Questões de Concurso Público CEASA-RS 2021 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 20 questões
( ) A disponibilidade de água do solo afeta diretamente o controle de plantas daninhas, independentemente de o herbicida ser posicionado para a parte aérea da planta ou via solo, como o caso das atrazinas.
( ) O modo ou o mecanismo de ação de um herbicida refere-se ao local onde ele atuará dentro da planta, no aparato fotossintético.
( ) O pH da calda de aplicação tem efeito direto na eficiência de funcionamento de herbicidas sobre as plantas daninhas.
( ) Uma das principais portas de entrada de herbicidas da superfície foliar para dentro das células da planta é a absorção via estômatos.
( ) Kow, solubilidade em água, caráter químico e pKa são propriedades dos herbicidas que influenciam no transporte por meio do plasmalema.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Entre as etapas envolvidas na calagem e adubação, a representatividade da amostra é uma das principais causas de erro.
II. A heterogeneidade dos atributos químicos é uma característica intrínseca dos solos e de seu manejo, sendo que a calagem e a adubação podem diminuir essa variabilidade espacial, melhorando a representatividade da amostra.
III. Para culturas perenes, a recomendação técnica é para amostrar o solo antes do plantio das mudas e/ou após a colheita para as adubações durante a fase vegetativa.
IV. Em áreas com sistema plantio direto implementado há mais de dois anos, a camada de amostragem para diagnóstico da fertilidade do solo é de zero a 20 cm, com eventual amostragem até 30 cm para fins de monitoramento da presença de alumínio trocável.
Quais estão INCORRETAS?
I. Uma precipitação pluviométrica de 25 mm/h é o mesmo que dizer 25 litros de água/m2 em uma hora ou o equivalente a 2,5 cm de lamina d’água/m2 .
II. A CAD de um determinado solo é a relação entre a quantidade de água que infiltrou no solo e foi efetivamente armazenada (em m3 /m3 ) sendo, posteriormente, disponibilizada para as plantas em uma determinada profundidade. Seu valor final é expresso em milímetros.
III. Evapotranspiração é a quantidade de água expressa em milímetros que saiu do solo por evaporação e foi para a atmosfera, sendo que parte desta água foi utilizada para produção de biomassa vegetal.
IV. A geada é formada pela condensação da umidade presente no solo e em sua superfície que, ao perder calor para a atmosfera, congela, formando cristais de gelo.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A temperatura da água utilizada no preparo da calda de pulverização tem influência direta e indireta na capacidade de dissolução dos diferentes produtos que compõem misturas em tanques.
II. Para herbicidas, na sua maior parte, o pH da calda de pulverização após preparo da calda deve ficar, preferencialmente, abaixo de 5,0, sendo considerado ácido.
III. Uma das características da chamada “água dura” para preparo da calda é a elevada quantidade de elementos, como o cálcio e o magnésio, bem como baixo pH.
IV. Uma das estratégias de aumentar o efeito de controle de plantas daninhas é a combinação de mais de um produto químico com ação herbicida, associado à presença de adjuvantes e tomados os devidos cuidados no preparo da calda, como a verificação de pH, por exemplo.
Quais estão INCORRETAS?
I. O entendimento do balanço de radiação da superfície da terra é possível graças à aplicação da Lei de Stefan-Boltzmann.
II. Entende-se por fotoperíodo o valor médio do intervalo entre o nascer e o pôr do sol em cada dia, dentro de cada mês, também denominado de duração média do dia.
III. O solstício de inverno e o solstício de verão correspondem ao maior e menor número de horas de sol, respectivamente, na superfície terrestre.
IV. A radiação solar, com comprimentos de onda entre 400 e 700 nm, corresponde à Radiação fotossinteticamente ativa, também conhecida como PAR.
Quais estão INCORRETAS?
( ) O índice SMP, cujo valor é utilizado para o cálculo da acidez ativa do solo, utilizado para recomendação da quantidade de calagem para os Estados do RS e de SC, tem seu método baseado no pH de equilíbrio de uma suspensão de solo com uma solução tampão pH 7,5.
( ) A CTC a pH 7,0 é chamada de acidez potencial, sendo diferente da CTC efetiva por incluir toda a acidez potencial na CTC, ou seja, representa os íons H+ dissociáveis e o Al3 + deslocado à solução do solo.
( ) Cálcio, magnésio e alumínio trocáveis são os principais cátions do complexo de troca no solo, sendo os dois primeiros considerados macronutrientes secundários e o terceiro, embora nutriente, é toxico para o crescimento das raízes das plantas quando em concentração na solução do solo.
( ) O pH do solo é obtido por meio da medição eletroquímica da atividade de íons H+ da suspenção solo-água, na proporção 1:1, permitindo a estimativa da acidez ativa do solo.
