Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapetim - PE 2022 para Odontólogo

Foram encontradas 13 questões

Q2675370 Odontologia

Os estudos transversais são importantes componentes em qualquer política de vigilância em saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010 faz parte do processo histórico que se ampliou e se aprofundou com o Projeto SB Brasil 2003, que proporcionou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros. Foram objetivos específicos do Projeto SB Brasil 2010, EXCETO:

Alternativas
Q2675389 Odontologia

Acerca da classificação etiológica e mecanismos de transmissão das hepatites virais, encontramos a seguinte descrição: “[...] é um vírus RNA da família Picornaviridae, tendo o homem como principal reservatório, com período de incubação de duas a seis semanas. O tempo em que o vírus é encontrado no sangue e curto (cinco a sete dias); por isso, a transmissão parenteral (pelo sangue) é rara” (BRASIL, 2008b). Essa descrição se refere ao vírus da hepatite:

Alternativas
Q2675390 Odontologia

Conforme Busato e Maltz (2014), quando ocorre a falha do tratamento restaurador dentário, uma das opções de conduta é o reparo das restaurações, o que configura uma abordagem mais conservadora. São vantagens do reparo da restauração, EXCETO:

Alternativas
Q2675391 Odontologia

De acordo com a ANVISA (2006), as luvas devem ser de boa qualidade e usadas em todos os procedimentos odontológicos, porque constituem uma barreira física eficaz que previne a infecção cruzada e a contaminação do profissional de saúde e reduz os riscos de acidentes. São os principais tipos de luvas de uso nos consultórios dentários e suas indicações de uso corretas, EXCETO:

Alternativas
Q2675392 Odontologia

É o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral, o qual ocorre em cerca de 1% da população. Pode se desenvolver praticamente em qualquer idade, porém, é mais comum entre a quarta e a sexta década de vida. Apesar de ser um cisto do “desenvolvimento”, é raramente observado durante a primeira década de vida e a maioria dos estudos mostrou uma predileção pelo gênero masculino. Os sintomas mais comuns incluem: tumefação da região anterior do palato, drenagem e dor. Às vezes, os pacientes relatam uma história longa desses sintomas, provavelmente devido à sua natureza intermitente, contudo, muitas lesões são assintomáticas, e são identificadas em radiografias de rotina. Assinale a alternativa que corresponde à descrição da lesão.

Alternativas
Q2675393 Odontologia

As várias imagens radiográficas dos dentes, maxilares e crânio são divididas em dois grupos principais: intraoral – o receptor de imagem é colocado dentro da boca do paciente, e extraoral – o receptor de imagem é colocado fora da boca do paciente. Assinale a alternativa que contém apenas radiografias do grupo intraoral.

Alternativas
Q2675394 Odontologia

Com a evolução da filosofia preventiva ao longo dos anos, o preparo cavitário para restaurações dentárias, que tinha como ponto de partida um terço da largura intercuspídica, passou para um quarto e, atualmente, com o desenvolvimento de pontas ultraconservadoras, pode chegar a um nono da distância intercuspídica. Em cavidades incipientes, a adequação cavitária é focada na remoção do tecido cariado e no acabamento das margens de esmalte, condição que preserva a estrutura dental sadia. Sobre os materiais restauradores, as cavidades preventivas e conservadoras podem ser restauradas:

Alternativas
Q2675395 Odontologia

Como existe pouca ou nenhuma correlação entre os achados histológicos e sintomas clínicos das doenças pulpares, o diagnóstico e a classificação de tais doenças baseiam-se mais nos sinais e sintomas clínicos que nos aspectos histopatológicos. As lesões pulpares podem ser classificadas como, EXCETO:

Alternativas
Q2675396 Odontologia

Conforme o Ministério da Saúde (2008), o aumento de coroa clínica por retalho reposicionado apicalmente é o procedimento cirúrgico excisional, que consiste na reposição apical da gengiva, incluindo ou não recomposição do espaço biológico através de osteotomia e deve ser executado pelo SUS. Após a execução do procedimento, as condutas em caso de urgência/emergência em casos de hemorragia, consistem em verificar sua origem e, de acordo com a causa, considerar os seguintes procedimentos, EXCETO:

Alternativas
Q2675398 Odontologia

Considerando a terapêutica medicamentosa em odontologia, o cirurgião dentista deve conhecer as vias de administração dos fármacos, que são denominadas enterais e parenterais. São exemplos de vias enterais:

Alternativas
Q2675399 Odontologia

Os compostos solúveis de flúor na água e alimentos quando ingeridos sofrem dissociação iônica em função do ácido clorídrico produzido no estômago. O íon fluoreto é absorvido, em sua maior parte, pela mucosa estomacal e, por intermédio do plasma sanguíneo, o flúor circula por todo o organismo. Sobre a ingestão e fixação nos tecidos e eliminação do flúor no organismo, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2675400 Odontologia

A higienização das mãos é considerada a ação isolada mais importante para a prevenção e o controle das infecções em serviços de saúde. O simples ato de lavar as mãos com água e sabonete líquido, quando realizado com técnica correta, pode reduzir a população microbiana das mãos e interromper a cadeia de transmissão de infecção entre pacientes e profissionais da área da saúde. Essa ação também é fundamental na prática assistencial em consultórios odontológicos. Conforme preconizado pela ANVISA (2006), são orientações corretas acerca da lavagem das mãos, EXCETO:

Alternativas
Q2675401 Odontologia

O cirurgião dentista que deixar de atender paciente que procure cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro cirurgião-dentista em condições de fazê-lo, incorre em qual das alternativas abaixo?

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: C
6: C
7: D
8: B
9: D
10: A
11: C
12: D
13: A