Questões de Concurso Público GHC-RS 2021 para Médico (Medicina Intensiva)
Foram encontradas 26 questões
( ) O Conselho da Saúde, como instância colegiada do SUS, com a representação dos vários segmentos sociais em cada esfera de governo, reunir-se-á pelo menos semestralmente. ( ) Os recursos do Fundo Nacional de Saúde serão alocados como investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder legislativo, e aprovados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. ( ) Os Conselhos de Saúde e as Conferências de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Descolamento da retina. 2. Oclusão da artéria central da retina. 3. Neurite óptica.
Coluna 2 ( ) Perda súbita da visão unilateral, normalmente sem sinal de percepção de luz, associada a fatores de risco para doença aterosclerótica. ( ) Perda de visão unilateral progressiva, variável, ao longo de dias, desconforto retro-ocular com movimento dos olhos, associada com esclerose múltipla. ( ) Aparecimento súbito de flashes de luz, moscas volantes ou escotomas, seguido de turvamento visual unilateral, com piora progressiva, associada com degeneração do vítreo ou retinopatia diabética.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. Sempre que participar de pesquisas envolvendo seres humanos ou qualquer animal, o médico respeitará as normas éticas nacionais, bem como protegerá a vulnerabilidade dos sujeitos da pesquisa. II. É direito do médico recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. III. É vedado ao médico manter vínculo de qualquer natureza com pesquisas médicas em seres humanos que usem placebo de maneira isolada em experimentos, quando houver método profilático ou terapêutico eficaz.
Quais estão corretas?
( ) Nos ensaios clínicos, são características da randomização: ela deve alocar intervenções aleatoriamente, nos grupos de tratamento e controle e as alocações devem ser invioláveis, objetivando eliminar o confundimento por variáveis basais. Nesse delineamento, o cegamento elimina o confundimento por cointervenções, embora não tenha o objetivo de minimizar vieses na avaliação e na adjudicação dos desfechos. ( ) Quando comparados aos estudos prospectivos ou retrospectivos de coortes, a principal vantagem dos ensaios clínicos é poder fornecer a inferência causal mais definitiva para orientar as diretrizes para a prática clínica. ( ) A alocação aleatória dos participantes no grupo de intervenção e no grupo de controle garante que fatores como idade, sexo e outras características prognósticas basais que confundiriam uma associação observada, incluindo fatores desconhecidos ou não aferidos, sejam distribuídas igualmente entre os grupos randomizados na linha de base, exceto pela variação ao acaso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) São fatores precipitantes da CAD: ocorrência de infecções, infarto agudo do miocárdio, traumatismos e tratamento insulínico inadequado. ( ) A CAD é uma síndrome clínica que inclui hiperglicemia, cetose, depleção de volume e deficiência de eletrólitos, redução do ânion gap e acidose metabólica. ( ) Para compensar a acidose metabólica, pode ser constatada a respiração de Kussmaul no paciente, havendo uma hiperventilação como tentativa de gerar alcalose respiratória para compensar a acidose metabólica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Betabloqueadores. 2. Estatinas. 3. Bloqueadores de canais de cálcio não di-hidropiridínicos.
Coluna 2 ( ) Bradicardia, hiperplasia gengival, constipação e defeito na condução cardíaca. ( ) Hepatopatia, rabdomiólise e dor muscular. ( ) Depressão, bradicardia, broncoespasmo e impotência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Não deve ser utilizada em pacientes traqueostomizados que apresentem grande volume de secreção respiratória. II. Deve ser usada em pacientes traqueostomizados sempre com o balonete da cânula de traqueostomia insuflado. III. Pode ser utilizada em cânulas de traqueostomia com ou sem endocânula. IV. Não pode ser utilizada em cânulas metálicas de traqueostomia.
Quais estão INCORRETAS?
Referências: CI = índice cardíaco. SVV = variação do volume sistólico. SVRI = índice da resistência vascular sistêmica. ScvO2 = saturação venosa central de oxigênio.
Com base nessas informações, qual a conduta mais adequada a ser tomada em relação ao paciente?
Qual o diagnóstico provável e a causa da imunossupressão do paciente?
A. Baixa pressão de distensão alveolar. B. Baixo volume corrente. C. Posição prona. D. Uso de esteroides.
Quanto à evidência clínica, qual das alternativas abaixo traduz, da maior para a menor, a evidência clínica de benefício para os pacientes com SDRA e dependentes de suporte ventilatório invasivo?
Com base nessas informações, qual a conduta mais adequada a ser tomada em relação ao paciente?