Questões de Concurso Público Prefeitura de Eldorado do Sul - RS 2022 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 10 questões

Q1899873 Medicina
Uma paciente com 32 anos apresenta paralisia facial periférica unilateral, atraumática, com desvio da comissura labial para o lado não afetado e com lagoftalmo ipsilateral à lesão, associada à dor facial neurálgica e à erupção de vesículas herpéticas dentro do canal auditivo externo, do palato ipsilateral e de dois terços anteriores da língua. Esse quadro, em decorrência da reativação do vírus herpes-zóster latente no gânglio geniculado, aponta para o diagnóstico mais provável conhecido como síndrome de: 
Alternativas
Q1899874 Medicina
Um paciente com 18 anos apresentou febre alta, dor de garganta, linfadenopatia cervical e língua em framboesa. A manifestação cutânea caracterizou-se por um exantema difuso, áspero ao toque, com descamação no fim da doença, inclusive nas regiões palmoplantares, poupando as áreas em torno dos lábios e sendo mais intenso nas dobras das articulações.
O diagnóstico mais provável desse quadro clínico descrito é: 
Alternativas
Q1899875 Medicina
Analise as assertivas seguintes a respeito das parasitoses intestinais e de parasitas e das respectivas características do quadro clínico:
I. Taenia solium: pode ser assintomática ou se apresentar com sintomas inespecíficos, tendo como maior complicação a neurocisticercose, que cursa com convulsões, hipertensão intracraniana, cefaleia e transtornos psíquicos.
II. Strongyloides stercoralis: pacientes sintomáticos apresentam dor epigástrica, náuseas, vômitos, má absorção e emagrecimento, podendo haver ciclo pulmonar com dispneia, infiltrado intersticial bilateral e broncoespasmo.
III. Entamoeba histolytica: entre os portadores sintomáticos, cerca de 50% dos pacientes evoluem para a doença crônica, com sintomas dispépticos, ileíte, diarreia crônica, sendo o granuloma pulmonar eosinófilo a manifestação extraintestinal mais comum.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q1899876 Medicina
A respeito de bioestatística ou de epidemiologia clínica, analise as assertivas seguintes e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Um teste diagnóstico de alta sensibilidade, quando negativo, quase que exclui a presença da doença, pois apresenta um alto valor preditivo positivo.
(  ) A razão de verossimilhança negativa é a probabilidade de ocorrência de um resultado de um teste negativo em pessoas sem a doença, dividida pela probabilidade desse resultado de teste em pessoas com a doença.
(  ) A razão entre a probabilidade de ocorrência de um evento e a probabilidade da não ocorrência desse evento é compatível com o conceito de chances.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1899877 Medicina
 A hiperbilirrubinemia __________ é causada por alterações na excreção da bile após a conjugação e pode ser de causa intra ou extra-hepática. São causas de colestase intra-hepática a __________________, a cirrose biliar primária e a _________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: E