Questões de Concurso Público UNIMED - Santa Maria 2020 para Médico Infectologista

Foram encontradas 30 questões

Q1742633 Medicina
Assinale a alternativa que NÃO contém espécies de Candida spp. intrinsecamente resistentes ou com susceptibilidade diminuída ao fluconazol.
Alternativas
Q1742634 Medicina
Em relação à dosagem do antígeno galactomanana para o diagnóstico de aspergilose, analise as seguintes assertivas:
I. Esse teste, quando realizado em amostras de lavado broncoalveolar, tem sensibilidade mais elevada do que quando realizado em amostras de soro. II. É um teste com elevado valor preditivo positivo. III. Falsos-positivos podem ocorrer com reação cruzada com outros fungos, e até mesmo com alguns antibióticos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1742635 Medicina
Em relação à dengue, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1742636 Medicina
Dentre os fatores abaixo, assinale a alternativa que contém aquele que NÃO é considerado um fator de risco para hepatotoxicidade relacionada ao uso de antirretrovirais para o tratamento da infecção pelo HIV.
Alternativas
Q1742637 Medicina
Considere o seguinte caso clínico: Paciente de 25 anos, sexo masculino, recémdiagnosticado com infecção pelo HIV, contagem de CD4 de 7 células/mm3, interna com quadro de dor abdominal no hipocôndrio direito e alteração de enzimas hepáticas, com hiperbilirrubinemia (ALT 67 UI/L; AST-58 UI/L; FA-1053 UI/L; ˙GT- -400 UI/L; bilirrubina T/D-1,7/0,9 mg/dL); ecografia abdominal sem alterações. Na CPRE, verificou-se a presença de ectasia moderada das vias biliares intra-hepáticas com zonas de estenose e dilatação a montante, em ramos secundários e terciários. Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO poderia ser considerada como etiologia da colangiopatia?
Alternativas
Q1742638 Medicina
Em relação a alterações osteoarticulares em pessoas vivendo com HIV, analise as assertivas abaixo:
I. Todos os homens com HIV acima de 40 anos devem fazer rastreamento com densitometria óssea. II. A perda de massa óssea está mais associada com o uso de TDF (tenofovir desoproxila fumarato). III. A osteonecrose de cabeça de fêmur, em pessoas vivendo com HIV, tem incidência superior à da população em geral e um dos fatores de risco é o uso de esteroides anabolizantes.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1742639 Medicina
O tratamento antirretroviral com inibidores da integrase (dolutegravir ou raltegravir) na coinfecção HIV e tuberculose está indicado no Brasil como um esquema alternativo, em situações de gravidade. Assinale a alternativa que contém um critério de gravidade válido para essa indicação, conforme o Ministério da Saúde.
Alternativas
Q1742640 Medicina

Sobre a neutropenia febril, analise as assertivas abaixo:


I. As infecções são confirmadas (de forma microbiológica ou clinicamente) em somente cerca de 30 a 50% dos pacientes com neutropenia febril.

II. Lesões de pele podem ocorrer em infecções disseminadas por Candida spp., Fusarium spp. e Pseudomonas aeruginosa.

III. A causa mais comum de infecções relacionadas a cateteres são os Staphylococcus coagulase-negativo.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1742641 Medicina
Assinale a alternativa que contém o azólico que NÃO tem ação contra Aspergillus spp.
Alternativas
Q1742642 Medicina
Assinale a alternativa que contém apenas agentes pangenotípicos para o vírus da hepatite C, ou seja, que têm ação contra todos os genótipos do vírus.
Alternativas
Q1742643 Medicina

Analise as seguintes assertivas sobre HCV e gestação:


I. O aleitamento materno está absolutamente contraindicado quando a puérpera apresenta infecção documentada pelo HCV.

II. O tratamento com antivirais de ação direta deve ser realizado preferencialmente no primeiro trimestre, para a redução da transmissão materno-infantil do HCV.

