Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1640343 Veterinária
Municípios como Gramado fomentam diversas modalidades turísticas com o objetivo de divulgar e atrair turistas durante todo o ano. Assim, temos as atrações de inverno típicas de cidades serranas e as de verão como o Natal Luz. O ecoturismo ou turismo rural, bem como as caminhadas por trilhas são outras modalidades turística oferecidas. A presença de humanos no ambiente silvestre deve ser considerada como uma possibilidade de ocorrência de diversas doenças. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, são os responsáveis pelo ciclo silvestre da febre amarela. ( ) O flebotomíneo Lutzomya é o invertebrado transmissor da febre amarela no seu ciclo urbano. ( ) Regiões de mata e acúmulo de matéria orgânica em decomposição são importantes fatores para o desenvolvimento do Aedes aegypti. ( ) Os bugios são os primatas não humanos considerados indicadores da atividade do vírus da febre amarela no ciclo silvestre.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640344 Veterinária
Arbovírus (de “arthropod borne virus”) são vírus que podem ser transmitidos ao homem por vetores artrópodes. Segundo a definição da OMS, são “vírus mantidos na natureza através da transmissão biológica entre hospedeiros vertebrados suscetíveis por artrópodes hematófagos, ou por transmissão transovariana e possivelmente venérea em artrópodes”. Em qual alternativa estão citados exemplos de arboviroses?
Alternativas
Q1640345 Veterinária
As vacinas contra a brucelose bovina são indicadas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal do MAPA. A vacina B19 é uma amostra que produz colônia lisa, enquanto a amostra RB 51 é uma amostra rugosa. A principal razão para a utilização de uma dessas duas vacinas prende-se ao fato de que a vacina:
Alternativas
Q1640346 Veterinária
A vacinação dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa, seguindo o calendário oficial de cada estado ou região, tem papel fundamental na erradicação e prevenção da doença. No Brasil, a vacinação contra febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com EXCEÇÃO de:
Alternativas
Q1640347 Veterinária
São conhecidas, atualmente, dez espécies da bactéria do gênero Brucella, morfologicamente indistinguíveis, porém, cada uma com seu hospedeiro preferencial. Estão identificadas as espécies Brucella ovis, B. abortus, B. suis, B. canis, B. neotomae, B. ceti, B. pinnipedialis, B. melitensis, B. microti e B. inopinata. Das diferentes espécies identificadas, quais delas NÃO são consideradas espécies zoonóticas?
Alternativas
Q1640348 Veterinária
O papel do Médico Veterinário na sociedade é extremamente amplo e envolve conhecimentos como o controle das zoonoses, a identificação, análise, avaliação e julgamento das alterações encontradas nas carcaças e vísceras dos animais de açougue. Considerando o complexo Teníase/Cisticercose, analise as assertivas abaixo:
I. Serão condenadas as carcaças com infestação intensa pelo Cysticercus bovis ou quando a carne é aquosa ou descorada. II. Entende-se por infestação intensa a comprovação de um ou mais cistos em incisões praticadas em várias partes da musculatura é em uma área correspondente, aproximadamente, à palma da mão. III. Podem ser aproveitadas para consumo as carcaças que apresentem um único cisto já calcificado, após remoção e condenação dessa parte. IV. A presença de um único cisto, independentemente de estar ou não calcificado, é suficiente para a condenação total da carcaça.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1640349 Veterinária
O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) definiu alguns conceitos empregados na produção, acondicionamento, conservação, transporte, seleção e recepção do leite cru em estabelecimentos registrados no serviço de inspeção oficial. Assim, o conceito de leite tipo A refere-se ao leite:
Alternativas
Q1640350 Veterinária
A epidemiologia é uma das mais importantes ferramentas científicas que auxiliam o profissional de saúde a identificar a origem de uma doença, prevenir sua ocorrência, seja por imunização da população suscetível, seja por alteração no ambiente, seja por eliminação do agente. Assinale a alternativa em que estão citados os pilares da tríade epidemiológica.
Alternativas
Q1640351 Veterinária
A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É caracterizada por uma encefalomielite fatal causada por vírus do gênero Lyssavirus. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em seu Código Sanitário para os Animais Terrestres, lista a raiva na categoria das enfermidades comuns a várias espécies. De acordo com o Manual Técnico – Controle da Raiva dos Herbívoros, analise as assertivas abaixo:
I. O vírus da raiva, usualmente de transmissão pelo contato direto, é pouco resistente aos agentes químicos (éter, clorofórmio, sais minerais, ácidos e álcalis fortes). II. Em países onde a raiva canina é controlada e não existem morcegos hematófagos, os principais transmissores são os animais silvestres terrestres, como as raposas, os coiotes, os lobos, entre outros. III. No Brasil, a principal espécie animal transmissora da raiva ao ser humano continua sendo o cão, embora os morcegos estejam cada vez mais aumentando a sua participação, podendo ser os principais responsáveis pela manutenção de vírus no ambiente silvestre. IV. No caso da desinfecção química de instrumentais cirúrgicos, vestuários ou do ambiente onde foi realizada a necropsia de um animal raivoso, são indicados o hipoclorito a 2%, formol a 10%, creolina a 1%, entre outros.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1640352 Veterinária
Quando o médico veterinário solicita a realização do teste de Coggins, ele está suspeitando da ocorrência de qual das doenças abaixo?
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: C
6: E
7: A
8: B
9: E
10: B