Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2021 para Médico Veterinário

Foram encontradas 3 questões

Q1708169 Veterinária
No que se refere à Brucelose, Tuberculose Animal e ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2000), sendo seu regulamento técnico revisto pela Instrução Normativa nº 10/2017, analise as assertivas abaixo:
I. O PNCEBT visa ao controle e à erradicação da brucelose e da tuberculose bovina e suína, causadas por bactérias das espécies Brucella ovis e Mycobacterium abortus, respectivamente.
II. A epididimite ovina, causada por Brucella ovis, não é considerada nas medidas propostas neste Programa, em virtude de ser doença de características distintas, estando seu controle a cargo do Programa Nacional de Sanidade de Caprinos e Ovinos.
III. A ações compulsórias consistem na vacinação de bezerras entre os três e oito meses de idade contra a brucelose e o controle do trânsito de animais, já as voluntárias consistem na certificação de propriedades livres de brucelose e/ou de tuberculose.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708170 Veterinária
A eficácia de um programa de promoção à saúde animal depende, em grande parte, da qualidade e da padronização dos meios de diagnósticos utilizados. No que se refere ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), analise as assertivas abaixo:
I. O Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) para brucelose, que é muito sensível e de fácil execução, constitui o único teste de rotina realizado por médicos veterinários habilitados.
II. O Teste Cervical Simples (TCS) é adotado como prova de rotina para tuberculose, e o Teste da Prega Caudal (TPC) é utilizado exclusivamente em gado de corte também como prova de rotina para tuberculose.
III. O Teste Cervical Comparativo (TCC) pode ser utilizado como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal ou como prova de rotina em rebanhos com histórico de reações inespecíficas, em estabelecimentos certificados como livres e em estabelecimentos com criação de bubalinos, visando garantir uma boa especificidade diagnóstica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1708172 Veterinária
O médico veterinário tem importante atuação no controle e na erradicação da tuberculose e brucelose. Sobre isso, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) destaca papeis importantes desses profissionais, como:
I. Para a Brucelose, a vacinação, tanto com a vacina B19 quanto com a vacina RB51, só pode ser realizada sob responsabilidade de médicos veterinários cadastrados no serviço veterinário oficial de seu estado de atuação.
II. Para trânsito interestadual destinado à reprodução, é dispensada a apresentação de resultados negativos aos testes de diagnóstico para brucelose e tuberculose.
III. O processo de certificação de propriedades livres de brucelose, de tuberculose ou de brucelose e tuberculose são realizados por médicos veterinários habilitados pelo MAPA.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A