Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico (Infectologia Pediátrica)
Foram encontradas 30 questões
Considerando o Decreto nº 7.508/2011, Seção II, da Articulação Interfederativa, sobre o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde, assinale a alternativa correta.
Conforme a Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, há responsabilidades comuns a todas as esferas de governo. Em relação às responsabilidades comuns descritas no Art. 7º, analise as assertivas a seguir:
I. Verificar a qualidade e a consistência de arquivos dos sistemas de informação enviados pelos municípios, de acordo com prazos e fluxos estabelecidos para cada sistema, retornando informações aos gestores municipais.
II. Garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das UBS, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes.
III. Organizar os serviços para permitir que a Atenção Básica atue como a porta de entrada preferencial e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
IV. Organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado, instituindo e garantindo os fluxos definidos na Rede de Atenção à Saúde entre os diversos pontos de atenção de diferentes configurações tecnológicas, integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão, para garantir a integralidade do cuidado.
Quais estão corretas?
O Pacto pela Saúde, de 2006, tem como base os princípios constitucionais do SUS, com ênfase nas necessidades de saúde da população, e implica no exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. São prioridades do Pacto pela Vida para 2006, EXCETO:
A Lei nº 8.080/1990, e suas alterações posteriores, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. O Art. 23 foi alterado por redação dada pela Lei nº 13.097/2015, sendo assim, de acordo com a nova redação, assinale a alternativa correta sobre os casos relacionados à permissão da participação direta ou indireta, de empresas, ou de capital estrangeiro, na assistência à saúde.
Considerando a Lei nº 8.080/1990, que teve a inclusão do capítulo VIII, pela Lei nº 12.401/2011, é INCORRETO afirmar que:
Sobre a doença da arranhadura do gato, é INCORRETO afirmar que:
Um paciente, com internação prolongada na UTI, apresenta quadro de infecção primária da corrente sanguínea por Escherichia coli. O laboratório informa que a bactéria é produtora de betalactamase de espectro estendido (ESBL). No antibiograma, consta susceptibilidade a sulfametoxazol-trimetoprim, gentamicina, piperacilina-tazobactam, meropenem, polimixina e resistência a cefalosporinas de primeira, segunda, terceira e quarta geração, amoxicilina-clavulanato e ciprofloxacino. Visando o melhor desfecho clínico para o paciente e levando em consideração os princípios do uso judicioso dos antimicrobianos, qual é a melhor alternativa terapêutica?
Sobre o pneumococo, é correto afirmar que:
Sobre a vacina da varicela, é correto afirmar que:
Sobre infecções em pacientes oncológicos, é INCORRETO afirmar que:
Sobre as encefalites agudas, é correto afirmar que:
Em relação à diarreia por Clostridioides difficile, é INCORRETO afirmar que:
Sobre a apendicite aguda, é INCORRETO afirmar que:
Sobre estafilococos coagulase-negativa, é INCORRETO afirmar que:
Sobre as arboviroses, é correto afirmar que:
Em relação aos antimicrobianos, assinale a alternativa correta.
Sobre o recém-nascido exposto à mãe com tuberculose bacilífera, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a infecção latente pelo M. tuberculosis (ILTB), é correto afirmar que:
Sobre o manejo da infecção pelo HIV em criança, analise as assertivas a seguir:
I. Antes de iniciar a terapia antirretroviral com raltegravir, é necessário solicitar pesquisa de HLA B5701.
II. Pacientes em uso de tenofovir, lamivudina e dolutegravir, e que necessitam realizar tratamento para tuberculose, necessitam obrigatoriamente modificar o esquema antirretroviral.
III. Paciente de 8 meses com diagnóstico de HIV, CD4 total de 1800 células/mm3 e percentual de 30% pertence à classificação imunológica 1 e, portanto, não necessita de profilaxia contra pneumocistose.
Quais estão corretas?
Conforme as últimas Notas Informativas do Ministério da saúde sobre o manejo da exposição e infecção pelo HIV, é correto afirmar que: