Questões de Concurso Público GHC-RS 2020 para Médico (Anestegiologia)
Foram encontradas 5 questões
( ) Mantém-se a correção e o sentido do texto ao se substituir “há 30 anos” (l. 03) por “30 anos atrás”; no entanto, seria incorreto preservar o verbo haver e acrescentar o advérbio “atrás” (ficando “há 30 anos atrás”).
( ) O segmento “O que” (l. 04) é constituído de dois pronomes – um demonstrativo e um relativo – e funciona como sujeito de “viria”.
( ) Os termos “entidades” (l. 07) e “a dupla” (l. 13) são anafóricos; o primeiro retoma “androide” (l. 05), “o pequeno David” (l. 05 e 06) e “os anfitriões de Westworld” (l. 06); o segundo retoma “o português António Damásio e seu colega americano Kingson Man” (l. 12).
( ) Depreende-se do texto que “você, um golfinho ou um cão” (l. 18) são seres que temem morrer e são capazes de sentir afeto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“A mente humana não foi planejada. Ela é fruto da seleção natural, começando pelas primeiras moléculas orgânicas, passando por protozoários, peixes, répteis terrestres… E com os mamíferos aterrissando aqui depois de mais de 3 bilhões de anos após o início da vida no planeta.”
O irônico é que, bem agora que a inteligência artificial chega aos celulares e às caixinhas de som, a hipótese de que a verdadeira inteligência artificial precisa ter características humanas volta à tona na ciência de verdade.
I. A oração principal é “O irônico é”.
II. A oração subordinada “bem agora que a inteligência artificial chega aos celulares e às caixinhas de som” é temporal.
III. A oração “de que a verdadeira inteligência artificial precisa ter características humanas” é complemento nominal de “hipótese”.
IV. A oração “que a hipótese volta à tona” tem valor de sujeito da principal.
Quais estão corretas?