Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Lângaro - RS 2019 para Enfermeiro

Foram encontradas 10 questões

Q1255415 Enfermagem
Referente à Regulamentação do exercício da Enfermagem, Decreto nº 94.406/1987 (Regulamentação da Lei nº 7.498/1986), Art. 8º, ao enfermeiro incumbe privativamente, EXCETO:
Alternativas
Q1255416 Enfermagem
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado pelo Ministério da Saúde, vem contribuindo para uma assistência de qualidade em todos os estabelecimentos de saúde. É essencial ao enfermeiro o conhecimento dos protocolos assistências voltados a esse programa. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1255417 Enfermagem
O período pré-natal tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da gestação. Esse acompanhamento visa à prevenção de patologias tanto na criança como na mãe, além de orientar a gestante sobre as alterações pelas quais seu organismo passará e os cuidados necessários com o recém-nascido e após o seu puerpério. Baseado no Guia do Pré-Natal na Atenção Básica (2018), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As equipes de saúde devem estar atentas ao território para a captação de gestantes preferencialmente até a 10ª semana de gestação. ( ) Minimamente, devem ser realizadas três consultas médicas (Médico de Família e Comunidade ou Generalista), três consultas de enfermagem e uma consulta odontológica. ( ) As consultas devem ser mensais até a 28º semana, quinzenais até a 36º semana e semanais até o parto. ( ) A consulta puerperal deve ser garantida entre 15 a 20 dias após o parto, e, se não houver o comparecimento na UBS, deve-se realizar a busca ativa. ( ) Os exames do pré-natal serão solicitados somente por profissionais da Medicina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1255418 Enfermagem
Durante a consulta de enfermagem de uma criança com 3 meses de idade, o enfermeiro constata na carteira de vacinação que ela havia realizado somente as imunizações ao nascer. Diante dessa situação, analise as seguintes imunizações, verificando quais a criança deverá receber, conforme Calendário Nacional de Vacinação (2018):
I. Pentavalente (1ª dose), Vacina Inativada Poliomielite (1ª dose). II. Hepatite B (2ª dose), Vacina Oral Poliomielite (VOP) (1ª dose). III. Pneumocócica 10 Valente (1ª dose), Rotavírus (1ª dose). IV. Meningocócica C (1ª dose). V. BCG (dose única).
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1255419 Enfermagem
A Parada Cardiorrespiratória (PCR) constitui uma situação de emergência frequente. Conforme a American Heart Association (2015), referente ao atendimento a uma PCR, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os sinais clínicos de uma PCR são: inconsciência, ausência de movimentos respiratórios ou apenas gasping, e ausência de pulso. ( ) Para o atendimento adequado da PCR, deve-se seguir os seguintes passos: manutenção da via aérea, compressão cardíaca e respiração artificial. ( ) Para as compressões torácicas eficazes, todos os socorristas devem fazer compressões, a uma frequência de 100 a 120/min. ( ) Realizar ventilações na proporção de 30: 2 (adulto) – sem via aérea definitiva. ( ) O principal pulso de escolha para checar a PCR é o pulso na região radial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1255420 Enfermagem
Referente à assistência ao trauma e preconizações do PHTLS, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1255421 Enfermagem
Em relação à técnica, indicações e cuidados de enfermagem da sondagem nasoenteral, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É indicado para pacientes idosos ou acamados com reflexos de deglutição diminuídos. ( ) Antes da introdução da sonda, o fio-guia deve ser introduzido no lúmen interno e, uma vez retirado, nunca deve ser novamente inserido na sonda já posicionada no paciente, pois poderá prejudicar estruturas anatômicas do paciente. ( ) A medida da sonda deve ser realizada da seguinte forma: da ponta do nariz ao lóbulo da orelha; desça até o processo xifoide e acrescente 5 centímetros. ( ) Com a seringa, injete cerca de 10 ml de água na sonda e efetue a ausculta com o estetoscópio na região epigástrica. Essa técnica é utilizada para verificar o posicionamento correto da sonda nasoenteral. ( ) Cabeceira da cama não elevada a 30 graus durante 30 minutos após a administração da dieta pode ter como complicação resíduo gástrico aumentado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1255422 Enfermagem
Segundo a Resolução nº 358/2009, a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) deverá ser registrada formalmente no prontuário do cliente, devendo ser composta por cinco fases. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Histórico de Enfermagem. 2. Diagnóstico de Enfermagem. 3. Planejamento. 4. Implementação. 5. Avaliação.
Coluna 2 ( ) Elaboração de objetivos e resultados, bem como um plano de cuidados projetado para auxiliar o cliente na resolução dos problemas diagnosticados. ( ) Efetuação ou realização do plano de cuidados, por meio de intervenções de enfermagem. ( ) Coleta sistemática dos dados por meio de histórico de saúde e do exame físico. ( ) Determinação das respostas do cliente às intervenções de enfermagem e da extensão dos resultados alcançados. ( ) Identificação dos problemas de saúde reais ou potenciais que podem ser gerenciados por intervenções de enfermagem independentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1255423 Enfermagem
Diabetes Melito (DM) é uma doença crônica, e algumas ações podem preveni-la, bem como suas complicações. Essas ações podem ter como alvo rastrear quem tem alto risco para desenvolver a doença (prevenção primária) e assim iniciar cuidados preventivos, além de rastrear quem tem diabetes, mas não sabe (prevenção secundária), oferencendo tratamento mais precocemente. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1255424 Enfermagem
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, sendo atualmente consideradas o principal fator facilitador da transmissão sexual do HIV. Algumas DSTs, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito. Diante desse cenário, foi definida uma política específica sobre a distribuição de insumos para a prevenção das DSTs. São considerados insumos de prevenção, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: E
6: B
7: A
8: B
9: C
10: C