Questões de Concurso Público Prefeitura de Candelária - RS 2021 para Orientador Social do SUAS
Foram encontradas 7 questões
Quanto aos objetivos da assistência social, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
( ) Amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
( ) Promoção da integração ao mercado de trabalho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre os princípios da Política Nacional do Idoso, analise as afirmações abaixo:
1. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
2. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
3. O idoso deve ser o principal agente e o destinatário das transformações a serem efetivadas através desta política.
4. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral. Com base nessa informação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as modalidades de acolhimento com as suas especificações.
Coluna 1
1. Abrigo Institucional.
2. Residência Inclusiva.
3. Casa de Passagem.
Coluna 2
( ) É uma unidade para acolhimento e proteção de indivíduos afastados do núcleo familiar, bem como para famílias que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos.
( ) Modalidade de serviço de acolhimento institucional oferecido a pessoas com deficiência com alto grau de dependência e que têm por finalidade contribuir para a construção progressiva da autonomia, inclusão social e comunitária, bem como o desenvolvimento de capacidades adaptativas para a vida diária.
( ) Este serviço é semelhante ao de uma residência e deve ser inserido em áreas residenciais. Todavia, não pode ser identificado com placas, a fim de evitar a estigmatização dos acolhidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando os direitos e deveres individuais e coletivos da Constituição Federal, analise as afirmações abaixo:
1. Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.
2. Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
3. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
4. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
5. Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos níveis de complexidade do SUAS.
( ) Proteção Social Básica.
( ) Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.
( ) Proteção Social de Atividade Arriscada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Constituição Federal, são brasileiros natos os:
I. Nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
II. Nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil.
III. Que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral.
Quais estão INCORRETAS?