Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Médico Psiquiatra
Foram encontradas 10 questões
Sobre a afetividade e suas alterações, analise as assertivas abaixo:
I. Na rigidez afetiva, o indivíduo tem dificuldade de sintonização, mas não de irradiação afetiva.
II. O sintoma distimia designa a alteração básica do humor, tanto da inibição quanto da exaltação.
III. Disforia está relacionada a um componente afetivo de mau humor, irritação, desgosto ou agressividade.
IV. Anedonia é a incapacidade de sentir afetos.
V. Humor é definido como o estado emocional basal do indivíduo em um dado momento.
Quais estão corretas?
Sobre os sinais e sintomas que podem ser observados das síndromes maníacas, analise as assertivas abaixo:
I. Aumento da autoestima e arrogância.
II. Elação.
III. Distraibilidade.
IV. Agitação psicomotora e agressividade.
V. Alucinações e delírios.
Quais estão corretas?
As disfunções sexuais, em especial a diminuição da libido, são efeitos colaterais comuns ao uso de um grande número de psicofármacos. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. O bloqueio a receptores colinérgicos parece estar relacionado à disfunção sexual, o que justificaria uma maior redução de libido com paroxetina em comparação a outros ISRSs.
II. Entre os antipsicóticos atípicos, a clozapina é a que mais causa diminuição da libido, seguida pela olanzapina.
III. É importante investigar o momento de início da disfunção sexual (antes ou após o início da medicação) a fim de identificar se o efeito é secundário ao fármaco ou um sintoma do quadro clínico.
IV. Uma opção terapêutica para mulheres com disfunção sexual induzida por antidepressivos é o uso de sildenafila (na dose de 50 a 100 mg) uma hora antes da relação sexual.
V. Na diminuição da libido relacionada aos ISRSs, é aconselhada a associação de bupropiona, uma vez que a redução de dose dos ISRSs em geral não funciona.
Quais estão corretas?
Júlio, 43 anos, casado, tem um filho de 10 anos, chega para sua primeira consulta no ambulatório de psiquiatria do hospital de sua cidade. Conta que está se tratando na unidade de saúde próxima a sua residência há cerca de 6 meses para problemas emocionais. Refere ter insônia, desânimo e vontade de ficar o dia todo deitado na cama. Diz que está sem paciência para conviver com as pessoas, se irrita facilmente, e por isso, prefere se isolar. Trabalha no setor administrativo de uma pequena empresa e percebe estar mais lento e desatendo do que anteriormente. Na entrevista, por diversos momentos, chora afirmando que está decepcionando sua família e que não é mais o Júlio de antes. Chega a pensar que o melhor seria morrer para acabar com o sofrimento de todos, mas nunca fez tentativas de suicídio ou planos. Está em uso de fluoxetina 80 mg, há 2 meses com essa dose, apresentando pouca resposta. Nega ter se sentido dessa forma anteriormente na vida. Nega sintomas psicóticos. Nega aumento de energia ou humor elevado. Refere endividamento bancário para a compra do carro da família em decisão conjunta com a esposa. Está com o orçamento familiar apertado para a compra de medicações. Após a entrevista clínica, o psiquiatra chegou à conclusão de que a principal hipótese diagnóstica do caso era de __________. Em relação ao tratamento farmacológico, indicou ________.
Assinale a alterativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima conforme a avaliação mais adequada do caso clínico, levando em conta as principais diretrizes contemporâneas e a realidade dos serviços de saúde pública do país.