Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rosa - RS 2019 para Professor de História

Foram encontradas 12 questões

Q1060827 História
De acordo com os estudos de Mário Maestri (2010), o Tratado de Tordesilhas (1494) determinou que os atuais territórios sulinos caberiam à Coroa Espanhola. No entanto, apenas tardiamente essas regiões interessaram às Coroas Ibéricas. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta uma justificativa que poderia explicar esse desinteresse.
Alternativas
Q1060828 História
Na visão de Circe Maria Bittencourt (2009), muitas das atuais propostas curriculares convergem para a crítica às noções de tempo impostas pelos currículos anteriores, oriundos de paradigmas positivistas. Nesse sentido, as formulações de novas propostas curriculares são justificadas como uma maneira de superar o ensino de História que se fundamenta na construção de um tempo histórico homogêneo, determinado pelo eurocentrismo. A partir da afirmação acima, qual das alternativas que seguem apresenta proposta de superação dessa perspectiva?
Alternativas
Q1060829 História
O direito à memória histórica como direito de cidadania indica que todos devem ter acesso aos bens materiais e imateriais que representem o seu passado, sua tradição, enfim, a sua história. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO explica a importância do ensino de história na construção da memória e da cidadania cultural.
Alternativas
Q1060830 História
O ensino de História no Brasil pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos: a primeira metade do século XIX, com a introdução da área no currículo escolar, e a partir das décadas de 1930 e 1940, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista. Analise as afirmações abaixo e organize-as em ordem cronológica, no que concerne ao histórico da disciplina no Brasil, à luz do disposto no Parâmetro Curricular Nacional.
( ) A História Universal foi substituída pela História da Civilização, como uma maneira de afastar o laico e o sagrado e deslocar o estudo dos acontecimentos da religião para o processo civilizatório. O Estado, sem a intervenção da Igreja, permaneceu como o principal agente histórico. ( ) O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) produziu uma série de trabalhos que gerou consequências para o ensino da História nacional. Seus membros foram responsáveis pela formulação dos programas, elaboração de manuais e orientação do conteúdo a ser ensinado nas escolas públicas. ( ) Legitimando o discurso da “democracia racial”, o ensino de História passou a representar o africano como pacífico diante do trabalho escravo e como elemento peculiar para a formação de uma cultura brasileira. Os indígenas eram estudados a partir de uma perspectiva simplificada a partir da visão romântica do “bom selvagem”. ( ) Embates envolveram reformulações curriculares – projetos continuavam a defender o currículo humanístico, com ênfase nas disciplinas literárias que eram tidas como formadoras do espírito, enquanto outros desejavam introduzir um currículo mais científico, técnico e prático, adequado à modernização que se pretendia para o país. ( ) A História, como área escolar obrigatória, surgiu com a criação do Colégio Pedro II, dentro de um programa inspirado no modelo francês. Predominavam estudos literários direcionados para um estudo clássico e humanístico e destinado à formação de cidadãos proprietários e escravistas. ( ) Por inspiração da pedagogia norte-americana, a educação brasileira começou a adotar propostas do movimento escolanovista. Dentre essas, propunha a introdução dos chamados Estudos Sociais em substituição à História e à Geografia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1060834 História
Com o fim da Era Vargas, as manobras para a sucessão presidencial começaram antes mesmo de Eurico Gaspar Dutra completar a metade de seu mandato. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1060835 História
O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI), que eram justificados como decorrência do exercício do Poder Constituinte. Sobre o Ato Institucional número 1 e a repressão, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1060836 História
O Plano Cruzado foi anunciado por Sarney no início do ano de 1986 através de uma rede nacional de rádio e televisão. O cruzeiro seria substituído pelo cruzado na proporção de 1000 para 1. Sobre esse plano, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1060837 História
A história da economia mundial, desde a Revolução Industrial, tem sido de progresso técnico, de crescente globalização e de contínuo, porém irregular, crescimento econômico. Durante a Grande Depressão (1929-1933), o crescimento não cessou, apenas diminuiu o ritmo. Assinale a alternativa que NÃO está relacionada com o contexto da Crise de 1929.
Alternativas
Q1060838 História
Uma grande mudança que afetou a maioria dos setores de sociedades desenvolvidas foi o maior papel desempenhado pela mulher nas mais diversas atividades, sobretudo das mulheres casadas, entre 1950 e 1970. O fato de a mulher ter entrado no mercado de trabalho não era novo, pois, desde o final do século XIX, o trabalho em escritórios, lojas e certos tipos de serviço estava fortemente feminizado. Sobre a temática apontada, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1060839 História
Segundo Hobsbawm, na obra “Nações e nacionalismo desde 1780” (2008), observadores do final do século XIX sentiam-se despreocupados sobre elementos que construíam o sentimento nacional, como a etnicidade, a língua, a religião, o território, a história e a cultura. Isso acontecia porque ainda não apresentava muita relevância qual desses elementos seria o mais importante. Com base nessa afirmação, NÃO permitia a um povo ser classificado como nação no contexto mencionado:
Alternativas
Q1060840 História
Ainda hoje, transcorridos mais de 150 anos da Guerra do Paraguai (1864-1870), ainda se problematiza sobre seu custo humano e suas consequências. Sobre o contexto e as consequências desse conflito, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1060841 História
Em 1607, fundou-se a província geral jesuítica do Paraguai, independente das províncias do Peru e do Brasil, abrangendo o Paraguai, o leste da Bolívia, a Argentina, o sudoeste do Brasil e o Uruguai atuais. O projeto dos jesuítas era o mesmo para todo o Novo Mundo. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito aos Sete Povos Missioneiros.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: A
6: C
7: B
8: A
9: D
10: E
11: B
12: D