Questões de Concurso Público Prefeitura de Gramado - RS 2019 para Professor de Geografia

Foram encontradas 8 questões

Q1640413 Geografia
É constituído por grandes campos interrompidos por árvores e arbustos. Esse é um bioma de transição entre as florestas tropicais e as estepes subtropicais semiáridas e desertos. Também inclui áreas de campos sem árvores, e gramíneas crescem descontinuamente em moitas, com solo descoberto entre as áreas. A partir do texto, podemos definir o bioma citado como:
Alternativas
Q1640415 Geografia
O povoamento em um espaço da territorialidade é inicialmente um fato geográfico. O lugar é escolhido por sua funcionalidade, na relação que vai se iniciar entre as possibilidades do ambiente natural e o desencadeamento de processos demográficos. Nesse fragmento, temos um trecho do livro de Eurípedes Falcão Vieira, o qual analisa todo o processo de adensamento populacional no Rio Grande do Sul. A partir desse trecho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para o autor, no território gaúcho há três fatores a serem considerados. 1) atávicos – tradição e trabalho de origem; 2) conexão com o ambiente natural a que passaram a integrar; 3) relações desenvolvidas com o novo sistema espacial. ( ) A diversidade na origem da população gaúcha teve condicionamentos sociológicos particularizados. ( ) O perfil rio-grandense mudou nas últimas três décadas. A configuração é de uma população de alto crescimento demográfico, aumento da longevidade e pior no nível de adensamento urbano. ( ) O fenômeno urbano é tão alto que provoca um preenchimento no campo. A produção rural é hoje comandada por oligarquias exclusivas do campo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1640416 Geografia
Estar à esquerda ou à direita trata-se de domínios indispensáveis para entendermos o mapa. Pelo menos em duas situações os alunos necessitam do entendimento da lateralidade ou hemisferização corporal (CASTROGIOANNI, 2003). A partir desse fragmento, Lateralidade Espelhada é:
Alternativas
Q1640417 Geografia
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.” (Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé GiraudSoulavie). Em 1915, Alfred Wegener, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e deriva dos continentes. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Porém, o autor não tinha argumentos fortes o suficiente para provar o motivo da separação. A evidência geológica não convenceu os céticos, os quais mantiveram que a deriva continental era fisicamente impossível. Ninguém havia proposto, ainda, uma força motora plausível que pudesse ter fragmentado a Pangeia[...].
A partir do texto, sobre as forças motoras que impulsionaram o desmantelamento da Pangeia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1640418 Geografia
A respeito da sazonalidade, analise as assertivas abaixo:
I. Refere-se tanto à variação da posição do sol acima do horizonte quanto às mudanças na duração do dia ao longo do ano. II. A declinação do sol é a latitude do ponto subsolar. A declinação migra anualmente 47º de latitude, movendo-se entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. III. Todos os estados do Brasil estão na faixa subsolar, exceto o Rio Grande do Sul. IV. Nos polos Norte e Sul geográficos, o intervalo de duração do dia são extremos, com um período de 6 meses sem insolação e 6 meses com insolação.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1640419 Geografia
Sobre a noção de meio técnico-científico-informacional, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1640421 Geografia
O território está na base do desenvolvimento. É nele que se inicia um processo produtivo, a relação entre o ambiente que o território oferece e a capacidade humana de utilizá-lo. Imediatamente, quando se instala um núcleo de povoamento, se desenvolve dois processos simultâneos [...]. Os processos de vital importância para o território e a população são:
Alternativas
Q1640422 Geografia
Para a discussão ser empreendida aqui, é secundária a questão de ter sido o Brasil de fato descoberto pela expedição de Pedro Álvares Cabral ou de ele ter efetuado apenas o “achamento” oficial das terras brasileiras. Em apoio à segunda visão, vale-se Joaquim Barradas de Carvalho das alusões ao continente austral contidas no Esmeraldo em Situ Orbis e referida a uma viagem efetuada por seu autor ainda na década final do século XV. A presença de Duarte Pacheco Pereira na delegação portuguesa que discutiu o Tratado de Tordesilhas viria em reforço desta argumentação. Entretanto, outros autores contestam essa versão, defendendo que toda a ação lusitana, tendo como objetivo jogar o meridiano de demarcação mais para oeste, estaria dentro de uma estratégia de despistamento que garantisse o controle da rota do Cabo. Como referido no texto, os meridianos já eram fortemente utilizados por europeus, em especial pelos lusitanos. Em razão disso, analise as assertivas abaixo:
I. O meridiano é uma média angular entre Greenwich e um paralelo. II. Zona é a área que se estabelece entre os dois meridianos. III. Meridiano é uma linha semicircular que liga um polo ao outro. IV. A linha que conecta todos os pontos ao longo de uma longitude é o meridiano.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: B
6: D
7: D
8: E