Questões de Concurso Público Prefeitura de Esteio - RS 2022 para Museólogo, Edital nº 02

Foram encontradas 10 questões

Q1906724 Museologia
Em relação ao Livro Tombo, documento criado pelo museu, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Precisa de um Termo de Abertura e um Termo de Fechamento, quando necessário.
(  ) Pode ser rasurado e deve ser manuscrito. 
(  ) O Número de tombo é o número definido pelo museu para o registro de identificação do objeto no acervo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1906725 Museologia
As ações de conservação em acervos museológicos constituem-se como atividades basilares para a salvaguarda e a efetiva preservação dos objetos e coleções. Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos procedimentos de conservação preventiva em acervos pictóricos em papel.
Alternativas
Q1906726 Museologia

 Definir uma Política de Aquisição e Descarte é um dos objetivos da Política de Gestão de Acervos das instituições museológicas e deve ser contemplada no Programa de Acervo que integra o Plano Museológico do Museu. Relativamente aos tipos de aquisição e suas definições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1


1. Legado.

2. Depósito.

3. Empréstimo.

4. Permuta.

5. Coleta.


Coluna 2


(  ) Aquisição que ocorre através de troca de objetos entre museus ou instituições afins, constituindose como uma ação recíproca, em que ambas as instituições adquirem um novo objeto para seu acervo.


(  ) Aquisição por meio de testamento, quando uma pessoa registra neste documento sua pretensão em passar um objeto ou coleção para o museu.


(  ) Aquisição similar à doação, todavia, o objeto e/ou coleção não são propriedade do museu e sim, um local para a sua guarda. 


(  ) Aquisição temporária que pode ser renovada de acordo com o prazo estipulado pela instituição. O objeto adquirido desta forma não deve ser registrado no Livro Tombo. 


(  ) Aquisição resultado de pesquisas de campo. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1906727 Museologia
Com base na publicação “Conservação Preventiva de Acervos” (2012), as oscilações de temperatura e umidade relativa do ar prejudicam os acervos, principalmente os objetos compostos de materiais __________, que tendem a dilatar e contrair em função das variações de umidade. Associada à umidade, a ______________ ocorre em condições de umidade relativa acima de _____, índice em que a proliferação de fungos é provável, além do desenvolvimento de microrganismos que, por consequência atraem insetos. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q1906728 Museologia
O Estatuto de Museus, instituído pela Lei nº 11.904/2009, estabelece diretrizes, obrigações e responsabilidades específicas para os museus brasileiros. O Estatuto prevê, na Seção II – Do Regimento e das Áreas Básicas dos Museus, em seu Art. 19, que “Todo museu deverá dispor de instalações adequadas ao cumprimento das funções necessárias, bem como ao bem-estar dos usuários e funcionários”, incluindo cinco subseções específicas sobre as diversas funções dos museus. Com base nos artigos que integram a Subseção III – Da Difusão Cultural e Do Acesso aos Museus, analise as assertivas abaixo:
I. Os museus deverão disponibilizar um livro de sugestões e reclamações que estará disposto de forma visível e acessível aos visitantes.
II. Todas as réplicas e demais cópias reproduzidas ou divulgadas pelo museu através de suas ações de comunicação museológica serão assinaladas como tais, de modo a evitar que sejam confundidas com os objetos ou espécimes originais. 
III. A política de gratuidade ou onerosidade do ingresso ao museu será estabelecida pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). 
IV. Os museus caracterizar-se-ão pela acessibilidade universal dos diferentes públicos, na forma da legislação vigente. 
Quais delas NÃO contemplam as diretrizes que integram a Subseção III do Estatuto de Museus?
Alternativas
Q1906729 Museologia
O Código de Ética para Museus é considerado a “pedra angular” do Conselho Internacional de Museus (ICOM), sendo responsável por estipular “padrões mínimos para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal”. No que diz respeito à Aquisição e Alienação de Acervos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Nenhum objeto ou espécime deve ser adquirido por compra, doação, empréstimo, legado ou permuta, sem que o museu comprove a validade do título de propriedade a ele relativo. 
(  ) Um museu não deve adquirir um objeto quando existam indícios de que a sua obtenção envolveu dano ou destruição não autorizada, não científica ou intencional de monumentos, sítios arqueológicos, geológicos, espécimes ou ambientes naturais.
(  ) Os membros da equipe profissional do museu, a autoridade de tutela, seus familiares ou pessoas próximas estão autorizados a comprar objetos provenientes de alienação de um acervo sob sua responsabilidade. 
(  ) Os recursos ou vantagens recebidos pela alienação ou pelo descarte de objetos ou espécimes do acervo de um museu podem ser usados para novas aquisições de acervo. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1906730 Museologia
Segundo Marília Xavier Cury, estabelecer uma cultura de avaliação é fundamental para o desenvolvimento dos museus, funcionando como ferramenta de aprimoramento e aperfeiçoamento das práticas e refinamento profissional. Para Cury, a avaliação deve ser compreendida como “um meio para um fim”. Nessa perspectiva, a autora propõe seis tipos de avaliação voltadas em específico para as exposições museológicas. O tipo de avaliação que analisa a interação entre a exposição e o público por meio de pesquisas de recepção denomina-se: 
Alternativas
Q1906731 Museologia
O termo apareceu pela primeira vez no século XVIII e atualmente é compreendido como a faceta prática ou aplicada da Museologia, abarcando todo o âmbito da cadeia operatória museológica de salvaguarda e comunicação. A definição acima define a: 
Alternativas
Q1906732 Museologia
O Estatuto de Museus define, em seu Art. 44, que é dever dos museus a elaboração e a implementação do Plano Museológico. Considerado uma ferramenta básica de planejamento estratégico, deve ser elaborado de forma coletiva e colaborativa, sendo avaliado permanentemente e revisado pela instituição com periodicidade definida em seu regimento. O Plano Museológico deve contemplar Programas e Projetos específicos, que devem ser concebidos de forma interdisciplinar. Com base na publicação “Subsídios para a elaboração de Planos Museológicos”, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o Programa com sua respectiva definição.

Coluna 1
1. Programa de Gestão de Pessoas. 2. Programa Educativo e Cultural. 3. Programa de Acervos. 4. Programa de Pesquisa.
Coluna 2
(  ) Abrange o processamento e a disseminação de informações, destacando-se as linhas de pesquisa institucionais e os projetos voltados para estudos de público, patrimônio cultural, museologia, história institucional e outros.
(  ) Abrange os projetos e as atividades educativo-culturais desenvolvidos pelo museu, destinados a diferentes públicos e articulados com diferentes instituições.
(  ) Abrange o processamento técnico e o gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da instituição, incluídos os de origem arquivística e bibliográfica.
(  ) Abrange as ações destinadas à valorização, capacitação e bem-estar do conjunto de servidores, empregados, prestadores de serviço e demais colaboradores do museu, o diagnóstico da situação funcional existente e necessidades de readequação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1906733 Museologia
O conceito de Museu Integral foi proposto e definido em um importante evento no âmbito dos museus. Trata-se de um conceito que visa a tomada de consciência por parte dos museus sobre a sua função social, atuando de forma conectada e integrada com a sociedade, proporcionando à comunidade uma visão de conjunto de seu meio material e cultural. Os princípios de base do Museu Integral estão presentes na:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: B
6: D
7: C
8: E
9: A
10: A