Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapetim - PE 2022 para Professor de Ensino Fundamental II - História
Foram encontradas 13 questões
Sobre as instituições administrativas no período colonial brasileiro, analise as seguintes assertivas:
I. Não havia especificidade clara na execução das tarefas dos órgãos administrativos, como na atualidade, e, as atividades executivas e judiciarias, por exemplo, não estavam delimitadas a um órgão específico.
II. As questões e os conflitos que surgiam poderiam ser julgados pelas autoridades administrativas, ou seja, as ações de julgar e administrar poderiam ser executados pelas mesmas pessoas.
III. Entre a cúpula administrativa, destacavam-se os governadores das capitanias e, acima deles, ficava o Governador Geral. Portanto, os demais órgãos administrativos eram agrupados em três setores: o militar, o da justiça e o da fazenda.
IV. As milícias eram tropas oficiais recrutadas entres os habitantes da Colônia para serviço não obrigatório, sendo os filhos das famílias mais ricas os melhor remunerados.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas a seguir a respeito das distinções entre os escravos no Brasil do período escravocrata e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O escravo recém-chegado da África, com pouco conhecimento da língua e da cultura, era chamado de “boçal”.
( ) Aquele escravo com uma certa adaptação e que possuía pouco conhecimento da língua portuguesa era classificado como “ladino”.
( ) Existiam, também, o “mulato” e o “crioulo”, ambos eram os preferidos para as tarefas domésticas, artesanais e de supervisão.
( ) O escravo “boçal” tinha esse nome por ser considerado filho de “ladino” nascido no Brasil, o qual, por ser brasileiro, possuía um certo privilégio nas tarefas domésticas, livrando-o de executar o trabalho pesado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que indica a ideia correta sobre o nome do imposto que consistia em um tributo cobrado pela Coroa Portuguesa por cabeça de escravos, produtivos ou não, maiores de 12 anos, sendo do sexo masculino ou feminino.
Analise as assertivas a seguir, considerando os fatores que envolvem a queda da monarquia e as transformações econômicas e sociais no período arcaico da Grécia Antiga:
I. As transformações sociais da Grécia não foram acompanhadas pelas transformações políticas. Esse deslocamento social da política só foi possível porque os reis passaram a ocupar os lugares da Aristocracia no centro do poder.
II. Com os governos administrados por um órgão executivo, as transformações sociais e políticas caminharam juntas. Portanto, essa jornada possibilitou aos arcontes exercerem diversas funções administrativas, tanto nas áreas jurídicas quanto na militar e religiosa.
III. No centro do poder, a aristocracia ocupou o lugar do rei, tornando os governos em um monopólio exclusivo da nobreza. Portanto, com os nobres no poder, houve uma crise na estrutura social e política nesse período histórico.
IV. Esse período grego foi palco de uma crise de alimentos no qual, para suprir essa escassez, foram criadas colônias nas regiões férteis do mar negro, propiciando o surgimento de uma nova camada social: a dos proprietários de terras.
Quais estão corretas?
De acordo com a historiografia, no auge de Atenas, formou-se uma aliança de natureza política e militar da Pólis grega em torno do Mar Egeu, com o objetivo de se proteger das invasões persas, formada por mais de cem membros. Qual era o nome dessa aliança?