Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Médico da Família

Foram encontradas 34 questões

Q1761349 Medicina

Analise os seguintes objetivos de atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite:


I. Decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS.

II. Eleger os membros das comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Ministério da Saúde.

III. Definir diretrizes, de âmbito nacional, regional e municipal, a respeito da organização das redes de ações e serviços de saúde.


Quais estão corretos?

Alternativas
Q1761351 Medicina
Quanto ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1761355 Medicina

De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, analise as seguintes responsabilidades dos Municípios e do Distrito Federal e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado.

( ) Manter organizado mensalmente o cadastro de equipes, profissionais, carga horária, serviços disponibilizados e outros no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde vigente, conforme regulamentação específica.

( ) Garantir acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial necessário ao cuidado resolutivo da população.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1761357 Medicina

Analise os seguintes deveres atribuídos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a Portaria nº 2.436/2017:


I. Monitorar a satisfação de seus usuários, oferecendo registro de elogios, críticas ou reclamações, por meio de livros, caixa de sugestões ou canais eletrônicos.

II. Assegurar o acolhimento e escuta ativa e qualificada das pessoas, mesmo que não sejam da área de abrangência da unidade.

III. Em local visível, deve estar afixado o horário de atendimento da UBS e a identificação do gerente da Atenção Básica no território e dos componentes de cada equipe, contendo os endereços eletrônicos dos profissionais de nível superior e seus telefones de contato pessoal.


Quais estão corretos?


Alternativas
Q1761359 Medicina
Qual o processo de trabalho na Atenção Básica que se caracteriza por constituir o papel que as equipes devem assumir em seu território de referência, considerando questões sanitárias, ambientais, epidemiológicas, culturais e socioeconômicas, contribuindo por meio de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde da população com residência fixa, os itinerantes ou mesmo trabalhadores da área adscrita?
Alternativas
Q1761360 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre o acolhimento à demanda espontânea na Atenção Básica:


I. Pode se constituir como mecanismo de ampliação e facilitação do acesso.

II. Pode provocar mudanças no modo de organização das equipes, na relação entre trabalhadores e no modo de cuidar.

III. Pode se constituir como modo de construção de vínculos, podendo facilitar a continuidade do cuidado ou facilitar o acesso para aqueles que procuram a Unidade Básica de Saúde fora das consultas ou atividades agendadas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1761363 Medicina
São sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase, EXCETO:
Alternativas
Q1761364 Medicina

No método clínico centrado na pessoa e na Atenção Primária à Saúde, as habilidades de comunicação são tecnologias leves de cuidado fundamentais para o cumprimento dos objetivos da entrevista clínica em saúde. Sendo assim, analise as assertivas abaixo sobre os objetivos e estratégias dessa entrevista:


I. Construir um bom relacionamento com o paciente.

II. Considerar fatores psicossociais e desenvolver uma compreensão compartilhada sobre a situação.

III. Detectar e responder às situações emocionais e não interromper o paciente.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1761365 Medicina

Sobre testes, exames e métodos diagnósticos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Capacidade do método em acertar o diagnóstico.

2. Capacidade do método em reconhecer os doentes.

3. Capacidade do método em reconhecer os saudáveis.

4. Capacidade do teste em influenciar corretamente nosso pensamento a respeito da presença ou ausência de doença.


Coluna 2

( ) Acurácia.

( ) Sensibilidade.

