Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1708987 Fisioterapia
As placas cartilaginosas epifisárias são formadas principalmente pela cartilagem articular sinovial e se dividem em zonas: de repouso, proliferativa e hipertrófica. Sobre essas zonas, analise as assertivas abaixo:
I. Zona de repouso: mais profunda, existem condrócitos, células responsáveis pela síntese da MEC, presente também nas outras camadas mais superficiais da cartilagem, como na zona proliferativa, no qual se expressa grandemente o colágeno tipo II e os agregados de proteoglicanas. II. Zona proliferativa: os condrócitos multiplicam-se ativamente e sintetizam diferentes tipos de moléculas de colágeno (tipo II, IX e XI), além das proteoglicanas específicas da cartilagem articular. III. Zona hipertrófica: importantes alterações e sínteses celulares, estimulados por fatores de necrose tumoral alfa (TNF-a), que culminam com a hipertrofia, o crescimento e a morte dos condrócitos, dando origem ao osso maduro.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708988 Fisioterapia
A espondilólise é caracterizada por um defeito na porção interarticular do istmo, chamada parte interarticular, que separa o arco neural em dois segmentos. Sobre as causas prováveis dessa patologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1708989 Fisioterapia
As lesões de ligamento colateral lateral do tornozelo ocorrem em atividades que exigem mudanças de direção rápidas, sobretudo quando realizadas em superfícies irregulares. O mecanismo usual de lesão do ligamento colateral lateral do tornozelo é:
Alternativas
Q1708991 Fisioterapia
Em relação à fratura de extremidade distal do rádio, temos a classificação de Fernandez, que é considerada útil, pois é fundamentada no mecanismo de lesão e indica uma forma de tratamento específico para cada nível de lesão. Analise as assertivas abaixo sobre a classificação de Fernandez nos seguintes tipos de fratura:
I. Tipo I: ocorre por extensão-compressão, e a metáfise falha por estresse; é a típica fratura de Colles ou Smith. II. Tipo II: ocorre por compressão articular. III. Tipo III: ocorre por cisalhamento, com fratura total da superfície articular. IV. Tipo IV: é uma fratura por avulsão sem lesão ligamentar associada. V. Tipo V: faz parte daquelas fraturas complexas ou combinadas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708992 Fisioterapia
Sobre as FEDRs (Fratura de Extremidade Distal do Rádio) com suas considerações biomecânicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um aspecto importante para se considerar no tratamento das FEDRs é a expectativa de carga que será suportada pelo rádio e pela ulna distais nas atividades de trabalho, de lazer e de esporte. ( ) A maneira como os padrões de carga através do punho modificam-se pelas alterações na geometria radial distal após uma fratura não tem importância. ( ) O encurtamento do rádio, outro parâmetro anatômico importante, deve ser restaurado no tratamento. ( ) O fisioterapeuta deve saber avaliar comparativamente o traço inicial da FEDR com o resultado alcançado com o tratamento médico e, assim identificar as modificações dos parâmetros biomecânicos, mesmo que isso não impacte sobre a funcionalidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: A
5: D