Questões de Concurso Público Prefeitura de Novo Horizonte - SP 2019 para Professor de Educação Básica - História
Foram encontradas 18 questões
( ) Quanto à religião, o povo egípcio possuía um conhecimento empírico, acreditava que o mundo tinha sido governado por deuses. ( ) No que se refere à cultura, não existiam privilégios entres as classes sociais, em razão da organização de acesso à cultura ser de incumbência dos escribas, possibilitando o acesso igualitário ao conhecimento. ( ) A Matemática e a Astronomia foram conhecimentos usados para o cultivo da agricultura e para prevenir as cheias do Rio Eurotas no período de cheia. ( ) No Egito antigo, existiam vários deuses ligados aos animais e representados nas cidades em forma de humanos; em outras palavras, os deuses egípcios tinham uma função mística, na qual as imagens em forma de animais e humanos representavam os antepassados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A agricultura e a pecuária foram atividades importantíssimas para os Fenícios, porém, entre as suas principais atividades econômicas, destacou-se o comércio e o artesanato. II. Sem um governo e uma capital centralizada, configurou-se um conjunto de cidades-estados, independentes, mas unidos pela mesma cultura. III. O país dos Fenícios era cortado geograficamente por grandes rios, oferecendo água apenas para os grandes proprietários de terras. IV. Com um sistema de governos oposto à monarquia, desenvolveu-se a composição do poder pertencente às famílias mais ricas, que transmitiam os cargos de maneira hereditária.
Quais estão corretas?
I. O governo de Dutra pode ser considerado como uma gestão Liberal, pois, no início da sua gestão, apresentou uma política não intervencionista nas questões de regulamentação do mercado e do Estado. II. Existia a crença, em seu governo, de que o desenvolvimento do Brasil ocorreria com a liberdade do mercado. A crise inflacionária histórica seria superada com a regulamentação da livre importação de bens. III. Apesar dos aspectos conjunturais da economia, no que se refere ao plano financeiro, o Brasil estava em uma situação favorável, pois não tinha gestado dívidas no exterior.
Quais estão corretas?
I. Uma série de acontecimentos na França, entre 1787 e 1799, estimulou o desenvolvimento de novas ideias, ingredientes que coletivamente estabeleceram condição para que ocorresse a Revolução Francesa. II. Quando Luiz XVI foi coroado Rei, o país francês passava por uma enorme crise financeira, obrigando, assim, a configuração de um plano de recuperação fiscal. Esse projeto fiscal não teve prosperidade, ocasionando a convocação dos Estados para uma assembleia que intensificou ainda mais a crise política. III. Em 5 de maio de 1789, o clero, a nobreza e o povo, reunidos em Versalhes, chegaram ao pacto para o fim dos protestos em Paris; sendo assim, o governo determinou a queda da Bastilha e a prisão dos envolvidos. IV. A atitude de Luiz XVI de fechar a assembleia nacional levou à realização de vários protestos em Paris, criando condições para a queda da monarquia e a proclamação dos direitos básicos do homem: liberdade, igualdade e respeito pela vida e pela propriedade.
Quais estão INCORRETAS?
I. O período de 1930 configurou um novo cenário político sob a liderança política de Leonel Brizola. É uma nova força social que nasce divergindo da oligarquia política do momento. II. O Brasil de 1930 a 1945 evidenciou as forças sociais em processo de aglutinação, ou seja: oligarquia, classe média, burguesias urbanas e exército buscam participação política no cenário nacional, que até então era poder dos cafeicultores. III. Entre 1930 e 1934, constituiu-se no Brasil o chamado Governo Provisório, no qual Getúlio Vargas foi o maestro dessa nova configuração governamental.
Quais estão corretas?