( ) A acidez potencial é estimada pelo índice SMP, com valor expresso em cmolc/dm3 . Sua interpretação é dada por faixas, sendo classificada como muito baixa, baixa, média, alta e muito alta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) A Anastrepha spp. é uma das principais pragas que acometem a maioria das plantas frutíferas, não sendo os adultos o problema, mas sim a fase larval.
( ) A Grapholita molesta é um lepidóptero que acomete as extremidades dos ramos e também frutos, sendo seu ataque concentrado mais na cultura do pessegueiro, da ameixa, da pereira e da macieira.
( ) O ataque da mariposa oriental, muitas vezes, é confundido com o ataque da Grapholita, porém a lagarta da mariposa apresenta cabeça preta e o corpo levemente rosado e o dano causado na fruta caracteriza-se por ser um dano seco, ao passo que a da Grapholita é de coloração esbranquiçada e causam um dano de aspecto viscoso.
( ) A Pseudaulacaspis pentagona é uma praga que ataca as frutíferas da família das rosáceas, principalmente o pessegueiro e a ameixeira.
( ) Uma das principais diferenças entre a Ceratitis capitata e a Anastrepha spp. é que a segunda apresenta o ovopositor mais curto que a primeira, por isso ataca as frutas em estágio de maturação mais avançado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A informação “trigo com PH 80”, significa dizer que 100 litros do cereal pesam 80 kg.
II. O desempenho da farinha na indústria está relacionado às suas propriedades reológicas, como viscosidade, plasticidade, elasticidade e extensibilidade.
III. Referente à dureza dos grãos, dizer que um trigo é mole, significa dizer que possui baixo teor de glúten e, normalmente, resulta em uma massa fraca, farinha muito fina, de coloração branca, motivo pelo qual é utilizado para fabricação de biscoitos, bolos e tortas.
IV. A escala de Zadoks é utilizada para estudar a fenologia do trigo, onde as fases vegetativa e reprodutiva da planta são descritas através de um código de três dígitos, relacionado à morfologia externa da planta.
Quais estão corretas?
( ) Evitar a alternância de produção, melhorar a coloração e qualidade da fruta, evitar o rompimento de ramos e melhorar a resistência das plantas são alguns dos objetivos do raleio.
( ) De um modo geral, quanto mais cedo for efetuado o raleio, maiores serão os benefícios obtidos, sendo assim, os resultados serão melhores se ralearmos as flores ao invés de frutas ou botões florais ao invés de flores.
( ) Qualquer que seja a espécie e o método utilizado, o raleio deve ser mais intenso nas cultivares de maturação mais precoce e ciclo mais curto.
( ) O raleio químico consiste na aplicação de substâncias que causam queda de flores e/ou de frutas.
( ) Uma das principais desvantagens do raleio químico é o maior risco de danos devido às geadas tardias, visto que o raleio químico é realizado durante a floração.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A tomada de decisão quanto à recomendação de calagem é baseada na sensibilidade da cultura, no grau de acidez do solo e, em alguns casos, também no sistema de produção.
II. Quando o valor de pH do solo é maior do que o do pH de referência, não há resposta econômica à calagem.
III. Em solos com baixo poder tampão, a necessidade de calagem leva em consideração não mais o índice SMP, mas sim equações que integram o teor de matéria orgânica do solo e de alumínio trocável.
IV. Para sistemas de cultivo que usam de alagamento permanente como o arroz em sistema pré-germinado, não há necessidade de aplicação de calcário como corretivo da acidez do solo, mas deve-se ficar atento à saturação por bases e teores de cálcio e magnésio.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Preventiva.
2. Cultural.
3. Físico ou mecânico.
4. Químico.
5. Biológico.
Coluna 2
( ) A estratégia tem por objetivo a introdução do agente, ocorrendo uma redução, com a população da planta daninha em um nível abaixo do dano econômico, e, portanto, não ocorre a erradicação da planta daninha.
( ) Possui uma ação rápida e eficaz no controle de grande número de espécies em uma comunidade infestante.
( ) Compreende as diversas operações durante todo o ciclo da cultura, visando manter o solo, a cultura implantada e o nível de infestação das plantas daninhas sob condições tais quais não restrinjam o desenvolvimento normal das plantas cultivadas e, consequentemente, não interfiram na produtividade.
( ) Tem, por entre os objetivos, a escolha de variedades mais adaptadas às condições locais, propiciando rápido crescimento e ocupação do espaço físico frente às espécies indesejáveis.
( ) Tem como estratégia o uso de sementes certificadas, a limpeza dos equipamentos de preparo do solo e colheita e a utilização de dejetos compostados e estabilizados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Nessas áreas, independentemente do cultivo e das características das sementes, o principal problema no estabelecimento de um bom estande de plantas está na drenagem do solo.
II. Uma das etapas a serem seguidas para viabilizar uma transição segura da lavoura de soja em áreas arrozeiras está na mudança na gestão ou no modo de pensar a lavoura tradicional.
III. A desestruturação do solo é por meio de arações e gradagens. Esse é um dos fatores que mais prejudica a lavoura de soja em áreas arrozeiras.
IV. O uso de hastes sulcadoras frente ao escarificador tem efeitos positivos similares ao escarificador no que tange à redução de problemas de compactação e entrega de produtividade em soja cultivada em terras baixas.
Quais estão corretas?
I. Boa parte das espécies de pinus não precisa de aportes em fertilizantes e corretivos de solo, pois apresentam a capacidade de se desenvolver, mesmo em solos de baixa fertilidade e secos por natureza ou degradados e abandonados.
II. O Pinus elliottii tem uma preferência natural por solos ácidos e arenosos localizados, sobretudo, em baixadas e junto a cursos d´água, bem como, de maneira geral, em áreas com o lençol freático próximo à superfície.
III. Similar ao Pinus elliotti, a madeira de Pinus taeda é de alta qualidade para muitos usos, como construção civil, fabricação de móveis, chapas e celulose. Além disso, é uma espécie produtora de resina.
IV. De todas as espécies de eucalipto com valor utilitário de madeira, surge, com destaque, no setor de marcenaria, o lenho do Eucalipto citriodora. No que concerne à produção de óleos essenciais, essa espécie ao lado de Eucalipto globulus, colocando-se entre as melhores espécies neste campo industrial.
Quais estão INCORRETAS?
I. O uso do solo de acordo com sua capacidade de uso e a preservação de ambientes ecologicamente sensíveis como banhados, nascentes e ambientes ripários é convergente com as necessidades atuais da agricultura conservacionista.
II. Sistemas produtivos com baixo aporte de palha e raízes, como o caso da sucessão soja-aveia, soja-trigo, comparativamente a outros mais complexos como soja-nabo, forrageiro-trigo ou milho-feijão-nabo, forrageiro-trigo/aveia, mesmo em sistema plantio direto, não têm sido suficiente para melhorias nos atributos físicos e químicos de solo a ponto de reduzir perdas de solo e de água.
III. A manutenção e melhoria da fertilidade do solo passa pela dissipação da energia cinética da gota de chuva e da necessidade de “disciplinar” o excedente de água que não tem capacidade de se infiltrar no solo.
IV. A falha de resíduos culturais sobre o solo, sinônimo de baixa quantidade de resíduos, tem sido um dos principais problemas ainda presentes nas lavouras, fato que está associado ao monocultivo e/ou ausência de rotação de culturas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Temperaturas menores ou iguais a 10°C ou superiores a 40°C diminuem a capacidade de retenção de vagens.
( ) A demanda máxima de água pela cultura se dá na floração, com uma demanda de 7 a 8 mm/dia.
( ) Para uma população de plantas estabelecidas de 330 mil plantas/ha, com um espaçamento entre linhas de 50 cm, considera-se como uma boa distribuição de sementes na linha de semeadura, quando o percentual cumulativo de duplas e falhas estiver abaixo de 30%.
( ) A técnica da coinoculação com bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Rhizobium e Azospirillum é uma prática importante para suprimento de N para bom desenvolvimento da cultura.
( ) O uso de sementes salvas pelo produtor é uma técnica que entrega baixa resposta produtiva para cultivares com alta exigência de tecnologia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A toxicidade de defensivos agrícolas é expressa pela DL50 que, na prática, significa saber qual a quantidade de produto tóxico em mg/kg de peso vivo são necessários para matar 50% de uma população de animais.
II. Os EPIs mais comumente utilizados são os jalecos de mangas compridas, calça em algodão de baixa permeabilidade, viseira, máscaras com 10 ou mais camadas de filtragem de ar, óculos e avental, luvas de nitrila, botas e chapéu de abas largas impermeáveis.
III. O Receituário Agronômico exige, mas não impõe, a responsabilidade profissional em toda sua amplitude no manuseio e posicionamento de defensivos, por exemplo. Ele é o documento pelo qual o profissional informa ao usuário final as responsabilidades e dosagens sobre o uso de determinado produto.
IV. O preparo da calda é uma das operações mais perigosas para o homem e o meio ambiente, pois o produto é manuseado em altas concentrações.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Fosfato monoamônico.
2. Superfosfato simples.
3. Cloreto de potássio.
4. Fosfato natural.
5. Ureia.
Coluna 2
( ) 58% de K2O em água.
( ) 48% de P2O5 em CNA+água ou 44% de P2O5 em água.
( ) 45% de N.
( ) 4% de P2O5 em ácido cítrico ou 27% de P2O5 total (farelado).
( ) 18% de P2O5 em CNA+água ou 15% de P2O5 em água.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: