Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Horizonte - SP 2019 para Assistente Social

Foram encontradas 9 questões

Q1171109 Serviço Social
Sobre o Serviço Social e o método de Marx, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1171110 Serviço Social
Sobre as atribuições e as competências profissionais dos/as assistentes sociais na atualidade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1171111 Serviço Social
Analise as assertivas abaixo acerca do acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias e as relações sociais que são estabelecidas pelo Serviço Social:

I. A trajetória histórica do Serviço Social no campo da saúde guarda características bem marcantes na relação da profissão com a implementação do Sistema Único de Saúde brasileiro e com o desenvolvimento das relações sociais com os usuários(as) desse Sistema. II. A função pedagógica do Serviço Social no trabalho com grupos é determinada pelo vínculo que a profissão estabelece com as classes sociais e se materializa, fundamentalmente, por meio dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e de agir dos sujeitos envolvidos no processo da prática. III. O “trabalho em rede” constitui-se através do olhar e da intervenção para a multidimensionalidade, articulando com o foco na pessoa e no coletivo. IV. O trabalho do Serviço Social no acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias também abarca a competência de intervir sobre os problemas somáticos e psicossomáticos, atuando sobre a psique.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1171112 Serviço Social
Sobre a LOAS (Lei nº 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1171114 Serviço Social

Sobre o tema da instrumentalidade no trabalho do Serviço Social, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Toda práxis social é dotada de instrumentalidade, no caso do Serviço Social, ela é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.

( ) A instrumentalidade é uma categoria constitutiva de todo o trabalho social, ao transformar a natureza em objetos que satisfaçam demandas e necessidades, os(as) assistentes sociais desenvolvem uma forma de práxis.

( ) O trabalho nas políticas sociais pode assumir uma perspectiva racionalista e apartada dos interesses de classe e das contradições entre capital-trabalho, tais características não repercutem na intervenção do Serviço Social em função da sua práxis social dotada de instrumentalidade e dos seus referenciais teóricos e princípios ético-políticos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1171115 Serviço Social
Acerca do tema da Assessoria e Consultoria no Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1171116 Serviço Social

Analise as assertivas a seguir sobre as práticas profissionais:


I. As práticas terapêuticas constituem-se como “técnicas ou instrumentos” que fazem parte da história do Serviço Social brasileiro e, por isso, são reconhecidas como competências profissionais.

II. A dimensão subjetiva não é negada no trabalho do(a) Assistente Social, mas não é atribuição privativa, nem tampouco competência deste profissional, realizar um trabalho terapêutico.

III. Apesar de não encontrar respaldo no estatuto legal da profissão e no arcabouço teórico metodológico, não se atribui às práticas terapêuticas no Serviço Social brasileiro um caráter de natureza conservadora.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1171117 Serviço Social
Sobre as informações retiradas do Código de Ética e da Lei de regulamentação da profissão, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1171118 Serviço Social

Acerca dos desafios para o Serviço Social em tempo de avanços do conservadorismo, analise as assertivas a seguir:


I. Pela mediação das políticas sociais, operando de forma independente e livre, o Serviço Social fundamenta ações de resistências coletivas no cenário atual, nas quais assume papel central a ação política das entidades organizativas do Serviço Social.

II. As entidades organizativas do Serviço Social têm se constituído como locus de debates teórico-políticos em tempos de construção de resistências frente a onda conservadora e os seus retrocessos.

III. No processo de resistência, a favor da formação qualificada e do trabalho profissional qualificado, os(as) docentes e pesquisadores têm papel exclusivo e fundamental na efetivação de uma agenda de lutas, visando o rigor da crítica e a capacidade de iniciativa política. IV. Apesar do Serviço Social brasileiro construir importantes processos de resistência coletiva frente a onda conservadora e os seus retrocessos, percebe-se que essa categoria se constitui como um coletivo, no qual perpassam questões diversas e plurais, conflitos e diferenças, e, por vezes, surgem divergências e dificuldades nas suas articulações.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: B
5: B
6: D
7: A
8: A
9: C