III. Não há dados suficientes sobre a segurança na gestação dos agentes antivirais mais recentemente disponibilizados, como o glecaprevir/pibrentasvir.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1742644 Medicina
Analise as seguintes assertivas sobre o uso da dexametasona como terapia adjuvante nas meningites agudas:
I. Tem benefício na redução de mortalidade ou diminuição de sequelas neurológicas em meningites causadas por Streptococcus pneumoniae e Hemophilus influenzae em adultos. II. É necessário cautela na administração da dexametasona, na suspeita ou em infecções confirmadas por cepas resistentes a penicilinas e cefalosporinas de Streptococcus pneumoniae, pela potencial diminuição da penetração da vancomicina no líquido cefalorraquidiano. III. A dexametasona deve ser administrada pelo menos 2 horas após o início do antibiótico.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1742645 Medicina
Para o tratamento da tuberculose resistente à rifampicina detectada através de Teste Rápido Molecular (TRM-TB), o esquema e tempo de uso recomendados são:
Alternativas
Q1742646 Medicina
Paciente apresentando, alguns dias após o início do tratamento da tuberculose com RHZE (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol), cefaleia e mudança de comportamento. Assumindo que isso possa ser um efeito adverso a um dos componentes do tratamento, assinale a alternativa que contém o agente mais provavelmente associado a esse efeito adverso.
Alternativas
Q1742647 Medicina

Sobre os vírus da família Coronaviridae, analise as assertivas abaixo:


I. Causam cerca de 15% dos resfriados comuns.

II. Em climas temperados, os resfriados comuns causados por coronavírus têm maior incidência no verão e outono.

III. Os vírus epidêmicos SARS-CoV-1, SARS-CoV-2 e MERS têm um coeficiente de letalidade inferior a 0,1%.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1742648 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma condição que NÃO é fator de risco para complicações da infecção pelo vírus Influenza.
Alternativas
Q1742649 Medicina
Mulher, 36 anos, história de ITU (Infecção do Trato Urinário) de repetição. Vem aconsulta com disúria, febre alta e dor lombar; realizados exames laboratoriais, a saber: Hemograma:Leucócitos 14.500 com 10% de bastões; Exame qualitativo de urina com 300.000 leucócitos/mL,nitrito positivo; e cultura de urina positiva para Escherichia coli, com o seguinte antibiograma:
• Amicacina (sensível) • Amoxiclina/clavulanato (resistente) • Ampicilina (resistente) •Cefalexina (resistente) •Cefepima (resistente) •Ceftazidima (resistente) • Cefatazidima+avibactam (sensível) • Ceftriaxona (resistente) • Cefuroxima (resistente) • Ertapenem (resistente) • Gentamicina (sensível) • Meropenem (resistente) • Nitrofurantoína (sensível) • Norfloxacina (sensível) • Piperacilina/tazobactam (resistente) • Sulfametoxazol/trimetoprim (resistente)
Assinale a alternativa que melhor corresponde ao mecanismo de resistência e ao tratamento de escolha nessa situação.
Alternativas
Q1742650 Medicina
Dos inibidores de betalactamase abaixo, assinale a alternativa que contém aquele capaz de inibir a ação da KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase).
Alternativas
Q1742651 Medicina
São medidas específicas para a prevenção de pneumonia associada à ventilação (PAV), EXCETO:
Alternativas
Q1742652 Medicina
A respeito da epidemiologia das Infecções do Trato Urinário (ITU) hospitalares, analise as seguintes assertivas:
I. Os agentes etiológicos mais comuns são Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, e Streptococccus viridans. II. Quanto maior o tempo de permanência do cateter vesical, maior a chance de infecção. III. São responsáveis por cerca de 35-45% de todas as IRAS (Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde) em pacientes adultos.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A
5: E
6: E
7: D
8: E
9: A
10: E
11: C
12: D
13: A
14: B
15: A
16: C
17: B
18: D
19: C
20: E