Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Médico Legista

Foram encontradas 13 questões

Q1759111 Medicina Legal
A respeito de rubefação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1759112 Medicina Legal
Sobre lesões e morte por armas brancas, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1759113 Medicina Legal
Em relação a lesões produzidas por instrumentos perfurocontundentes, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1759114 Medicina Legal

A respeito de lesões e morte por ação elétrica, analise as assertivas abaixo:


I. A ação da eletricidade natural sobre o organismo pode ser chamada de fulguração ou fulminação.

II. Uma lesão bastante característica da ação da eletricidade natural sobre o organismo é a figura de Lichtenberg.

III. A ação da eletricidade natural também pode produzir lesões no corpo da vítima, conhecidas como marcas elétricas de Jellineck.

IV. Arcos voltaicos são centelhas ou faíscas observáveis no céu durante uma tempestade.

V. A morte por eletroplessão pode ser compatível com a causa jurídica de homicídio.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1759115 Medicina Legal
Assinale a alternativa INCORRETA sobre asfixiologia forense.
Alternativas
Q1759116 Medicina Legal
Um médico legista recebeu da autoridade policial uma guia de solicitação de exame cadavérico referente a uma vítima do sexo masculino, adulto jovem, com diversos ferimentos perfurocontusos em crânio, face e parede anterior do tórax. A autopsia é iniciada às 8 horas do dia 10/01/2019. O médico observou que o corpo apresentava rigidez generalizada, manchas de hipóstases fixas no dorso, opacificação das córneas e ausência de alterações macroscópicas em parede anterior do abdome. Levando-se em conta o aparecimento dos fenômenos abióticos, qual o intervalo que mais provavelmente compreende a hora da morte?
Alternativas
Q1759117 Medicina Legal
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de perícia médico-legal nos crimes de natureza sexual.
Alternativas
Q1759118 Medicina Legal
Vítima do sexo feminino, 15 anos, informa que foi estuprada às 02 horas do dia 04/04/2019. No mesmo dia, às 06 horas, compareceu para exame pericial médico-legal portando guia de solicitação de exame expedida por autoridade policial. No relato, diz que, em 03/04/2019, manteve relação sexual com o namorado às 21 horas. Não usou preservativo, pois usa anticoncepcional oral. O agressor ameaçou-a com uma faca e teve com ela conjunção carnal. O fato ocorreu em um local ermo, com a vítima deitada no chão. Informa que sua última menstruação foi há 4 dias. Ao exame físico, o médico legista observa a periciada com desenvolvimento físico e mental normal. Há presença de uma equimose rubra em região carotidiana direita. O hímen apresenta ruptura cicatrizada em união dos quadrantes superiores. O exame laboratorial da secreção vaginal constatou presença de PSA, espermatozoides e DNA da vítima e de uma outra pessoa. Os exames laboratoriais não mostraram presença de drogas lícitas ou ilícitas no organismo da vítima. O namorado negou-se a fornecer material genético para confronto. Assinale a alternativa correta em relação à situação hipotética exposta.
Alternativas
Q1759119 Medicina Legal
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. Levando em conta os conceitos médicos-legais, constituem elementos do crime de aborto.
( ) Culpa. ( ) Gravidez pregressa. ( ) Uso de meios eficazes para a provocação do aborto. ( ) Morte intrautero do concepto. ( ) Morte de fetos abaixo de 500 gramas de peso somente.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759120 Medicina Legal
Nos casos de infanticídio, a perícia médico-legal deve comprovar que o sujeito passivo do crime estava vivo do ponto de vista médico-legal. Assinale a alternativa correta sobre esse tema.
Alternativas
Q1759121 Medicina Legal
Sobre toxicologia forense, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1759122 Medicina Legal
Homem, 35 anos, é conduzido ao IML portando guia de solicitação de exame clínico para constatação de embriaguez. Há relato de que se envolveu em acidente de trânsito e de que, segundo os agentes de trânsito, se encontrava visivelmente embriagado no momento do acidente. O acidente ocorreu às 17 horas, e o exame pericial foi iniciado pelo médico legista às 23 horas do mesmo dia. A respeito da situação hipotética exposta, analise as assertivas abaixo:
I. O suspeito não pode negar-se a realizar o exame clínico para constatação de embriaguez, apesar de poder ter se negado a realizar o teste do etilômetro (“bafômetro”). II. Nesse contexto, o exame clínico para constatação da embriaguez é prova com valor jurídico superior ao relato dos agentes de trânsito. III. Comete crime de trânsito a pessoa que dirige veículo automotor com concentração de álcool igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de urina. IV. O médico legista observa: “periciado com hálito etílico e conjuntivas congestas. Lúcido, orientado, contactuante, calmo, cooperativo com o examinador. Sem outras alterações ao exame psíquico e neurológico”. Nesse caso, deve informar que o periciado se encontra embriagado, corroborando o relato dos agentes de trânsito.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1759123 Medicina Legal
A respeito de inclusão/exclusão de paternidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: E
6: D
7: B
8: A
9: C
10: A
11: B
12: E
13: B