Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico de Emergência
Foram encontradas 24 questões
( ) O Código de Ética Médica, de acordo com a composição e descrição de suas normas diceológicas, estabelece que o médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida e, quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade. ( ) Em relação aos documentos médicos, é vedado ao médico deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente, quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina. ( ) No campo da bioética, a prática médica e o princípio da beneficência estão associados, pois a medicina como atividade humana é por necessidade uma forma de beneficência. Em um primeiro momento, o princípio da beneficência tenta a promoção da saúde e a prevenção da doença e, em segundo lugar, pesa os bens e os males buscando a prevalência dos primeiros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Um caso de doença infecciosa pode ser um fator de risco a outras pessoas. II. Um surto de uma doença infecciosa pode exigir uma abordagem de emergência de saúde pública nacional ou internacional. III. A eficácia de uma vacina contra uma doença infecciosa será superior a 90%, se o coeficiente de incidência em não vacinados é 95% e o coeficiente de incidência em vacinados é 12%.
Quais estão corretas?
( ) A estratificação de alto risco de pneumonia pode incluir, entre outras características, uma história clínica de paciente que tenha idade acima de 50 anos, história de câncer ou insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular, nefropatia ou hepatopatia e os achados físicos de alto risco, tais como a taquicardia, a hipotensão arterial, a taquipneia e o estado mental alterado. ( ) A pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar causada por inalação de secreções orofaríngeas colonizadas por bactérias e pode ser vista em pacientes idosos com disfagia, tais como vítimas de acidente vascular cerebral, e naqueles com má higiene dentária. ( ) Salvo em pacientes que não apresentam uma resposta imune, como na neutropenia grave, ou quando o processo infeccioso é muito precoce, todo paciente com pneumonia deve ter infiltrado pulmonar visível que poderá ser identificado por radiografia de tórax e cujo padrão de infiltração poderá fornecer pistas diagnósticas da pneumonia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Um dos critérios para o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é o supradesnivelamento do segmento ST em duas ou mais derivações anatomicamente contíguas, podendo o eletrocardiograma estar normal nos estágios mais precoces desse evento. Ocorrem três estágios durante o infarto: apiculamento seguido de inversão da onda T, elevação do segmento ST e aparecimento de novas ondas Q. II. Sobrecarga ventricular direita: pode-se perceber um desvio do eixo à direita maior ou igual a 110º, onda R dominante em V1 e onda R em V1 maior ou igual a 7 mm, associada à hipertensão pulmonar primária ou secundária. III. Sobrecarga ventricular esquerda: um dos critérios é a amplitude da onda S em V1 ou V2 mais a amplitude da onda R em V5 ou V6 maior ou igual a 25 mm. Outro critério é onda R em D1 mais a onda S em D3 acima de 15 mm, ambos os critérios podem estar associados à ocorrência de hipertensão arterial sistêmica.
Quais estão corretas?
( ) Trata-se de uma emergência clínica que pode colocar em risco a vida da paciente. ( ) A adição de três ou mais medicações novas no mesmo dia pode ser causa desse quadro psiquiátrico. ( ) Uso de sondas vesical ou nasoentérica são causas potenciais de seu delirium.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Álcool: fala pastosa, euforia, alterações comportamentais, reflexos diminuídos, alteração de consciência, náuseas e vômitos. O manejo inclui a reidratação para pacientes desidratados; correção da glicemia, se necessário, e concomitante à administração de tiamina, caso haja evidência de encefalopatia de Wernicke. II. Cocaína: euforia, disforia, inibição adrenérgica generalizada, labilidade emocional, hipotensão postural e ataques de pânico. A Naloxona é o agente preferencial para o manejo, deve ser administrada para reversão da intoxicação aguda, pois atua por cerca de 40 minutos, tempo equivalente à meia-vida da cocaína. III. Benzodiazepínicos: fala arrastada, depressão respiratória, sonolência, prejuízos na cognição e nistagmo. O manejo com haloperidol deve ser utilizado em quadros graves com depressão do sistema nervoso central ou respiratória.
Quais estão corretas?
Em relação ao tratamento, assinale a alternativa correta.