Questões de Concurso Público Prefeitura de Três Palmeiras - RS 2019 para Assistente Social
Foram encontradas 10 questões
Nas últimas décadas, evidencia-se o adensamento do debate acerca da teoria social crítica para o trabalho do(a) assistente social, na apreensão de um conjunto de conhecimentos e procedimentos que destacam a questão da relação teoria e prática, na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Analise as assertivas a seguir:
I. A teoria social crítica de Marx, de vertente materialista histórica e dialética, surge no âmbito da categoria profissional no início do século passado, em disputa com as influências católicas em meados da emergência e institucionalização do Serviço Social.
II. O amadurecimento teórico-metodológico, acerca da aproximação com a teoria social crítica no interior da profissão, se dá especialmente com o movimento de reconceituação na intenção de ruptura com o conservadorismo.
III. A teoria social crítica construída no interior da profissão é um conjunto de regras formais que se “aplicam” a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada.
Quais estão corretas?
A respeito dos Códigos de Ética Profissional do(a) Assistente Social, aprovados ao
longo da história da profissão, é INCORRETO afirmar que:
I. Mostra-se indispensável na qualificação das atribuições profissionais, em torno do trabalho de acompanhamento social a indivíduos, grupos e famílias de diferentes segmentos populacionais, em diversas áreas de atuação em que o Serviço Social se insere. II. Constituem competências do(a) Assistente Social prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. III. Há relações importantes no âmbito dos temas de assessoria e consultoria e estágio supervisionado em Serviço Social.
Quais estão corretas?
Analise a notícia a seguir:
Estamos vivendo tempos de tormentas e temeridades, implementadas por uma agenda ultraneoliberal que retira diariamente direitos sociais conquistados com muita luta pela classe trabalhadora. O recente corte de quase 50% no orçamento proposto pelo governo [...] para o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), expresso no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2019), aprofundará a precarização dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados a aproximadamente trinta milhões de famílias atendidas nos mais de oito mil Centros de Referência e Centros Especializados de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS), além de demais equipamentos. A medida também intensificará a deterioração das condições de trabalho de mais de seiscentas mil pessoas que atuam no SUAS, seja no setor público ou no privado sem fins lucrativos, incidindo no aumento de situações de sofrimento psíquico e de adoecimento agudo, ao lidarem com condições de vida cada vez mais aviltantes e desumanas vivenciadas pela população usuária dos serviços e benefícios socioassistenciais. [...] No caso da Assistência Social, esses cortes configuram um desmonte que inviabiliza o funcionamento de serviços, programas, projetos e benefícios, e deixa absolutamente sem proteção milhões de pessoas que vivem sem qualquer acesso aos direitos sociais.
(Fonte: Conselho Regional de Serviço Social do RS/10 região (CRESSRS) – Notícia de 30/09/2018. http://www.cressrs.org.br/noticia/assistentes-sociais-contra-os-novos-cortes-no-orcamento-federal-para-2019)
A partir desse fragmento de um texto retirado de uma nota do Conselho Regional de Serviço Social do RS/10 região (CRESS-RS), analise as assertivas abaixo:
I. O desenvolvimento desse cenário revela a história da Política de Assistência Social, marcada somente pela precarização e pelo descaso dessa política pública no âmbito da operacionalização dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados.
II. A implementação dessa agenda governamental é considerável e justa, já que não há na Lei nº 8.742/1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências, capítulo que trate do financiamento dessa política pública.
III. No texto, salienta-se que “a medida também intensificará a deterioração das condições de trabalho de mais de seiscentas mil pessoas que atuam no SUAS”. Essa deterioração se dá exclusivamente pelo fato dessa Política Pública, desde a organização da sua Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS), não prever o financiamento público através do Estado.
Quais estão INCORRETAS?
A respeito do tema do estágio supervisionado, analise as assertivas a seguir:
I. A indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e profissional é um princípio que fundamenta a formação profissional no âmbito das diretrizes gerais para o curso de Serviço Social.
II. O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Essa supervisão é feita exclusivamente pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base em planos de estágio.
III. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular, trabalho no qual sistematiza-se o conhecimento resultante de um processo investigativo, originário de uma indagação teórica, preferencialmente gerada a partir da prática do estágio no decorrer do curso.
IV. Por se constituir num instrumento de formação, o estágio curricular não tem a função de cooperar na apreensão dos elementos concretos que constituem a realidade social nas diferentes expressões da questão social.
Quais estão corretas?