Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rosa - RS 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 30 questões

Q1060742 Veterinária
Ornitose é uma importante zoonose bacteriana de origem aviária, causada pelo microrganismo identificado como:
Alternativas
Q1060743 Veterinária
A leptospirose é uma das mais importantes enfermidades bacterianas de ocorrência mundial, que assume grande importância como problema econômico e de saúde pública devido ao seu caráter zoonótico. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Essa doença faz parte do Programa Nacional de Sanidade Suídea do MAPA. II. Nas granjas de reprodutores suínos livres da doença, é obrigatória a realização semestral de uroculturas para comprovação da ausência do agente nesses animais. III. As leptospiras são coradas por métodos que empregam a prata e também por microscopia de campo escuro. IV. O agente desenvolve-se em ambientes com grande umidade e pH neutro ou tendendo à alcalinidade.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1060744 Veterinária
A análise epidemiológica da leishmaniose visceral e tegumentar indica que essa zoonose é causada por um ____________ transmitido pela picada de um ___________ do gênero _________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1060745 Veterinária
A Colite Espiroquetal em suínos caracteriza-se por colite moderada acompanhada de diarreia mucoide com característica de "cimento fresco". Os suínos acometidos apresentam atraso no ganho de peso e desuniformidade de lote. As manifestações clínicas da Colite Espiroquetal tendem a ser transitórias e geralmente se resolvem em 7 a 10 dias. A doença não apresenta expressiva taxa de mortalidade no rebanho. O agente etiológico dessa doença é:
Alternativas
Q1060746 Veterinária
A região de Santa Rosa destaca-se na produção de suínos e bovinos, sendo a bacia leiteira uma das mais expressivas do Rio Grande do Sul. O período seco é bastante crítico para as vacas leiteiras, pois nessa fase elas precisam parir e produzir leite de qualidade, na próxima lactação. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O período seco de uma vaca leiteira é de aproximadamente 60 dias. ( ) O período seco corresponde aos dois últimos meses de gestação da vaca leiteira. ( ) Embora não esteja produzindo leite nesse período, o aporte sanguíneo ao úbere segue na mesma intensidade. ( ) O tratamento com antibióticos de longa duração não é recomendado no início do período seco, pois o terneiro, ao mamar, irá ingerir o medicamento. ( ) Hipocalcemia e cetose podem ser problemas derivados de inadequada nutrição e manejo durante o período seco da vaca leiteira.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1060747 Veterinária
A pneumonia verminótica, conhecida também como verminose pulmonar ou bronquite parasitária, é uma doença que nos bovinos é causada pela infestação de parasitas do gênero:
Alternativas
Q1060748 Veterinária
A fasciolose é uma doença parasitária causada pela Fasciola hepatica, conhecida popularmente como “baratinha do fígado” ou “saguaipé”. O parasita, para completar seu ciclo, precisa de dois hospedeiros: um intermediário e outro definitivo. A forma larval do parasita se desenvolve:
Alternativas
Q1060749 Veterinária
A presença de nódulos parasitários na mucosa intestinal de bovinos, ovinos e suínos é uma lesão característica da verminose causada pelo encistamento das larvas de:
Alternativas
Q1060750 Veterinária
O Brasil ocupa posição de destaque mundial na produtividade de milho. No entanto, o milho é altamente vulnerável ao desenvolvimento de fungos toxigênicos. As micotoxinas mais encontradas no milho são produzidas principalmente pelas seguintes espécies: Fusarium, Aspergillus e Penicillium. O hiperestrogenismo é uma alteração causada pela ingestão de qual das seguintes micotoxinas?
Alternativas
Q1060751 Veterinária
O cão de uma família proprietária de uma granja de suínos Large White foi encontrado morto. Ao levar o animal para o veterinário, os tutores relataram que no dia anterior o cão apresentou alteração de comportamento, salivação e intenso prurido. O veterinário realizou a necropsia e coletou material (cérebro) para exames laboratoriais. O resultado foi negativo para raiva, e o exame histopatológico revelou presença de encefalite não purulenta e de corpúsculos de inclusão intranucleares. O quadro clínico e os resultados dos exames laboratoriais acima descritos permitem suspeitar da ocorrência de:
Alternativas
Q1060752 Veterinária
Zoonoses são doenças naturalmente transmitidas dos animais vertebrados para os seres humanos e vice-versa. Classifica-se como euzoonose a doença cujo agente necessita de dois hospedeiros de espécies animais distintas, sendo que uma delas obrigatoriamente será um:
Alternativas
Q1060753 Veterinária
Tanto nos animais de companhia como nos de produção, a ocorrência de insetos adultos ou suas larvas é de importância sanitária e econômica. Dentre esses insetos, berne é o nome popular da forma larval de uma mosca identificada como:
Alternativas
Q1060754 Veterinária
Os retrovírus possuem uma estrutura complexa e são os únicos vírus reconhecidos como diploides por possuírem duas fitas de RNA não complementares, tornando-os mais permissíveis à recombinação gênica. A esses vírus são atribuídas doenças extremamente relevantes na medicina veterinária mundial, que levam a alterações hematológicas, tumorais, imunológicas e neurológicas, afetando, assim, de forma direta e indireta, a produção animal, com enormes prejuízos econômicos, incluindo barreiras à importação de animais vivos e produtos de origem animal. São exemplos de retroviroses nos animais de interesse médico-veterinário:
Alternativas
Q1060755 Veterinária
A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença causada por diferentes agentes etiológicos, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares: babesiose e anaplasmose. No Brasil, a babesiose bovina é causada pela Babesia bovis e Babesia bigemina e a anaplasmose pela riquétsia Anaplasma marginale. Em relação à TPB, analise as assertivas a seguir:
I. As duas babesias citadas são protozoários. II. O imidocarb é um medicamento eficaz contra as babesias e conta a riquétsia. III. Anaplasma marginale pode ser transmitido pela picada de outros insetos hematófagos além do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus. IV. As babesias parasitam os eritrócitos e a riquétsia parasita os linfócitos B e T.
Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q1060756 Veterinária
Em relação à ciência dos alimentos, com ênfase na composição química, mecanismo de contração muscular, tecnologia e processamento da carne, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os músculos esquelético e cardíaco são também chamados estriados por apresentarem bandas claras e escuras quando observados ao microscópio. O músculo liso não apresenta esse tipo de bandeamento característico. ( ) A membrana lipoproteica que recobre cada fibra muscular não difere essencialmente das membranas plasmáticas de outros tipos celulares, mas recebe o nome de sarcolema. ( ) Os filamentos de actina penetram na banda A, na qual se interdigitam com os filamentos de miosina, e o grau de penetração dos filamentos de actina na banda A varia com o estado de contração muscular. ( ) A actomiosina constitui a maior parte das proteínas miofibrilares presentes no músculo em rigor mortis.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1060757 Veterinária
A “explosão” do esporângio do fungo Pilobolus está diretamente associada à disseminação de qual dos seguintes agentes?
Alternativas
Q1060758 Veterinária
Quando é realizado o reteste da prova tuberculínica em um bovino, essa segunda prova de diagnóstico deve ser executada obedecendo um período mínimo de intervalo de tempo entre elas, equivalente a quantos dias?
Alternativas
Q1060759 Veterinária
Em relação os casos de listeriose bovina, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1060760 Veterinária
Entre os agentes infecciosos e parasitários, qual o nome daquele envolvido na etiologia da oftalmia periódica em equinos, também conhecida como uveíte recorrente ou cegueira da lua, doença que frequentemente aparece meses após a inflamação inicial do trato uveal?
Alternativas
Q1060761 Veterinária
A febre do transporte é uma das mais importantes doenças respiratórias dos bovinos. Fatores estressantes derivados do próprio transporte do animal, associado à queda de imunidade, facilita o aparecimento dessa doença. A doença inicia alguns dias após a chegada dos animais no seu local de destino, embora alguns podem estar doentes já na chegada. Essa doença é derivada da infecção causada por:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: C
5: B
6: D
7: A
8: C
9: E
10: B
11: A
12: D
13: E
14: C
15: C
16: C
17: D
18: A
19: B
20: D