Questões de Concurso Público Prefeitura de Tramandaí - RS 2021 para Medico Veterinário
Foram encontradas 10 questões
O vírus da raiva é um agente infeccioso que apresenta características comuns a outros vírus, como o fato de serem parasitos celulares obrigatórios, não possuírem metabolismo próprio e apresentarem uma menor quantidade de estruturas na sua constituição, quando comparados com bactérias ou com células eucariontes. Em relação a esses agentes infecciosos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os vírus não infectam células mortas sejam elas de animais ou de vegetais.
( ) Os ribossomos são os responsáveis pela adsorção dos vírus às células hospedeiras. ( ) A estrutura proteica que recobre o ácido nucleico viral é denominada capsídeo. ( ) Icosaédrica ou cúbica e helicoidal são denominações relativas à simetria do nucleocapsídeo. ( ) Quando presente, o envelope viral é sintetizado pelas moléculas de ribose do genoma do vírus infectante.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Muitas bactérias contêm pequenos elementos genéticos, denominados plasmídeos, que estão localizados no citoplasma e podem replicar-se independentemente. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. A maioria dos plasmídeos é circular e composta de DNA de fita dupla.
II. Seu tamanho é variável, mas é menor que o do genoma bacteriano.
III. Em muitas bactérias patogênicas, os plasmídeos codificam fatores de resistência a antibióticos.
IV. Plasmídeos no citoplasma bacteriano também podem ser transferidos por conjugação.
V. Plasmídeos também estão presentes no interior dos esporos das bactérias em forma de coco.
Quais estão corretas?
As doenças transmitidas por alimentos podem ser causadas pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos ou pelas suas respectivas toxinas. Dentro desta diversidade de agentes etiológicos, as infecções bacterianas são responsáveis pela maioria dos casos. Reconhecida como importante causa de epidemias esporádicas de diarreia sanguinolenta, a bactéria identificada como O157:H7 tem habilidade de produzir toxinas com um papel importante na patogênese da síndrome hemolítico-urêmica, que ocorre após episódio diarreico. Frequentemente isolado de alimentos de origem bovina (principalmente carnes de hambúrguer), e mais recentemente relacionado ao consumo de alimentos frescos como alface, broto de alfafa, vinho ou suco de maçã. Esse microrganismo é classificado como:
O Gênero Coronavírus contém muitos patógenos importantes de significado veterinário. Exibem acentuado tropismo por células epiteliais dos sistemas respiratório e entérico. Entre as doenças causadas por esses vírus encontra-se a gastroenterite transmissível, as enterites em cães e bovinos, a peritonite infecciosa. Nas galinhas, o vírus está associado à origem de qual das doenças abaixo?
Algas unicelulares, aclorofiladas, imóveis e de distribuição mundial foram isoladas a partir de água do mar, de lagos e rios, da seiva de árvores, de lama, de espécies animais, como porcos, ratos, bovinos, cães e gatos. Nos bovinos leiteiros, casos de infecção intramamária, geralmente de caráter crônico e que não respondem ao tratamento com antibióticos, são descritos na literatura. Os microrganismos com essas características descritas pertencem à espécie:
A Leucose Enzoótica Bovina (LEB) é uma doença caracterizada por linfocitose persistente, presença de anticorpos circulantes e desenvolvimento de linfossarcoma. Sinais clínicos da doença podem estar ausentes em vários animais, e um pequeno percentual dos animais infectados desenvolve linfossarcoma. A linfocitose persistente é a manifestação da infecção que ocorre em aproximadamente 50% dos animais infectados. Em relação à LEB, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A doença é causada por um retrovírus que não possui a enzima transcriptase reversa e é uma zoonose.
( ) As células-alvo para a infecção do vírus da LEB são os neutrófilos e os macrófagos. O linfossarcoma em geral requer muitos anos para tornar-se clinicamente evidente. ( ) Testes de Imunodifusão em Gel de Ágar são empregados para detectar anticorpos contra o vírus da LEB. ( ) A doença é mais prevalente nos bovinos de leite em comparação com os de corte.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A febre aftosa é uma doença infecciosa transmissível, causada por vírus que acomete animais biungulados, como: bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Os principais sintomas são febre, vesículas/úlceras/bolhas na boca, patas e nas tetas, perda de apetite, salivação e manqueira. O controle da doença é feito por vacinação de bovinos e bubalinos. Para atingir o nível de país livre da doença sem vacinação, o Brasil está adequando sua política sanitária e alguns estados já não vacinam seus rebanhos. Recentes alterações foram introduzidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) no esquema vacinal envolvendo algumas características do produto.
As principais alterações relacionadas à vacina foram:
Encefalopatia Espongiforme Bovina é uma doença priônica, assim como o Scrapie nos ovinos. Essa doença neurodegerativa progressiva de bovinos adultos foi inicialmente diagnosticada na Grã-Bretanha. Associado ao consumo humano da carne e/ou vísceras de bovinos de rebanhos britânicos e à ocorrência de encefalopatias espongiformes humanas, o caráter zoonótico da doença foi relacionado como uma nova variante de qual das encefalopatias humanas conhecidas?
O Gênero Brucella é formado por cocobacilos Gram negativas, imóveis, desprovidas de cápsula, esporo ou flagelo. As diferentes espécies bacterianas variam em relação à preferência pelo hospedeiro e ao grau de virulência dentro das espécies animais e entre elas. A brucelose pode ser transmitida para o homem através da ingestão de alimentos contaminados como o leite cru, através do contato com líquido amniótico contaminado pela bactéria, contato com pus e linfonodos contendo o agente. Entre as espécies conhecidas, qual delas não foi comprovada como agente zoonótico por não ter sido diagnosticada no ser humano?
Qual o sinal clínico mais evidente nos bezerros afetados pela infecção causada pelo Dictyocaulus viviparus?