Questões de Concurso Público Prefeitura de Tuparendi - RS 2021 para Cirurgião Dentista
Foram encontradas 10 questões
I. A efetividade da medida depende da continuidade da sua execução, durante anos seguidos, e da manutenção do teor adequado de flúor. O teor adequado e a variação aceitável não são definidos pela variação da temperatura no local.
II. Nas condições brasileiras, a fluoretação das águas deve ser considerada um direito de cidadania, pois, mesmo apresentando características socioeconômicas semelhantes e sendo expostas a outras fontes de flúor (como dentifrícios, por exemplo), populações privadas do benefício da fluoretação das águas apresentaram um valor 34,3% maior para o índice CPOD.
III. O Valor Máximo Permitido – VMP de fluoreto é 2 ppm, ou seja, 2 mg de fluoreto por litro de água. Na maior parte do território brasileiro, contudo, o teor ideal de flúor na água é de 1 ppm ou 1 mg de flúor por litro.
Quais estão corretas?
Em uma lesão de evolução rápida, pode ocorrer perda de odontoblastos, e a dentina ______________ poderá ser produzida por células semelhantes a odontoblastos. A dentina _______________ engloba a zona de peptonização e a zona de desmineralização superficial, e a dentina _______________ engloba a zona de desmineralização profunda e a zona de dentina hiperminaralizada (esclerose de túbulos).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) O índice CPI foi utilizado para identificar a presença de sangramento e cálculo na idade de 12 anos, sangramento, cálculo e bolsas periodontais rasas (de 3mm a 5mm) e profundas (6mm ou mais) nos grupos representativos dos adolescentes (de 15 a 19 anos), dos adultos (de 35 a 44 anos) e dos idosos.
( ) A Região Sul foi onde se identificou o maior percentual de adultos com cálculo (30,5%) e com bolsas (21,7%), sendo 16,7% rasas.
( ) A presença de cálculo dentário aumenta com a idade, atingindo a maior prevalência entre adultos, aproximadamente 64%, declinando nos idosos.
( ) A alteração periodontal mais prevalente em todos os grupos etários foi o cálculo, sendo o sextante superior central o mais acometido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Classe I. 2. Classe II divisão 1. 3. Classe II divisão 2. 4. Classe III.
Coluna 2
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta bilateral com o superior, estando o inferior protruído com oclusão mesial dos dentes inferiores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta, estando o arco inferior retruído com oclusão distal dos primeiros molares inferiores. Apresenta inclinações labiais dos incisivos superiores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal correta com más posições dentárias individuais, na maioria das vezes, confinadas aos dentes anteriores.
( ) Arcos dentários em relação mesiodistal incorreta, estando o arco inferior retruído com oclusão distal dos primeiros molares inferiores. Apresenta inclinações linguais dos incisivos superiores.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A mais indicada é a lidocaína a 2%, com epinefrina 1:1000.000 – limite de 3,6 ml (2 tubetes) por sessão de atendimento.
II. A prilocaína está contraindicada.
III. Os antibióticos indicados na gestação são a penicilina e a clindamicina.
Quais estão corretas?
( ) Quando o retalho é determinado, sua base deve ser mais ampla que a margem livre para manter o suprimento sanguíneo adequado. Isso significa que todas as áreas do retalho devem ter uma via de vascularização ininterrupta a fim de evitar necrose isquêmica de todo o retalho ou de partes dele.
( ) O retalho deve ser mantido afastado do campo operatório por um afastador, não podendo ser apoiado em osso, mas, sim, no próprio retalho.
( ) Para que um retalho em envelope tenha um tamanho adequado, seu comprimento na direção anteroposterior, geralmente, estende-se de dois dentes anteriores a um dente posterior à área da cirurgia.
( ) Se for feita uma incisão relaxante, esta deverá estender-se desde um dente anterior até́ um posterior à área de cirurgia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: