Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Cirurgião Dentista

Foram encontradas 9 questões

Q1640273 Odontologia
Para que seja feita a avaliação diagnóstica correta do estado pulpar e periapical, é necessário lançar mão de recursos semiotécnicos, como testes de sensibilidade pulpar, de percussão, de mobilidade e exame radiográfico. Analise as assertivas abaixo sobre o resultado dos testes e as alterações pulpares e/ou periapicais correspondentes:

I. Na pulpalgia hiper-reativa, a utilização de gás refrigerante para o teste de frio provocará no usuário uma dor (resposta positiva) que será localizada e rápida, e que passará após a remoção do estímulo.
II. O teste de sensibilidade pulpar ao frio será fundamental para a diferenciação entre pericementite apical traumática e infecciosa: na traumática, o dente responderá negativamente enquanto, na infecciosa, o resultado será positivo.
III. No abscesso periapical agudo em fase inicial, a sensibilidade pulpar ao frio será negativa, o teste de percussão apresentará resultado positivo e, geralmente, haverá também dor na palpação em fundo de sulco vestibular do dente afetado.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1640274 Odontologia
A cárie continua sendo um dos problemas mais prevalentes em saúde bucal, muito embora seus mecanismos de desenvolvimento e de prevenção sejam conhecidos. Ela é a principal causa da perda de dentes no Brasil. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA sobre a cárie.
Alternativas
Q1640275 Odontologia
O ____________________ se apresenta como um aumento de volume indolor, de crescimento lento, mais comum em adultos jovens e crianças. A órbita e a língua são as regiões mais comuns na região da cabeça e pescoço, e a idade média para as lesões linguais é de apenas cinco a oito anos. Durante as duas primeiras décadas de vida, ele mostra uma predileção pelo gênero feminino de aproximadamente 2:1. Entretanto, os casos que se desenvolvem após os 30 anos de idade são mais comuns em homens.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q1640276 Odontologia
Mulher, 22 anos, branca, procurou tratamento com sintomatologia dolorosa no tecido gengival, necrose da gengiva interdental, sangramento e presença de eritema linear. O diagnóstico e tratamento envolvem:
Alternativas
Q1640277 Odontologia
As complicações pós-operatórias da exodontia são as mesmas que ocorrem em cirurgias dentoalveolares, como hemorragias, hematomas, equimoses, parestesias, edema, trismo e infecções. Analise as assertivas a seguir sobre alveolite e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ocorre especialmente na exodontia de molares inferiores. Caracteriza-se por uma dor generalizada que se potencializa entre o terceiro e o quinto dia pós-operatório, irradiando-se na região.
( ) Também é conhecida como osteíte alveolar, alvéolo seco, osteíte alveolar localizada e osteíte fibrinolítica.
( ) Apresenta ferida óssea alveolar exposta com marcado odor fétido, desprotegida pela total ou parcial desintegração do coágulo.
( ) Pacientes fumantes, geriátricos e especialmente mulheres que usam contraceptivos são mais propensos a apresentá-la.
( ) Seu tratamento tem como objetivo maior eliminar a dor. Os cuidados com a ferida cirúrgica incluem anestesia local, irrigação e limpeza, colocação intra-alveolar de curativos ou tamponamentos medicamentosos. Sistemicamente, recomenda-se medicação antimicrobiana e anti-inflamatória.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640278 Odontologia
Considere as propriedades dos materiais restauradores utilizados na odontologia e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1640279 Odontologia
São contraindicações absolutas ao uso de vasoconstritores adrenérgicos associados a anestésicos locais, EXCETO:
Alternativas
Q1640281 Odontologia
A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos. Analise as seguintes assertivas sobre os principais desinfetantes químicos utilizados em artigos odontológicos:

I. O Glutaraldeído 2% não é corrosivo, possui atividade germicida e possui imersão durante 30 minutos como modo de aplicação.
II. O álcool 70% é tuberculicida, bactericida, fungicida e viruscida, não é esporicida. A fricção em três etapas intercaladas é seu modo de aplicação.
III. O ácido peracético 0,2% forma resíduos tóxicos, é inativado na presença de matéria orgânica e possui rápida ação em baixa temperatura.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1640282 Odontologia
O profissional de saúde bucal integra uma equipe de Atenção Básica vinculada à população de um território, com a qual estabelece relação de confiança, tem responsabilidade sanitária e compreende as suas especificidades e reais necessidades. Cada equipe está vinculada a um contingente populacional e a uma região geográfica específica, devendo seguir seis atributos, quatro essenciais e dois derivados. Sobre os atributos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: A
5: C
6: B
7: E
8: B
9: D