Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Biólogo

Foram encontradas 10 questões

Q1640228 Biologia
Em relação ao inventário botânico, assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, para as partes das plantas que devem ser coletadas para montagem de uma exsicata de fanerógamas.
( ) Folhas e caule. ( ) Folhas e flores. ( ) Frutos e folhas. ( ) Flores e caule.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640229 Biologia
Em 2016, o ICMBIO divulgou o livro vermelho da fauna brasileira em risco de extinção. Todos os animais indicados nas alternativas a seguir podem ser encontrados em ambientes naturais na região Sul do Brasil e estão em risco de extinção, EXCETO:
Alternativas
Q1640230 Biologia
Com base nos conhecimentos relativos às características das espécies botânicas encontradas na região da Serra Gaúcha, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Vriesea platynema. 2. Araucaria angustifolia. 3. Hydrangea macrophylla. 4. Rhododendron simsii.
Coluna 2
( ) Planta de arbusto lenhoso, muito florífero, formado por hibridações e seleção entre várias espécies. Apresenta altura de 1,0 a 2,0m, folhas decíduas ou semidecíduas. As flores são variadas e coloridas: brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas e surgem no outono-inverno, durando até a primavera. ( ) Espécie de conífera, dioica, perenifólia, heliófita que pode atingir alturas de 50m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5m. Sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça ou umbela. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século XIX foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), coloca a espécie em Perigo Crítico de Extinção. ( ) Espécie de bromélia, ameaçada de extinção, classificada como "vulnerável", é típica da floresta de araucária e abundante na área do Pró-Mata. É considerada epífita, ou seja, vive em associação com outras plantas ou árvores, dividindo com elas nutrientes sem prejudicá-las. ( ) Espécie fanerógama arbustiva, nativa do Japão e China, atualmente cultivada como planta ornamental em várias regiões temperadas e subtropicais, incluindo algumas cidades do Rio Grande do Sul.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


Alternativas
Q1640231 Biologia
Em relação aos conceitos de poluição ambiental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Todo ato poluidor gera um impacto ambiental negativo, mas nem todo impacto ambiental é considerado um ato poluidor. ( ) Contaminação é sinônimo de poluição. ( ) A origem da poluição hídrica pode ser resultante de fontes pontuais, fontes difusas ou fontes mistas. ( ) Um dos efeitos da poluição atmosférica é o fenômeno do smog fotoquímico, combinação dos termos smoke (fumaça) e fog (névoa), decorrente de modificações químicas do dióxido de enxofre.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640232 Biologia
Em relação à avaliação de impactos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1640233 Biologia
Em relação ao conceito e aos princípios da sustentabilidade, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1640234 Biologia
“A sociedade contemporânea é marcada de forma profunda pelo processo de urbanização intensivo, onde a cidade é a forma material e concreta deste processo. O espaço é construído historicamente e a cidade representa o resultado processual e cumulativo de intervenções e relações estabelecidas em cada momento histórico. Este intenso processo de urbanização acarreta vários problemas, destacando-se, entre eles, as áreas degradadas e a ocupação desordenada e irregular pela população mais carente” (KAUCHAKJE et al, 2005). Com base nos princípios da Gestão Ambiental em áreas urbanas e no gerenciamento de riscos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1640235 Biologia
Com base nos conhecimentos relativos às espécies de importância médica e sanitária, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Trichomonas vaginalis. 2. Treponema pallidum. 3. Leptospira interrogans. 4. Trypanosoma cruzi.
Coluna 2
( ) Protozoário flagelado cujo ciclo de vida inclui a passagem obrigatória por hospedeiros de várias classes de mamíferos, incluindo o homem. Nos vertebrados, circula no sangue e multiplica-se nos tecidos. ( ) Protozoário polimorfos, elipsoides, ovais ou esféricos, com forma trofozoítica, sem forma cística. ( ) Bactéria capaz de atravessar a pele íntegra e causar infecção, normalmente, por microlesões na pele ou mucosa. Durante o ato sexual, sempre ocorrem as microlesões, propiciando a transmissão do microrganismo. A doença usualmente inicia-se na genitália masculina ou feminina. ( ) Bactérias espiroquetas aeróbias estritas e causam ao ser humano uma zoonose típica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q1640236 Biologia
Com base nos conceitos dos diferentes tipos de unidades de conservação e de área de preservação permanente, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As áreas de preservação permanente são criadas para garantir a sobrevivência de animais e plantas (biodiversidade), os recursos genéticos e também para proteger os processos ecológicos essenciais e locais de grande beleza cênica, como montanhas, serras, cachoeiras, cânions, rios e lagos. ( ) No Brasil, a Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), prevê dois tipos de áreas protegidas: as públicas e as privadas ou particulares. ( ) As unidades de conservação de uso sustentável são voltadas para a manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais. ( ) Estações Ecológicas, Reservas Biológicas, Parques, Monumentos Naturais e Refúgios de Vida Silvestres são exemplos de unidades de conservação de proteção integral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640237 Biologia
Com base nas definições descritas na Instrução Normativa ICMBIO nº 11/2014, que estabelece os procedimentos para elaboração, análise, aprovação e acompanhamento da execução de Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Perturbada (PRAD), para fins de cumprimento da legislação ambiental, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: C
6: A
7: E
8: B
9: A
10: C