Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Instrutor de Libras

Foram encontradas 34 questões

Q1765130 Libras
A Libras é respeitada e valorizada por toda a comunidade surda por:
Alternativas
Q1765131 Libras
No Brasil, através da articulação política da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), ocorreu a oficialização da Libras, conforme consta na Lei Federal nº 10.436/2002. Posteriormente, foi publicado, no Diário Oficial, o Decreto nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436/2002, e o Art. 18 da Lei nº 10.098/2000. O Decreto trata, entre outros temas, do seguinte:
I. Inclusão da Libras como disciplina curricular eletiva. II. Formação do professor de Libras e do instrutor de Libras. III. Uso e difusão da Libras e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação. IV. Formação do tradutor e intérprete de Libras-língua portuguesa. V. Garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1765132 Libras
A melhor definição para a Libras, Língua Brasileira de Sinais, é:
Alternativas
Q1765133 Libras
A produção literária dos surdos, sua língua, suas experiências visuais configuram o que chamamos de literatura surda. Qual alternativa melhor descreve o real significado de “Literatura Surda”?
Alternativas
Q1765134 Libras
Para compreendermos a identidade surdo, é necessário refletirmos sobre o conceito de Hall (1997), que distingue três concepções muito diferentes sobre a identidade. São elas:
Alternativas
Q1765135 Libras
A educação dos surdos é um assunto inquietante. Inúmeras polêmicas têm se formado em torno da educação escolar das pessoas com surdez. De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, que regulariza a lei da Libras, é reconhecida como proposta educacional para o sujeito surdo:
Alternativas
Q1765136 Libras
Sobre a aquisição da língua de sinais, de acordo com Quadros (1997), para os surdos, a Língua de Sinais é a L1 e a Língua Portuguesa é a L2. A língua oral caracteriza-se pela modalidade oral-auditiva, e a Língua de Sinais é uma língua espaço-visual. Portanto, é correto afirmar que:
I. O processo de aquisição da Língua de Sinais é semelhante ao processo de aquisição da língua oral pelos ouvintes, no que se refere às fases desse processo. II. A aquisição da Língua de Sinais ocorre em quatro estágios: pré-linguístico, estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas combinações. III. Tanto o bebê surdo quanto o ouvinte desenvolvem o balbucio oral e manual. IV. Com o tempo, o bebê surdo vai deixando o balbucio oral, e o ouvinte vai mantendo o balbucio manual. V. A Língua de Sinais é a língua natural da criança surda, filho de pais surdos, pelo fato do processo de aquisição da língua ocorrer de forma natural como acontece com as crianças ouvintes na aquisição da língua oral, pela interação com o meio social.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1765137 Libras
De acordo com Strobel (2009), nenhuma outra ocorrência na história da educação de surdos teve um grande impacto nas vidas e na educação dos povos surdos quanto o Congresso de Milão, na Itália, em 1880. Ainda, segundo a autora, a definição que marcou o evento foi a de que:
Alternativas
Q1765138 Libras
Conforme as reflexões de Fernandes (2009), podemos afirmar que a inclusão escolar de crianças e jovens surdos deveria pressupor uma educação transformadora mediada:
Alternativas
Q1765139 Libras
De acordo com Sawaia (2001), após o Congresso de Milão, a comunidade surda se viu representada na essência da estratégia política do movimento multiculturalista nos anos 1990, ou seja, o movimento permitiu:
Alternativas
Q1765140 Libras
Sobre as línguas de sinais, analise as assertivas abaixo:
I. São de modalidade gestual-visual, e o espaço é o canal de comunicação. II. Frases, textos e discursos são produzidos e articulados através dos sinais. III. São consideradas línguas naturais, pois surgiram da interação espontânea entre indivíduos. IV. Apresentam gramática própria, além dos níveis linguísticos, fonológico, morfológico, semântico, sintático e pragmático, o que possibilita aos seus utentes expressarem diferentes tipos de significados, dependendo da necessidade comunicativa e expressiva do indivíduo. V. Descendem e dependem das línguas orais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1765141 Libras
Durante muito tempo, as línguas de sinais eram denominadas linguagem de sinais, mas, a partir de estudos sobre o assunto, foi comprovado seu status linguístico – o termo linguagem caiu em desuso, passando-se a considerá-las línguas naturais. De acordo com Karnopp e Quadros, em relação às línguas naturais, analise as assertivas abaixo:
I. Assim como línguas orais, as línguas de sinais possuem regras gramaticais e léxico, não permitindo a expressão de conceitos abstratos e a produção de uma quantidade infinita de sentenças. II. São pantomimas e não são universais – a língua de sinais americana (asl) difere da língua de sinais britânica (bsl), que, por sua vez, difere da brasileira e assim por diante. III. Não apresentam variações regionais, e suas estruturas gramaticais não dependem das línguas orais. IV. Apresentam uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frase. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os usuários.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1765142 Libras
Iconicidade e arbitrariedade do signo linguístico são inerentes às línguas naturais. Direcionando tais definições às línguas de sinais, assinale a alternativa que define sinais icônicos ou iconicidade.
Alternativas
Q1765143 Libras
A datilologia é uma realização linguística que deve ser trabalhada tanto na sua forma produtiva (expressiva) como receptiva (compreensão). Sabemos que a datilologia tem no repertório linguístico do usuário da Libras a função de:
Alternativas
Q1765144 Libras
Os surdos usam a Libras, que apresenta todas as propriedades específicas das línguas humanas e é utilizada em espaços criados pelos próprios surdos. Seu uso é muito importante na escola, pois possibilita melhor qualidade de ensino para os surdos, ampliando as conquistas da comunidade surda e estimulando reflexões sobre o papel social dos surdos em nosso país. O ensino adequado do sujeito surdo deve seguir um paradigma educacional que:
Alternativas
Q1765145 Libras
A educação bilíngue no contexto do aluno surdo significa:
Alternativas
Q1765146 Libras
Rosa e Cruz (2001), a partir de uma pesquisa, afirmam que as tecnologias de comunicação e informação, em especial o uso da Internet, constituem mais uma ferramenta que potencializa a ação do surdo em sua relação com o mundo. Assim, podemos afirmar que:
I. Os surdos podem, sozinhos, interagir com a informação que é buscada na Internet. II. A internet impede que o surdo se comunique com outros surdos. III. As novas tecnologias surgem com a necessidade de especializações, em que se pode desenvolver um conjunto de atividades sem interesses didático-pedagógico. IV. As interações visuais possibilitam a criação coletiva de um conhecimento compartilhado, estimulando a socialização através de trabalhos coletivos e grupais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1765147 Libras
Em relação à publicação da lei que reconhece a Língua de Sinais a ser utilizada pela comunidade surda, no que se refere ao ensino, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1765148 Libras
A educação com acessibilidade para os surdos, usuários de Libras no Brasil, é uma questão bastante polêmica. Podemos afirmar que o surdo tem garantido o direito de:
Alternativas
Q1765149 Libras
Conforme Quadros (2003), a imparcialidade no ato da interpretação precisa ser considerada. São competências necessárias a um profissional tradutor-intérprete:
I. Competência linguística. II. Competência para transferência. III. Competência metodológica. IV. Competência na área e competência técnica. V. Competência bicultural.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: A
5: C
6: D
7: E
8: A
9: D
10: A
11: D
12: B
13: A
14: E
15: C
16: B
17: C
18: D
19: E
20: E