Questões de Concurso Público UNIPAMPA 2020 para Técnico Laboratório - Biologia

Foram encontradas 19 questões

Q1808882 Técnicas em Laboratório
O termo contenção é usado para descrever os métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos em um meio laboratorial onde estão sendo manejados ou mantidos. O objetivo da contenção é reduzir ou eliminar a exposição da equipe de um laboratório, de outras pessoas e do meio ambiente em geral aos agentes potencialmente perigosos. Em relação a esse conceito de contenção, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1808883 Técnicas em Laboratório
Em relação aos equipamentos comumente empregados em laboratórios biológicos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Estufa. 2. Capela. 3. Micropipeta. 4. Centrífuga. 5. Banho-Maria.
Coluna 2 ( ) Permite a medição adequada de volumes a serem utilizados nos ensaios laboratoriais. ( ) Empregada em etapas de incubação de experimentos, sob temperaturas controladas. ( ) Pode ser empregado para esterilização de equipamentos ou secagem de material. ( ) Importante equipamento relacionado à contenção primária. ( ) Utilizado para separação de fases em ensaios laboratoriais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808884 Técnicas em Laboratório
Sobre a microscopia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1808885 Técnicas em Laboratório
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa um EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Alternativas
Q1808886 Técnicas em Laboratório
Em relação às vidrarias utilizadas em ensaios laboratoriais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O balão volumétrico é utilizado para preparar soluções ou diluições que necessitam de medidas extremamente precisas, já que seu volume é fixo. ( ) O bastão de vidro é utilizado para homogeneizar soluções com PH muito baixo, visto que tem proteção contra acidez. ( ) O Béquer ou Becker é utilizado para medição de volumes, que não requerem precisão, e a presença de um bico facilita a transferência de líquidos. ( ) O dessecador é utilizado para medir e transferir líquidos. Com ele é possível controlar o escoamento do material, rápido ou por gotejamento, pois a torneira na extremidade da vidraria permite fazer esse controle. É amplamente utilizada em titulações, para comportar a substância titulante. ( ) O Erlenmeyer é utilizado para preparar soluções, armazená-las e realizar experimentos que necessitem de aquecimento. Em processos de titulação, é geralmente utilizado para comportar a substância que vai ser titulada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808887 Técnicas em Laboratório
Em relação às unidades de medidas empregadas na microscopia, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1808888 Técnicas em Laboratório
Em relação aos conceitos de limpeza, desinfecção e esterilização, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1808889 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa em que NÃO é empregada a técnica de esfregaço de material biológico em lâmina.
Alternativas
Q1808890 Técnicas em Laboratório
Em relação aos exames hematológicos, qual dos materiais assinalados NÃO é usualmente empregado nessa técnica?
Alternativas
Q1808891 Técnicas em Laboratório
Em relação às diretrizes do SISBIO (Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade) sobre coleta de materiais biológicos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A manutenção temporária de espécimes da fauna silvestre em cativeiro necessita de autorização. ( ) A captura ou marcação de animais silvestres in situ dispensa autorização. ( ) Outra atividade que exige autorização, de acordo com o SISBIO, é o envio de material oriundo da biodiversidade brasileira ao exterior. ( ) O transporte de carne oriunda de produção pecuária exige autorização prévia pelo SISBIO.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808892 Técnicas em Laboratório
Os profissionais que atuam em laboratórios que empregam em sua rotina materiais de natureza química e/ou biológica, necessitam conhecer os riscos potenciais que estes diferentes agentes podem acarretar para a saúde humana e para o meio ambiente. Com base nos conceitos associados à periculosidade de resíduos laboratoriais, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Toxicidade. 2. Agente teratogênico. 3. Agente mutagênico. 4. Agente carcinogênico.
Coluna 2 ( ) Qualquer agente físico, organismo, estado de deficiência, substância ou mistura que, estando presente durante a vida embrionária ou fetal, produz uma alteração na estrutura ou função do indivíduo dela resultante. ( ) Propriedade do agente tóxico de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso devido sua interação com o organismo. ( ) Qualquer agente físico ou biológico, substância ou mistura cuja manipulação (inalação, ingestão e absorção cutânea) possa desenvolver potenciais cancerígenos ou aumentar sua ocorrência. ( ) Qualquer agente físico ou biológico, substância ou mistura cuja manipulação (inalação, ingestão ou absorção cutânea) possa aumentar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou elevar a ocorrência de defeitos genéticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808893 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que indica o nome correto da caixa empregada para coleta de instrumentos perfurocortantes.
Alternativas
Q1808894 Técnicas em Laboratório
Sobre os tipos de riscos potenciais observados em laboratórios de ensaios biológicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1808895 Técnicas em Laboratório
Sobre as classes de risco biológico, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1808896 Técnicas em Laboratório
200 L de solvente foram adicionados a uma solução salina de volume inicial igual a 200 L e concentração de 40 g/L. Qual a concentração da solução após essa diluição?
Alternativas
Q1808898 Técnicas em Laboratório
Sobre os ensaios laboratoriais de material biológico para o diagnóstico de patógenos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os patógenos aos métodos diagnósticos.
Coluna 1 1. Streptococcus.
2. HIV. 3. Salmonella. 4. Giardia intestinalis.
Coluna 2 ( ) Exame por microscopia empregando coloração gram com resultado gram-negativo. ( ) Visualização direta do patógeno através de exame por microscopia ótica de amostras de fezes. ( ) Exame por microscopia empregando coloração gram com resultado gram-positivo. ( ) Teste molecular quantitativo empregando RTqPCR.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1808899 Técnicas em Laboratório
Em relação à coloração gram, qual dos reagentes indicados abaixo NÃO é utilizado nessa técnica?
Alternativas
Q1808900 Técnicas em Laboratório
Os laboratórios que realizam ensaios analíticos com material biológico, sobretudo os voltados para diagnóstico biomédico ou ambiental, devem seguir rígidos procedimentos de biossegurança e de qualidade em suas atividades. Nesse sentido, a ANVISA normatizou parâmetros que devem ser observados na elaboração de Relatórios de Avaliação de Laboratórios analíticos (RAL). Com base nas normatizações da ANVISA sobre esse tema, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um tópico que deva constar no RAL.
Alternativas
Q1808901 Técnicas em Laboratório
Em relação às Boas Práticas Laboratoriais (BPL), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: A
6: A
7: D
8: A
9: D
10: A
11: D
12: A
13: A
14: B
15: C
16: A
17: E
18: B
19: C