Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico do Adolescente

Foram encontradas 24 questões

Q1775847 Medicina
Analise as seguintes assertivas relacionadas ao Código de Ética Médica vigente ou a respeito de bioética e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Código de Ética Médica, de acordo com a composição e descrição de suas normas diceológicas, estabelece que o médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida e, quando envolvido na produção de conhecimento científico, o médico agirá com isenção, independência, veracidade e honestidade com vista ao maior benefício para os pacientes e para a sociedade. ( ) Em relação aos documentos médicos, é vedado ao médico deixar de fornecer cópia do prontuário médico de seu paciente, quando de sua requisição pelos Conselhos Regionais de Medicina. ( ) No campo da bioética, a prática médica e o princípio da beneficência estão associados, pois a medicina como atividade humana é por necessidade uma forma de beneficência. Em um primeiro momento, o princípio da beneficência tenta a promoção da saúde e a prevenção da doença e, em segundo lugar, pesa os bens e os males buscando a prevalência dos primeiros.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1775848 Medicina
Analise os conceitos aplicáveis à epidemiologia em saúde e assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1775849 Medicina
Analise as seguintes assertivas sobre a epidemiologia das doenças infecciosas:
I. Um caso de doença infecciosa pode ser um fator de risco a outras pessoas. II. Um surto de uma doença infecciosa pode exigir uma abordagem de emergência de saúde pública nacional ou internacional. III. A eficácia de uma vacina contra uma doença infecciosa será superior a 90%, se o coeficiente de incidência em não vacinados é 95% e o coeficiente de incidência em vacinados é 12%.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1775851 Medicina
Analise as seguintes assertivas a respeito de pneumonia e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A estratificação de alto risco de pneumonia pode incluir, entre outras características, uma história clínica de paciente que tenha idade acima de 50 anos, história de câncer ou insuficiência cardíaca congestiva, doença cerebrovascular, nefropatia ou hepatopatia e os achados físicos de alto risco, tais como a taquicardia, a hipotensão arterial, a taquipneia e o estado mental alterado. ( ) A pneumonia por aspiração é uma infecção pulmonar causada por inalação de secreções orofaríngeas colonizadas por bactérias e pode ser vista em pacientes idosos com disfagia, tais como vítimas de acidente vascular cerebral, e naqueles com má higiene dentária. ( ) Salvo em pacientes que não apresentam uma resposta imune, como na neutropenia grave, ou quando o processo infeccioso é muito precoce, todo paciente com pneumonia deve ter infiltrado pulmonar visível que poderá ser identificado por radiografia de tórax e cujo padrão de infiltração poderá fornecer pistas diagnósticas da pneumonia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1775852 Medicina
Um cidadão com 65 anos, portador de fibrilação atrial, é conduzido ao Setor de Emergência de um hospital. Seus familiares informam que há cerca de 60 minutos, enquanto assistia sentado a um jogo de futebol, teve uma paralisia súbita do lado direito e dificuldade de expressar e compreender a fala. Não havia relato ou confirmação de episódios semelhantes ocorridos no passado. Não havia história de trauma craniano pregresso. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1775854 Medicina
A respeito da qualidade assistencial e da segurança do paciente, sobre erros diagnósticos ou erros de medicação, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1775855 Medicina
Analise as seguintes associações entre as alterações eletrocardiográficas, suas características ou critérios e as respectivas patologias:
I. Um dos critérios para o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é o supradesnivelamento do segmento ST em duas ou mais derivações anatomicamente contíguas, podendo o eletrocardiograma estar normal nos estágios mais precoces desse evento. Ocorrem três estágios durante o infarto: apiculamento seguido de inversão da onda T, elevação do segmento ST e aparecimento de novas ondas Q. II. Sobrecarga ventricular direita: pode-se perceber um desvio do eixo à direita maior ou igual a 110º, onda R dominante em V1 e onda R em V1 maior ou igual a 7 mm, associada à hipertensão pulmonar primária ou secundária. III. Sobrecarga ventricular esquerda: um dos critérios é a amplitude da onda S em V1 ou V2 mais a amplitude da onda R em V5 ou V6 maior ou igual a 25 mm. Outro critério é onda R em D1 mais a onda S em D3 acima de 15 mm, ambos os critérios podem estar associados à ocorrência de hipertensão arterial sistêmica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1775856 Medicina
Uma paciente com 67 anos foi submetida à cirurgia pélvica decorrente de neoplasia de ovário. No terceiro dia pós-operatório foi transferida para uma enfermaria e iniciou quadro súbito de perturbação da consciência, agitação psicomotora, delírios, ilusões e alucinações visuais. Analise as seguintes assertivas sobre o quadro psiquiátrico de delirium e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Trata-se de uma emergência clínica que pode colocar em risco a vida da paciente. ( ) A adição de três ou mais medicações novas no mesmo dia pode ser causa desse quadro psiquiátrico. ( ) Uso de sondas vesical ou nasoentérica são causas potenciais de seu delirium.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1776473 Medicina
No campo relativo às doenças psiquiátricas e à saúde mental, analise as seguintes assertivas sobre cada substância, seus respectivos sintomas de intoxicação aguda e seu manejo:
I. Álcool: fala pastosa, euforia, alterações comportamentais, reflexos diminuídos, alteração de consciência, náuseas e vômitos. O manejo inclui a reidratação para pacientes desidratados; correção da glicemia, se necessário, e concomitante à administração de tiamina, caso haja evidência de encefalopatia de Wernicke. II. Cocaína: euforia, disforia, inibição adrenérgica generalizada, labilidade emocional, hipotensão postural e ataques de pânico. A Naloxona é o agente preferencial para o manejo, deve ser administrada para reversão da intoxicação aguda, pois atua por cerca de 40 minutos, tempo equivalente à meia-vida da cocaína. III. Benzodiazepínicos: fala arrastada, depressão respiratória, sonolência, prejuízos na cognição e nistagmo. O manejo com haloperidol deve ser utilizado em quadros graves com depressão do sistema nervoso central ou respiratória.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1776477 Medicina
Segundo a classificação puberal de Tanner, que encontramos na Caderneta de Saúde do Adolescente, as descrições “aumento do pênis em comprimento” e “projeção da aréola e da papila, com aréola saliente em relação ao contorno da mama” estão presentes, respectivamente, nos estágios:
Alternativas
Q1776478 Medicina
Um menino cisgênero de 13 anos e 9 meses, acompanhado de sua mãe, vem à consulta com o/a Hebiatra trazendo a queixa de “desenvolvimento atrasado”. Diz que todos os seus colegas da mesma idade já têm pelos axilares, muitos já engrossaram a voz, alguns já têm até barba, e isso tem deixado o jovem muito angustiado. Ao exame clínico, identifica-se ausência de pelos pubianos, axilares ou faciais, pênis de tamanho infantil e volume testicular de 4 ml (verificado através do orquidômetro). A melhor conduta nesse caso é:
Alternativas
Q1776479 Medicina
Analise as seguintes assertivas sobre os aspectos éticos e legais do atendimento a adolescentes:
I. É vedado ao médico ou médica: revelar segredo profissional referente a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou responsáveis legais, desde que o menor tenha capacidade de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprios meios para solucioná-lo, salvo quando a não revelação possa acarretar danos ao paciente. II. Algumas situações de saúde que oferecem risco ou aumento da vulnerabilidade de pacientes adolescentes permitem que o médico ou a médica rompam com o sigilo da consulta, tais como gravidez, AIDS, ideação suicida, início da atividade sexual, drogadição e recusa ao tratamento. III. Os adolescentes não podem ser atendidos sem o acompanhamento de pais ou responsáveis legais, exceto em situações emergenciais, como atendimentos que ofereçam risco imediato à saúde do jovem.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1776480 Medicina
Nome social é a designação pela qual as pessoas travestis e transexuais se identificam e são socialmente reconhecidas. No caso das(os) adolescentes travestis e transexuais, a não adoção do nome social pelos serviços de saúde pode contribuir para o afastamento dos seus cuidados em saúde. Isto posto, e levando em consideração os aspectos éticos e legais da consulta de adolescentes, a melhor conduta em um atendimento de saúde seria:
Alternativas
Q1776481 Medicina
A questão do uso de drogas é uma das situações mais duras e difíceis enfrentadas por nossa sociedade contemporânea e extremamente desafiante às equipes de saúde. Em relação ao manejo de adolescentes que usam substâncias psicoativas, analise as assertivas abaixo:
I. Para o período da adolescência não há a distinção legal que adotamos para indivíduos adultos de drogas “lícitas” e “ilícitas”, pois antes dos 18 anos todas as drogas são “ilícitas”. II. As práticas da Política de Redução de Danos, como distribuição de preservativos penianos e vaginais, cachimbos e protetores labiais para usuários de crack, e tubos de silicone para usuários de cocaína não devem ser utilizadas na população adolescente. Isto porque, devido à maior imaturidade cognitiva dos jovens, tal estratégia pode ser percebida por eles como um estímulo ao uso de drogas. III. O uso que cada adolescente faz de determinada substância é totalmente individual e particular e nem todos os pacientes irão precisar de tratamento especializado. É de suma importância que o profissional de saúde identifique qual a relação que o jovem tem com a droga em questão, percebendo inclusive qual o nível de interferência que a substância faz em sua vida escolar, familiar e relação com amigos, para poder oferecer a melhor abordagem. IV. O tratamento sob a forma de internação em serviços especializados será necessário na maioria dos casos de adolescentes usuários de drogas, principalmente em relação aos usuários de cocaína e crack.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1776482 Medicina
Um paciente de 15 anos, identificado ao nascimento como “sexo masculino”, nome de registro Victor, vem ao seu atendimento ambulatorial relatando que se identifica como menina e prefere ser chamada pelo nome de Hanne. Durante a consulta, relata que está namorando com um colega da escola, um menino da mesma idade, que se identifica com o gênero que lhe foi dado ao nascimento, e se chama Rodrigo. Em relação à identidade de gênero, podemos afirmar que Hanne é __________, e Rodrigo é _________. Além disso, a partir do relacionamento dos dois, e em relação à orientação sexual, podemos dizer que Hanne é _________, e Rodrigo é __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1776483 Medicina
A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença multifatorial que implica em um aumento significativo da morbimortalidade da população mundial. O diagnóstico precoce e preciso dessa situação, desde a infância e adolescência, é fundamental. Uma menina de 12 anos e 3 meses vem ao atendimento ambulatorial com queixa de nucalgia frequente há 4 meses e sua mãe está muito preocupada com a possibilidade de sua filha ter “pressão alta”. No caso do atendimento dessa jovem, os parâmetros de normalidade dos níveis pressóricos diastólicos e sistólicos serão avaliados:
Alternativas
Q1776484 Medicina
A acne é uma patologia que pode afetar de forma importante a autoestima de pacientes adolescentes. Qual classe de antimicrobianos está associada ao surgimento de pseudotumor cerebral em pacientes com uso concomitante de isotretinoína oral?
Alternativas
Q1776485 Medicina
As adolescentes amamentam com menor frequência e por menos tempo quando em comparação com mães adultas. Analise as afirmações abaixo em relação a mães adolescentes:
1. Dificuldade de lidar com a gestação e as mudanças do corpo, que se sobrepõem às mudanças do próprio corpo adolescente. 2. Sentimentos de medo da dor e de se "sentirem presas" pelo bebê. 3. Baixa escolaridade causada por repetências escolares. 4. Idade maior que 16 anos. 5. Reação positiva em relação à gestação adolescente por parte de sua família. 6. Necessidade de retorno à escola ou ao trabalho sem terem acesso facilitado a equipamentos sociais (creches, escolinhas, etc.). 7. Falta de apoio do pai do bebê, e da família. 8. Intervenção das equipes de saúde com as avós dos bebês de mães adolescentes. 9. História prévia das próprias mães adolescentes terem sido amamentadas quando bebês.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações que indicam fatores que DIMINUEM o desmame precoce de bebês de mães adolescentes é:
Alternativas
Q1776486 Medicina
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso de telas, redes sociais e internet por adolescentes, conforme o Manual de Orientação “#MENOS TELAS #MAIS SAÚDE”, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Alternativas
Q1776487 Medicina
Em relação ao atendimento médico de adolescentes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No momento da anamnese, é importante que o adolescente tenha um momento sozinho com o seu médico ou médica, sem a presença dos seus acompanhantes, para estimular sua autonomia em saúde e para deixá-lo confortável em conversar assuntos mais privados. ( ) Estimula-se que os pais ou responsáveis legais estejam presentes em algum momento da anamnese. ( ) Os adolescentes em internação hospitalar têm direito a um acompanhante durante todo o período que estiverem no hospital, desde que este seja do mesmo gênero que o paciente (para evitar constrangimentos em enfermarias coletivas, por exemplo). ( ) Independentemente do motivo que traz o adolescente à consulta, o/a Hebiatra deve aproveitar a oportunidade para realizar ações de educação em saúde, como conversar com o jovem sobre sexualidade, perspectivas de futuro, relacionamento com amigos, desempenho escolar, etc. ( ) O exame físico da genitália e a classificação puberal de Tanner deverá ser feita, preferencialmente, numa segunda ou terceira consulta, para que o adolescente sinta-se mais confortável com o(a) profissional de saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: E
6: B
7: C
8: A
9: A
10: B
11: C
12: A
13: A
14: A
15: E
16: E
17: B
18: D
19: C
20: D