Questões de Concurso Público Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR 2019 para Técnico em Agricultura

Foram encontradas 32 questões

Q1759140 Agropecuária
A utilização de herbicidas deve ser sempre planejada, implementada e avaliada em função dos seguintes fatores: planta, ambiente e herbicida. Referente aos fatores que podem constituir causas da redução da eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas, analise as assertivas abaixo assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Volume de calda, diâmetro de gota, pilosidade da cutícula e ângulo foliar são fatores que interferem na quantidade de produto que, após aplicado, torna-se disponível para absorção pela planta. ( ) A membrana cuticular é a principal barreira para a absorção dos herbicidas pelas folhas. ( ) A espessura da cutícula da folha é influenciada pelo vento, pelo déficit hídrico e pela umidade relativa do ar. ( ) O conhecimento da polaridade da cutícula foliar e do coeficiente octanol/água do herbicida tem influência sobre a eficiência de controle de plantas daninhas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759141 Agropecuária
A soja é a cultura de maior área cultivada no Brasil, atingindo a impressionante marca de 34 milhões de hectares, com produtividade média de 3.362 kg/ha. Assim como qualquer cultura, extrai do solo nutrientes, parte dos quais são exportados das lavouras todos os anos via grãos e, portanto, precisam ser repostos a fim de manter a fertilidade e as condições produtivas para as safras futuras. Referente à exigência nutricional da soja ao longo de seu ciclo, analise as assertivas abaixo.
I. O cálcio e o magnésio são os dois macronutrientes primários mais extraídos, mas menos exportados pela cultura da soja. II. Nitrogênio, fósforo e potássio são os nutrientes mais requeridos pela soja. III. O uso de microrganismos simbióticos em soja como o Azospirillum garante suprimento de nitrogênio à cultura durante seu ciclo. IV. Grãos pequenos, enrugados e deformados, retenção foliar e vagens chochas podem ser indicativo de falta de nitrogênio e fósforo no solo.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1759142 Agropecuária
O milho é a base alimentar de diferentes populações no mundo todo. No Brasil, seu cultivo se dá, de maneira geral, predominantemente em condições de safrinha, pós colheita de soja. A grande maioria dos produtores brasileiros produzem milho para duas finalidades básicas: a produção de grãos ou silagem de planta inteira. O milho __________ apresenta _________ extração de fósforo e ________ de nitrogênio comparativamente ao milho __________, em base de matéria seca.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1759143 Agropecuária
Os pulverizadores autopropelidos e os conjuntos trator-pulverizador, entre todas as máquinas e implementos agrícolas, são os que mais estão em uso nas lavouras do país ao longo do ano, nos quais a correta calibração reduz riscos de contaminação ambiental, resistência de pragas e doenças, bem como despesas financeiras desnecessárias com aquisição de produtos químicos. Referente à calibração desse tipo de equipamento, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Velocidade de operação em campo, largura útil de trabalho e vazão das pontas são elementos minimamente suficientes para calibração de qualquer pulverizador terrestre. ( ) A vazão de água entregue por uma ponta de aplicação é diretamente proporcional à pressão hidráulica aplicada. ( ) A fim de aumentar o volume de calda por área e manter a mesma qualidade de aplicação, uma das formas corretas de se proceder é aumentando a pressão hidráulica. ( ) Na ausência de manômetro do equipamento, não é possível realizar sua calibração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759144 Agropecuária
Independentemente do método de controle utilizado, o primeiro passo para se realizar um adequado programa de controle de doenças em plantas é a sua correta identificação. Em soja, muitas são as doenças que podem acometer a cultura e levar à redução do potencial produtivo. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o agente causal com as principais doenças em soja.
Coluna 1 1. Fungos. 2. Bactérias. 3. Vírus.
Coluna 2 ( ) Fogo selvagem. ( ) Seca da haste e da vagem. ( ) Podridão de carvão da raiz. ( ) Queima do broto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1759145 Agropecuária
Assim como em lavouras de grãos, os pomares necessitam de atenção quanto à fertilidade, especialmente por se tratar de cultivos que permanecerão por anos no mesmo local. Após a implantação dos pomares de citros, por exemplo, as raízes com maior capacidade de absorver nutrientes variam com a idade das plantas. Em plantas com idade de __________ anos, a adubação deve ser direcionada _____________, enquanto em plantas com idade de ___________ sugere-se adubar ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1759146 Agropecuária
Os solos agrícolas, de uma maneira geral, apresentam problemas de baixa fertilidade natural e acidez, o que limita seu uso para as principais culturas agrícolas. Quando corrigida a acidez e elevados os teores de nutrientes, há respostas significativas e positivas, habilitando seu uso para fins agropecuários. Referente à acidez dos solos e seu manejo, analise as assertivas abaixo:
I. A origem da acidez natural dos solos agrícolas nas principais regiões produtoras de grãos está relacionada à precipitação pluviométrica em que a taxa de remoção de ânions básicos é maior do que sua taxa de intemperização. II. Acidez potencial refere-se à resistência de um solo ácido em modificar seu pH quando adicionados compostos básicos. III. O pH do solo é um indicador da quantidade de compostos que liberam hidrogênio para o solo. IV. O uso da calcita, do calcário dolomítico e do gesso agrícola de alta concentração são algumas das matérias-primas usadas para corrigir a acidez do solo.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1759147 Agropecuária
Inúmeros têm sido os relatos de resistência de plantas daninhas à ação de herbicidas. Referente aos fatores que afetam a absorção dos herbicidas pelas plantas, analise as assertivas a seguir:
I. Herbicidas inibidores do Fotossistema I sofrem menor interferência da luz, podendo ser aplicados à noite, quando atuam melhor em função das condições de temperatura e umidade relativa do ar estarem mais baixas. II. Independentemente da quantidade de orvalho presente sobre as folhas, a aplicação de herbicidas não é recomendada. III. Velocidade do vento entre zero a 10 km/h, temperatura entre 18 a 25°C e umidade relativa do ar de até 30% são as condições atmosféricas preconizadas para aplicações de herbicidas com os melhores resultados em termos de eficiência de controle de plantas daninhas. IV. O uso de surfactantes à base de óleo mineral metilado melhora a eficiência de absorção e translocação de produto da cutícula para dentro da célula, aumentando a eficiência de controle de plantas daninhas.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1759148 Agropecuária
Em uma visita técnica de campo, você precisa calibrar um pulverizador de barras tratorizado, acoplado ao sistema hidráulico de três pontos, com capacidade de 600 L, com 36 pontas 11002 novas, espaçadas em 0,5 m cada. Em um teste na lavoura, você levou 20 segundos para percorrer 50 m. Com base nesses dados, quanto tempo (minutos) será necessário para esvaziar o tanque e qual o volume de calda aplicado (L/ha)?
Alternativas
Q1759149 Agropecuária
O sucesso da produção de um pomar depende da escolha de mudas de qualidade. Em geral, uma muda leva de seis a oito anos para expressar seu potencial e de sua qualidade genética e sanitária dependerá a vida útil de um pomar. Referente à produção de mudas, analise as assertivas abaixo:
I. A maior parte das mudas frutíferas comercializadas em viveiros comerciais são obtidas por meio do método sexuado. II. Na propagação vegetativa, são usadas sementes, rebentos e culturas de tecidos para geração de mudas de qualidade. III. A propagação sexuada é restrita ao uso por melhoristas e àquelas plantas de difícil propagação, como o mamoeiro e o maracujazeiro. IV. Uma das desvantagens da propagação assexuada é o fato de que não se pode prever as características da fruta/planta.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1759150 Agropecuária
Hortaliças constituem um grande grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto valor nutritivo, delicado sabor, pequeno porte e rápido crescimento, sendo mais conhecidas como grupo de plantas de cadeia curta de produção. Relativamente às famílias e suas principais representantes, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Solanácea. 2. Asterácea. 3. Convolvulácea. 4. Apiácea.
Coluna 2
( ) Alcachofra e almeirão. ( ) Cenoura e salsa. ( ) Jurubeba e pimenta. ( ) Batata doce. ( ) Mandioquinha salsa e erva-doce.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759151 Agropecuária
A semeadura é a etapa mais importante dentro de um sistema produtivo. Uma semeadura bem conduzida tem por objetivo abrir um sulco no solo, depositar as sementes em profundidade compatível com a cultura, fertilizar e fechar o sulco, aguardando a emergência delas. Assim, um produtor precisa estabelecer uma população final de 60.000 plantas de milho por hectare e 400 kg de fertilizante. Para tal, dispõe de uma semeadora de precisão, com 10 linhas, espaçadas em 50 cm cada. Os mecanismos dosadores são acionados pelos rodados que têm um diâmetro de 80 cm. Sabendo que o fabricante entregou as sementes de milho com as garantias mínimas de 80% de pureza e 95% de germinação, qual a quantidade de sementes (nº) e fertilizante (gramas) que o produtor precisa contar por linha ao girar 5 voltas do rodado a fim de atender a sua demanda?
Alternativas
Q1759152 Agropecuária
A soja é uma das principais commodities da agropecuária brasileira. Devido a sua importância econômica e comercial, o manejo das lavouras é fator chave para obtenção de índices produtivos cada vez maiores. Um desses manejo engloba a identificação e controle de pragas que podem acometer a cultura. Referente às pragas da soja e seu controle, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Lagartas e percevejos desfolhadores são as principais pragas que exigem monitoramento constante nas lavouras de soja do país em época de cultivo da cultura. ( ) A técnica do uso de pano de batida é uma das ferramentas técnicas indicadas para mensuração das populações de insetos que acometem a parte aérea da cultura da soja. ( ) A amostragem de insetos na cultura da soja pode ser realizada em qualquer momento do dia, sendo preferencialmente realizada nas horas mais quentes do dia (9h às 16h), pois é nessa janela de temperatura que os insetos apresentam maior atividade. ( ) Além da amostragem com a técnica do pano de batida, recomenda-se fazer a avaliação visual da porcentagem de desfolha em cada ponto de amostragem, uma vez que esse parâmetro é importante para seguir os níveis de controle recomendados para a cultura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759153 Agropecuária
Referente ao cultivo e propagação de hortaliças, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a espécie ao seu principal órgão de propagação.
Coluna 1 1. Mandioquinha-salsa. 2. Espinafre. 3. Batata-doce. 4. Morango. 5. Alcachofra.
Coluna 2 ( ) Sementes e rebentos. ( ) Estolho. ( ) Tubérculo. ( ) Sementes e ramas. ( ) Rebentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1759154 Agropecuária
Planta daninha é entendida como qualquer vegetal que cresce onde não é desejado. No Brasil, estima-se que as perdas ocasionadas às culturas agrícolas pela interferência das plantas daninhas sejam da ordem de 20 a 30%, sendo seu controle de grande importância tanto para redução de perdas como disseminação da invasora. ________________________ consiste no uso de práticas comuns ao bom manejo da água e do solo, como a rotação de culturas, a distribuição espacial adequada das plantas de interesse comercial, etc. _______________________ é o método mais antigo de controle mecânico de plantas daninhas. O uso de herbicidas de contato é ______________________ para controle de plantas daninhas perenes.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1759155 Agropecuária
As doenças são um dos principais fatores que limitam a exploração máxima do potencial de produtividade da cultura da soja. Estimativas oficiais apontam que mais de 40 doenças causadas por fungos, bactérias, nematoides e vírus já foram identificados entre 2001 e 2008, e a ferrugem causou perdas de 15 milhões de toneladas de soja. Em relação às doenças que acometem a cultura da soja, analise as assertivas abaixo:
I. Condições como disponibilidade de água livre na superfície da folha, mínimo de seis horas e temperatura entre 18ºC e 26,5ºC são favoráveis para a infecção da ferrugem da soja. II. O manejo da cultura e controle da Bemisia tabaci na lavoura de soja é o principal mecanismo para prevenir problemas de necrose da haste. III. Solos com teores elevados de areia e áreas onde a soja é implantada após pastagem degradada são situações mais propensas ao surgimento de problemas com Pratylenchus brachyurus. IV. O controle mais eficiente da mancha parda é por meio da rotação de culturas, tendo em vista que o fungo sobrevive em restos culturais.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1759156 Agropecuária
Embora o Brasil seja aclamado como potência mundial na produção agrícola, o país ainda é fortemente dependente das importações de trigo. A produtividade final da lavoura de trigo é influenciada pelo manejo aplicado durante o ciclo da cultura, especialmente nos estádios fenológicos iniciais. Referente ao manejo da adubação em trigo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A disponibilidade de nitrogênio no início do afilhamento/perfilhamento define o número de espiguetas por espiga. ( ) A quantidade final de espigas por área é determinada pelo número de afilhos/perfilhos que formarão espigas, e é influência pela disponibilidade de nitrogênio. ( ) Aplicações de nitrogênio em cobertura após o espigamento pode melhorar a qualidade tecnológica da farinha, por melhorar o teor de proteína dos grãos. ( ) A marcha de absorção de nitrogênio em trigo é crescente até aproximadamente 100 dias após a emergência, havendo resposta significativa da cultura quando da aplicação de nitrogênio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759157 Agropecuária
Dentre as principais práticas culturais que visam a melhoria da qualidade das frutas, destacam-se a poda. A execução requer conhecimentos relativos à própria planta e ao seu cultivar. Referente à poda de frutíferas, analise as assertivas abaixo:
I. Um dos objetivos é limitar o porte da planta e facilitar o manejo durante a permanência da cultura no campo. II. Permite equilibrar crescimento vegetativo com produção de frutos. Entretanto, traz a desvantagem de alternar em demasia a produção quando realizada após a frutificação. III. Dependendo da época de realização e da intensidade, pode-se estimular ou reduzir o crescimento vegetativo. IV. Independentemente da planta, a poda de limpeza pode ser realizada em qualquer época do ano.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1759158 Agropecuária
Com mais de 90% de água em sua constituição física, as hortaliças estão entre as culturas que mais demandam água para sua produção. Parte disso se deve a alguns fatores como ciclo curto, sistema radicular superficial, dentre outros. Referente à demanda e suprimento de água pelas hortaliças, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) De modo geral, as hortaliças folhosas (Ex. alface, almeirão, cebolinha, rúcula), o alho, a cebola, a cenoura e o morango estão entre as hortaliças que exigem maior disponibilidade de água no solo para se desenvolverem. ( ) O suprimento de água em hortaliças deve levar em conta fatores como o tipo de solo e seu manejo, o Kc da cultura e as condições atmosféricas locais de evaporação. ( ) Áreas com sistema de plantio direto de hortaliças apresentam menor frequência e lâmina de irrigação diária frente àquelas com sistemas de preparo de solo com maior grau de revolvimento. ( ) Em solos com matriz mais argilosa, a frequência de irrigação em hortaliças é maior do que em solos arenosos, porém a lâmina aplicada em cada turno de irrigação deve ser menor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1759159 Agropecuária
Plantas, assim como animais, podem ser acometidas por injurias físicas, bioquímicas e mecânicas que levam à redução de seu potencial produtivo. A sintomatologia é a parte da fitopatologia que estuda os sintomas e sinais que caracterizam uma determinada doença na planta. Referente à sintomatologia de doenças em plantas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando às doenças ao respectivo sintoma.
Coluna 1 1. Requeima ou crestamento. 2. Podridão. 3. Necrose. 4. Anasarca. 5. Gomose.
Coluna 2 ( ) Extravasamento de conteúdo celular, que resulta em áreas de aspecto encharcado. ( ) Exsudação de goma a partir de lesões, principalmente em caules ou frutos. ( ) Necrose repentina de órgãos aéreos (folhas, flores e brotações). ( ) Morte e desintegração de tecidos, decorrente da atividade enzimática de fitopatógenos. ( ) Escurecimento de tecido resultante da morte/desintegração de células.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: D
6: D
7: A
8: E
9: A
10: D
11: C
12: B
13: A
14: E
15: C
16: E
17: C
18: C
19: C
20: D