( ) Especificidade.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1761366 Medicina
Homem, 55 anos, em acompanhamento na ESF devido a quadro de diabetes melito com diagnóstico aos 53 anos. Apresentou ganho progressivo de peso desde os 40 anos, quando interrompeu atividade física por ruptura de tendão de Aquiles em jogo de futebol. Histórico de nefrolitíase. Mantém-se euglicêmico e normotenso nas revisões ambulatoriais. Em acompanhamento no serviço de nutrição regularmente. No último mês, procurou a emergência por quadro compatível com cólica renal. Identificada infecção do trato urinário, sem perda de função renal. O tratamento da infecção finalizou há 2 semanas. Faz uso de Glibenclamida 5 mg, antes do café e do jantar, e metformina 850 mg, após o café e o jantar. Retorna à consulta sem queixas urinárias. Nega quadro de poliúria e polidipsia. Nega emagrecimento. Traz exames da última semana que revelam glicemia jejum = 128 mg/dL; HbA1C = 8%; EQU = Glicose(-); Hemoglogina (-), Proteína (+). Considerando que os resultados estejam corretos, qual a justificativa para o valor elevado da HbA1C nesse caso?
Alternativas
Q1761367 Medicina
Homem, 70 anos, diabético e hipertenso, em acompanhamento com seu médico da família e comunidade. Queixa-se de tontura. Na revisão clínica, foi medida a pressão arterial (PA) com o paciente em repouso, sentado, com as pernas descruzadas e confortável. Para identificação de hipotensão ortostática, como se deve proceder e quais reduções se espera nos níveis pressóricos?
Alternativas
Q1761368 Medicina
Mulher de 45 anos em acompanhamento com seu médico da família devido a infecções urinárias de repetição. Paciente já foi revisada quanto a situações de higiene pós-micção, hidratação, uso de medicações, alterações no aparelho genito-urinário e doenças pré-existentes como diabetes. Não fumante e não etilista. Qual a complicação mais comum que essa paciente pode vir a apresentar?
Alternativas
Q1761369 Medicina
Homem, 68 anos, branco, hipertenso, com má-adesão ao tratamento devido a etilismo e quadro de vulnerabilidade social. É levado à emergência proveniente de albergue por quadro de confusão mental e perda de equilíbrio com evolução de dois dias. Aparentemente não embriagado no momento. Ao exame físico, apresenta-se hipertenso, com ausculta cardíaca compatível com fibrilação atrial, perda de força muscular em membro superior e inferior à esquerda. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q1761370 Medicina
Homem, 68 anos, diabético desde os 64 anos, em uso de Glibenclamida 5 mg e Metformina XR 500 mg, em doses máximas preconizadas. Consultou há dois meses atrás devido a quadro de cansaço, sonolência, constipação, edema periorbicular e fragilidade ungueal. No exame físico, foi constatado bócio discreto. Solicitados exames. Retorna para atendimento clínico. Glicemia capilar no acolhimento de 126 mg/dL, em jejum. Exames: T4 livre = 0,65 ng/dL (0,9-1,7); TSH US = 10,4 mUI/L (0,45-4,5), anticorpos antitireoperoxidase positivos. Qual o diagnóstico provável, considerando os exames, e qual o tratamento preconizado, considerando o diagnóstico provável, respectivamente?
Alternativas
Q1761371 Medicina

Sobre o Código de Ética Médica (CEM) em vigor, analise as assertivas abaixo:


I. O Conselho Federal de Medicina, sempre que necessário, expedirá resoluções que complementem este CEM e facilitem sua aplicação.

II. Contém as normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício de sua profissão, inclusive nas atividades relativas a ensino, pesquisa e administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras que utilizem o conhecimento advindo do estudo da Medicina.

III. A fiscalização do cumprimento das normas estabelecidas neste CEM é atribuição dos Conselhos de Medicina, das comissões de ética e dos médicos em geral.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1761372 Medicina

Sobre as orientações do Ministério da saúde referente à sífilis congênita, analise as assertivas abaixo:


I. É uma doença de fácil prevenção, mediante acesso precoce à testagem no pré-natal e tratamento adequado das gestantes positivas que inclui tratamento do parceiro.

II. O teste rápido da sífilis é um teste não treponêmico para triagem.

III. É um importante marcador da qualidade da assistência no pré-natal.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1761373 Medicina
O objeto de análise deixa de ser os pacientes e passa a ser as pesquisas já realizadas anteriormente sobre determinado objeto de pesquisa. Os trabalhos originais publicados na literatura são revisados e selecionados de maneira sistemática, e os resultados deles podem ser sumarizados sob um único parâmetro de magnitude de efeito. Idealmente, deve reunir toda a evidência existente referente a um assunto, e a busca de artigos deve ocorrer em mais de um banco de dados. Esse conceito se refere a qual delineamento de pesquisa?
Alternativas
Q1761374 Medicina
No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi planejada para reorientar a atenção à saúde da população, fomentando a qualidade de vida, por exemplo, mediante a promoção do envelhecimento saudável. Como o envelhecimento não é um processo homogêneo, necessidades e demandas dos idosos variam, sendo preciso fortalecer o trabalho em rede para contemplar a atenção aos idosos saudáveis e atender àqueles com diferentes graus de incapacidade ou enfermidade, inclusive nos domicílios. Assim, o adequado cuidado ao idoso demanda um sistema de saúde organizado. Qual dos atributos da APS está envolvido mais sensivelmente nesse cuidado?
Alternativas
Q1761375 Medicina

Na abordagem familiar, em relação aos pré-requisitos de competência do Médico da Família e Comunidade, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade/Comissão Nacional de Residencia Médica/MEC, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.


( ) Conhecer conceitos de abordagem familiar e as várias tipologias familiares.

( ) Conhecer a visita domiciliar de modo adequado.

( ) Conhecer os ciclos vitais familiares.

( ) Conhecer aspectos da violência familiar.

( ) Conhecer os níveis de intervenção familiar.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1761376 Medicina

Sobre a atuação dos profissionais de saúde frente a uma pessoa com possibilidade de suicídio, analise as assertivas abaixo:


I. Descobrir se a pessoa tem um plano definido para cometer suicídio com perguntas do tipo: você fez algum plano para acabar com sua vida?

II. Descobrir se a pessoa tem os meios para se matar com perguntas do tipo: você tem pílulas, uma arma, inseticida ou outros meios?

III. Ficar chocado ou muito emocionado para fazer a pessoa mudar de ideia.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: B
6: E
7: B
8: E
9: A
10: C
11: A
12: B
13: A
14: D
15: E
16: C
17: C
18: D
19: D
20: B