Questões de Concurso Público Prefeitura de Flores da Cunha - RS 2022 para Professor de Português
Foram encontradas 20 questões
I. O professor inovador, de acordo com o texto, entende que a formação do aluno deve ser global, e não apenas acadêmica.
II. Para o autor, o professor inovador deve saber lidar com os diferentes ritmos de aprendizagem, pois é sabido que muitos estudantes não se esforçam para alcançar bons resultados.
III. Na atualidade, as inovações e mudanças ocorrem com grande velocidade e o professor, segundo o texto, deve buscar estar atento a elas e se reinventar para não se afastar da realidade do alunado.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho anterior.
( ) Verifica-se a presença de um ditongo crescente na palavra.
( ) Sua divisão silábica apresenta 3 sílabas.
( ) No que tange à acentuação tônica, trata-se de palavra oxítona.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre leitura e compreensão de textos como trabalho social e não atividade individual, de acordo com o que Marcuschi nos ensina, avalie as afirmações que seguem:
I. Sendo uma atividade de produção de sentidos colaborativa, a compreensão não é um simples ato de identificação de informações, mas uma construção de sentidos com base em atividades inferenciais. Para compreender bem um texto, tem-se que sair dele, pois o texto sempre monitora o seu leitor para além de si próprio e esse é um aspecto notável quanto à produção de sentido.
II. Compreender bem um texto não é uma atividade natural nem uma herança genética; nem uma ação individual isolada do meio e da sociedade em que se vive. Compreender exige habilidade, interação e trabalho.
III. Compreender não é uma ação apenas linguística ou cognitiva. É muito mais uma forma de inserção no mundo e um modo de agir sobre o mundo na relação com o outro dentro de uma cultura e uma sociedade.
Quais estão corretas?
Sobre gêneros e tipos textuais, à luz do que preconiza Marcuschi, avalie as afirmações que segue, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Toda a manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero; a comunicação verbal só é possível por algum gênero textual.
( ) Quando se domina um gênero textual, não se domina uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.
( ) Gênero textual designa uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição; caracterizando-se pelas sequências linguísticas.
( ) Tipo textual faz referência aos textos materializados encontrados no cotidiano, considerando os componentes que funcionam conforme a necessidade de uso e as técnicas de composição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com o que nos apresenta Platão e Fiorin, avalie as assertivas a seguir sobre tipos de argumentos:
I. Argumento baseado em provas concretas: diz respeito à citação de autores renomados, autoridades num certo domínio do saber, numa área da atividade humana, para corroborar uma tese, um ponto de vista.
II. Argumento baseado no consenso: levam em conta as opiniões pessoais que expressam apreciações, pontos de vista, julgamentos que exprimem aprovação ou desaprovação em relação a determinado tema.
III. Argumento da competência linguística: está relacionado ao modo de dizer, que dá confiabilidade ao que se diz.
Quais estão de acordo com o que trazem os autores citados?
Sobre figuras de linguagem, de acordo com Bechara, avalie as definições descritas associando a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Metáfora: translação de significado motivada pelo emprego em solidariedades, em que os termos implicados pertencem a classes diferentes, mas pela combinação se percebem como assimilados.
2. Metonímia: translação de significado pela proximidade de ideias.
3. Catacrese: translação do significado por esquecimento do significado original.
4. Eufemismo: translação de sentido pela suavização da ideia.
Coluna 2
( ) Encontrar um ‘teto amigo’.
( ) Entregar a alma a Deus.
( ) Panaceia universal.
( ) Doces sonhos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
São mecanismos de coesão textual, segundo consta em Koch (2010):
I. Referência: pessoal, demonstrativa, comparativa.
II. Substituição: verbal, nominal, frasal.
III. Elipse: nominal, verbal, frasal.
IV. Conjunção: aditiva, adversativa, causal, temporal, continuativa.
V. Coesão lexical: repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de nomes genéricos, colocação.
Quais estão corretos?
Em relação aos processos de formação de palavras da Língua Portuguesa, conforme preconiza Cegalla, são feitas as seguintes afirmações:
I. A composição consiste em formar palavras novas a partir de outra já existente, realizando-se por acréscimo de prefixo anteposto ao radical, ou acrescentando um sufixo a um radical; ou pelo acréscimo de prefixo e de sufixo, ao mesmo tempo, a um radical.
II. A derivação imprópria, que é de interesse da semântica e da estilística, consiste em mudar a classe gramatical de uma palavra, estendendo-lhe à significação.
III. O hibridismo diz respeito às palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes.
Quais dos conceitos acima estão corretos, conforme preconiza Cegalla?
Em relação ao emprego do infinitivo, de acordo com Cegalla, avalie as frases a seguir:
I. Costumamos levantarmos cedo desde que nos conhecemos.
II. Todas as garotas acabaram de saírem para a escola.
III. Fiquei calado, ouvindo todos os outros discutirem sobre os problemas.
IV. Para não teres péssimas ideias, não consultes jornais sem procedência.
Quais das frases acima estão corretamente escritas no que tange ao uso do infinitivo?
De acordo com Bechara, avalie as afirmações que seguem relativamente a Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração:
I. Em uma oração, o único constituinte indispensável é o verbo − ou sintagma verbal −, que se constitui no núcleo da oração, que reúne, na maioria das vezes, duas unidades significativas entre as quais estabelece a relação predicativa − o sujeito e o predicado.
II. Chama-se sujeito à unidade ou sintagma nominal que estabelece uma relação predicativa com o núcleo verbal para constituir uma oração. É na realidade uma explicitação léxica do sujeito gramatical que o núcleo verbal da oração normalmente inclui como morfema número-pessoal.
III. O predicado de uma oração pode ser simples ou complexo, conforme o conteúdo léxico do verbo que lhe serve de núcleo. Há verbos cujo conteúdo léxico é de grande extensão semântica; de modo que, se desejamos expressar determinada realidade, temos de delimitar essa extensão semântica mediante o auxílio de outros signos léxicos adequados à realidade concreta.
Quais estão corretas?
Sobre conceito de fonemas; relações entre fonemas e grafias; encontros vocálicos e consonantais, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Encontro consonantal é a sequência de dois ou mais fonemas consonânticos numa palavra, podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
( ) Dígrafo é o grupo de duas letras representando um só fonema, podendo representar consoantes ou vogais nasais.
( ) Ditongo é a combinação de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa; podendo ocorrer na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O termo gênero, segundo Abaurre, é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo. No Renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o estabelecimento de três categorias básicas ou gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático, classificação que continua sendo usada até hoje. Avalie as assertivas abaixo que relacionam os gêneros literários e as obras que os exemplificam, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Gênero Épico – Odisseia, de Homero.
( ) Gênero Lírico – Os Lusíadas, de Camões.
( ) Gênero Dramático – Medeia, de Eurípedes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: