle. Essa recomendação deve ser rigorosamente observada, uma vez que o Aedes aegypti é um vetor domiciliado. Sendo assim, o equipamento que aparece na imagem acima denomina-se:
Alternativas
Q1764028 Saúde Pública
Com base nas definições do Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (2009), analise as assertivas que seguem, assinalando C, se corretas e I, se incorretas.
( ) Endemia é a epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes. ( ) Epidemia é a manifestação, em uma coletividade ou região, de um corpo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência prevista. ( ) Pandemia é presença constante ou prevalência usual da doença ou agente infeccioso, na população animal de dada área geográfica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: D
5: B
6: C
7: E
8: E
9: C
10: A
11: B
12: D
13: B
14: A
15: D
16: E
17: C
18: A
19: D
20: B