Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2022 para Psicólogo, Edital nº 77
Foram encontradas 34 questões
Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo sobre os Princípios Fundamentais, analise as assertivas abaixo:
I. O/a psicólogo/a contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
II. O/a psicólogo/a baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
III. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade, por meio do aprimoramento exclusivamente técnico, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
IV. O/a psicólogo/a atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
Quais estão corretas?
Em conformidade com o Art. 7º do Código de Ética Profissional do Psicólogo o/a psicólogo/a poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional em algumas condições, quais sejam:
I. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço.
II. A pedido do profissional responsável pelo serviço.
III. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
IV. Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
Quais estão corretas?
De acordo com o Art. 8º, o Código de Ética Profissional do Psicólogo:
• Deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
• No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.
• Responsabilizar-se-á pelos encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir a proteção integral do atendido.
Os deveres acima definem:
Ainda de acordo com o artigo “Políticas públicas entre o sujeito de direitos e o homo œconomicus” (GUARESCHI; LARA; ADEGAS, 2010) analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As políticas públicas, consideradas a partir da formulação dos direitos, sofrem a interferência do mercado econômico e seus efeitos nas ações do Estado.
PORQUE
II. O fato dos usuários das políticas públicas, principalmente das políticas sociais, serem basicamente grupos populacionais que não possuem acesso à saúde, educação, moradia e trabalho se dá a partir do lugar compensatório que tais políticas podem assumir na configuração econômica, ou seja, as políticas públicas são destinadas às populações que não conseguem se garantir na lógica do mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Conforme as Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS (CFP, 2007), analise as seguintes assertivas:
I. A atuação do/a psicólogo/a, como trabalhador/a da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas.
II. O indivíduo, em interação constante com seu contexto social (familiar, comunitário), é o eixo da produção e utilização do conhecimento psicológico numa prática comprometida com o desenvolvimento, a justiça e a equidade social.
III. As práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem.
IV. A Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social, que se ocupam em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão estritamente objetiva e material dos indivíduos e sociedade.
Quais estão corretas?
Em consonância às Referências Técnicas para atuação do/a psicólogo/a no CRAS/SUAS (CFP, 2007), no que concerne ao atendimento, o/a profissional deve desenvolver as ações de acolhida, __________, orientações, referenciamento e contrareferenciamento, visitas domiciliares, articulações institucionais dentro e fora do território de abrangência do CRAS, proteção pró-ativa, atividades socioeducativas e de convívio, ________________, estimulando processos contextualizados, autogestionados, práxicos e valorizadores das _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Analise os seguintes trechos das Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas/os no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS (CFP, 2012):
“Ao profissional de psicologia cabe revisitar seu fazer, traduzir e transmitir seu compromisso, apontar para um posicionamento ético-político (1ª parte). Cabe ainda romper com pressupostos teóricos que servem à manutenção da desigualdade posta, partindo de concepções tradicionais no campo dos conceitos, metodologias e intervenções, abrindo espaço para ação contextualizada na vivência de pessoas e grupos (2ª parte). Faz-se importante também agregar um olhar crítico e de posicionamento frente à realidade social. Isso implica em romper com intervenções superficiais e fragmentadas que, sem aprofundar nos contextos em que se aplicam, atribuem aos sujeitos a responsabilidade pelo que lhe ocorre e pela solução dos problemas (3ª parte)”.
Quais partes estão corretas?
Considerando o que as Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas/os no Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS (CFP, 2012) apontam em relação ao que os serviços ofertados pelo CREAS têm como objetivo propiciar, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Interrupção de padrões de relacionamento familiares e comunitários com violação de direitos.
( ) Prevenção do agravamento da violação e da institucionalização.
( ) Escuta qualificada visando ao fortalecimento da função do parentesco da família.
( ) Reconstrução de relacionamentos familiares, comunitários e com o contexto social ou construção de novas referências.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, é uma das diretrizes que a Política Nacional de Humanização propõe para qualificar o modo de se fazer saúde:
• Integrar a equipe de trabalhadores da saúde de diferentes áreas na busca de um cuidado e tratamento de acordo com cada caso.
