Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores da Cunha - RS 2022 para Professor de História

Foram encontradas 9 questões

Q1929616 História
NÃO corresponde a um dos fatores que contribuíram para a expansão cretense no mar Egeu:
Alternativas
Q1929617 História

Sobre a Grécia Antiga, analise as assertivas abaixo:


I. A historiografia explicita que o mundo grego antigo tem uma relação íntima com a cultura romana, pois o próprio nome Grécia é uma nomenclatura romana. Em outras palavras, pode-se afirmar que os romanos tratavam os helenos como habitantes da Hélade, que mais tarde ficou conhecida e configurada como Grécia.


II. A chamada Grécia “setentrional” era representada por três importantes regiões: Tessália, Fócida e Etólia. Já a conhecida Grécia peninsular ligava-se à Grécia central pela faixa de terra chamada Corinto, representada pela Lacônia e Messênia.


III. O período homérico, o último da primeira periodização historiográfica grega, ficou situado entre os anos de 1100 e 8000 a.C., período este em que foi criado o código de Hamurabi, que foi atribuído ao poeta Homero.


IV. Atenienses de nascimento, com pai e mãe atenienses, os homens maiores de 18 anos eram considerados cidadãos, os demais não. Isso fez também com que se aprofundasse um sentimento de pertencimento a uma cidade, como também ajudou a definir quem eram os estrangeiros. Nessa relação de entendimento, nem todos os estrangeiros eram escravizados.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1929618 História
Tradicionalmente, os livros didáticos e a historiografia mencionavam o conceito de pré-história para situar a origem da humanidade. Hoje, entretanto, essa expressão não é aceita por todos os historiadores. Por quê?
Alternativas
Q1929619 História
O pensador Gramsci afirmou que, no capitalismo moderno, há manipulação da burguesia para manter-se no poder, satisfazendo a demanda das massas, sindicatos e partidos políticos. Nesse sentido, a Historiografia aborda um feito histórico em que a estrutura do poder desenvolveu a chamada “Política do Pão e Circo”, que, segundo a historiografia, tinha como objetivo manter a população à ordem estabelecida. Sobre qual cultura trata-se esse contexto histórico? 
Alternativas
Q1929620 História
A historiografia costuma dividir o continente Africano em duas Áfricas: a África Setentrional e a África Subsaariana. Segundo a historiografia, a África Setentrional foi o berço das civilizações florescentes, como a dos egípcios e dos cartagineses, enquanto a África Subsaariana teve sua ocupação prejudicada por muito tempo. Por quais motivos a presença de grupos humanos foi empecilho na região subsaariana?
Alternativas
Q1929621 História
O historiador Leandro Karnal, em seu livro “História na Sala de Aula” (2008), afirma que as questões históricas e as perguntas sobre o passado podem ficar sem sentidos se as mesmas forem abordadas sem estabelecer um “duplo compromisso”. Segundo o historiador, é papel do professor estabelecer uma relação de compromisso com: 
Alternativas
Q1929622 História
Assinale a alternativa que apresenta o arquétipo conceitual historiográfico da Arte Bizantina. 
Alternativas
Q1929623 História

Em relação ao surgimento e configuração do Feudalismo, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Foi uma forma de organização política e social dominante na Ásia meridional durante a idade média, manifestando-se de forma diferente em todas as regiões do continente.


( ) Possuía a agricultura como sua principal atividade produtiva, sendo uma sociedade rigidamente hierarquizada, em que os indivíduos se encontravam em uma relação de dependência pessoal um ao outro.


( ) A elite era formada por grandes senhores de terras, composta pelo alto clero, que ficavam no topo da sociedade, sendo assim, o poder político ficou fragmentado entre os senhores feudais e o Rei.


( ) Existia uma pequena massa de camponeses presos à terra, na qual o servo da gleba delegava aos senhores feudais o domínio da relação de vassalagem, garantido, assim, a sustentação e manutenção de toda estrutura feudalista.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1929624 História

Analise as assertivas a seguir sobre a Guerra dos Cem Anos:


I. É um conflito entre a Inglaterra e o Japão ocorrido entre os anos de 1337 e 1453. Entre as causas do conflito, destaca-se a disputa pela dinastia, ou seja, pelo controle do poder das nações envolvidas.


II. O início do conflito se efetivou quando a Inglaterra invadiu o Japão com o objetivo de unir as duas coroas. Todavia, durante o conflito, os dois reinos foram alternados de vitória e derrotas.


III. Durou um período de aproximadamente 116 anos, segundo a historiografia. Nesse cenário de conflito entre a Inglaterra e a França, foi travada uma disputa de ordem econômica e política; conflito este acompanhado por outras calamidades, tais como: a fome e a peste negra, provocando um aumento nos preços dos gêneros de necessidades básicas.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: E
5: D
6: D
7: B
8: A
9: C