• Criação de vínculo com o usuário.
• A vulnerabilidade e o risco do indivíduo são considerados.
• O diagnóstico é feito não só pelo saber dos especialistas clínicos, mas também leva em conta a história de quem está sendo cuidado.
As características acima definem:
Ainda conforme o artigo “O Psicólogo nas Políticas Públicas a partir da correlação entre a Clínica Ampliada e a Redução de Danos” (SILVA; MIANI; BONATTI, 2021), analise as assertivas abaixo:
I. A autonomia é uma importante propiciadora de condições que garantem o usuário enquanto protagonista de sua própria vida e, de certa forma, garantem também, a dependência do sujeito frente aos problemas enfrentados.
II. Os profissionais devem seguir uma escuta das demandas dos usuários, evitando recomendações pastorais e culpabilizantes.
III. O trabalho precisa ser realizado em uma lógica dialogal, na qual não há uma única verdade, mas o compartilhamento entre os saberes que irão auxiliar a construção de manejos do tratamento em relação à saúde do usuário.
IV. Levanta-se a necessidade de reconhecer as pluralidades e compreender que o sujeito apresenta demandas particulares e tem o direito de ser acolhido a partir delas.
Quais estão corretas?
De acordo com as Referências técnicas para atuação de psicólogas/os em políticas públicas de álcool e outras drogas (CFP, 2019), quanto às atividades disponíveis no CAPS-AD:
I. Atividades comunitárias enfocando a integração do dependente químico na comunidade e sua inserção familiar e social.
II. Atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros).
III. Atendimento à família.
IV. Atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras).
Quais estão corretas?
Conforme as Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os no CAPS (CFP, 2013), no que concerne ao Eixo II do documento, Psicologia e Políticas Públicas de Saúde Mental: a necessária mudança de perspectiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É preciso afirmar a intervenção orientada pela cura, construindo ações com a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.
( ) Na primeira metade do século XX, os crivos para a construção dos diagnósticos e para a determinação das medidas de internação e tratamento em hospitais psiquiátricos estavam, antes de tudo, no desvio social do comportamento e, também, nas expressões culturais ou físicas próprias de uma raça.
( ) A produção do saber científico é neutra e, portanto, os conjuntos teóricos disponíveis expressam projetos de ciência similares.
( ) A cidadania não é fazer do louco não louco, não é fazer do louco um sujeito de razão, mas é compreender um campo da cidadania constituído como espaço da pluralidade. A universalidade do acesso aos direitos deve comportar as singularidades.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Resolução nº 6/2019, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela/o psicóloga/o no exercício profissional, considera que:
I. A Psicologia no Brasil tem, nos últimos anos, se deparado com demandas sociais que exigem da/o psicóloga/o uma atuação transformadora e significativa, com papel mais ativo na promoção e respeito aos direitos humanos, ponderando as implicações sociais decorrentes da finalidade do uso dos documentos escritos produzidos pelas/os psicólogas/os.
II. A/O psicóloga/o deve pautar sua atuação profissional no uso único de conhecimentos, técnicas e procedimentos, devidamente reconhecidos pela comunidade científica, que se configuram nas formas de avaliação e intervenção sobre as pessoas, grupos e instituições.
III. Um processo de avaliação psicológica se caracteriza por uma ação sistemática e delimitada no tempo, com a finalidade de diagnóstico ou não, que utiliza de fontes de informações fundamentais e complementares com o propósito de uma investigação realizada a partir de uma coleta de dados, estudo e interpretação de fenômenos e processos psicológicos.
IV. A/O psicóloga/o deve atuar com autonomia intelectual e visão interdisciplinar, potencializando sua atitude investigativa e reflexiva para o desenvolvimento de uma percepção crítica da realidade diante das demandas das diversidades individuais, grupais e institucionais, sendo capaz de consolidar o conhecimento da Psicologia com padrões de excelência ética, técnica e científica em favor dos direitos humanos.
Quais estão corretas?