Questões de Concurso Público Prefeitura de Taquari - RS 2022 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 10 questões

Q2036964 Medicina
Homem, 37 anos, com diagnóstico de RCU (Retocolite Ulcerativa), apresenta aumento persistente de fosfatase alcalina nos últimos exames laboratoriais. Não há alteração em exame físico do paciente, e demais exames laboratoriais não apresentam alterações significativas. Qual seria a principal hipótese diagnóstica para a elevação da fosfatase alcalina em paciente com RCU? 
Alternativas
Q2036965 Medicina
Mulher, 37 anos, chega em consultório com queixa de mialgia em região de panturrilhas, febre (38,4°C), calafrios, cefaleia e mialgia há 5 dias. Nega comorbidades prévias. Nega uso de medicações. Refere acidente automobilístico há 10 dias, com queda de automóvel em um riacho contaminado por dejetos domésticos e esgoto; porém, refere não ter se machucado nesse acidente, tendo sofrido apenas algumas escoriações em membros superiores e face, sendo liberada de um Pronto Atendimento no mesmo dia do ocorrido. Considerando os dados clínicos e epidemiológicos, qual seria a principal hipótese diagnóstica para o caso em questão?
Alternativas
Q2036966 Medicina
Mulher, 73 anos, com diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus procura a emergência por sonolência, desorientação, tontura e adinamia há 2 semanas. Sintomas iniciaram após seu cardiologista adicionar uma nova medicação anti-hipertensiva à sua prescrição, posto que a paciente estava com uma média de PA de 160 x 90 mmHg antes da consulta com o especialista. Na emergência, realizou-se os seguintes exames laboratoriais: Cr 0,8 mg/dL; K 4,3 mEq/L; Na 128 mEq/L; Glicose 124 mg/dL; Ur 28 mg/dL; Bicarbonato 26 mEq/L. Considerando o caso clínico descrito, qual seria o presumível medicamento adicionado à prescrição da paciente supracitada? (Cr = creatiinina; K = Potássio; Na = Sódio; Ur = Ureia). 
Alternativas
Q2036967 Medicina
Considerando a Lei nº 8.142/1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde”, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
( ) O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
( ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será constituída majoritariamente por profissionais de saúde em relação ao conjunto dos demais segmentos.
( ) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2036968 Medicina
Homem, 52 anos, 1,92 de altura, chega no consultório referindo sudorese excessiva em mãos, roncos noturnos há 2 anos – incomodando sua companheira à noite – e impotência sexual com surgimento há alguns meses. A voz surda do paciente ressoa no consultório. Ao exame físico, há a observação de traços faciais grosseiros, macroglossia, protusão de mandíbula e sinal de tinel positivo em ambos os membros superiores. Observa-se pequena saída de líquido em mamas, bilateralmente. Sinais vitais estáveis. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações. Consoante ao exposto, qual seria o exame a fim de confirmar o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q2036969 Medicina
Homem, 23 anos chega na emergência após atropelamento por ônibus. Paciente perdeu a consciência no momento do acidente, sendo encontrado pelo SAMU com glasgow 8, sendo intubado e transferido para emergência de hospital terciário. Na chegada, paciente intubado, sendo ventilado por bolsa-valsa-máscara conectada à fonte de oxigênio a 12 L/min. Enquanto o paciente estava sendo monitorado, durante os primeiros minutos da chegada, observa-se aumento de frequência cardíaca para 150 bpm e queda da pressão arterial para 75 x 45 mmHg, além de SpO2 84% com pulsos pedioso e radial mais finos, com tempo de enchimento capilar de 4 segundos. Na ausculta pulmonar, paciente com murmúrio vesicular diminuído em hemitórax esquerdo e hipertimpânico à percussão. Há turgência jugular observada ipsilateralmente ao hemitórax esquerdo. Considerando o caso hipotético, em qual classificação se incluiria o paciente em questão?
Alternativas
Q2036970 Medicina
Um senhor de 72 anos, hipertenso e ex-tabagista (20 anos-maço), chega trazido por familiares por quadro de tosse produtiva há 13 dias. Filho refere que o paciente está se alimentando menos do que o habitual. Observa-se paciente desorientado em tempo, hipoativo, respondendo algumas perguntas de forma incoerente. Na chegada, SpO2 95% em ar ambiente, pressão arterial 110 x 85 mmHg, temperatura axilar 36,8ºC, FC 112 bpm, FR 32 mrpm AP: MVUD, com presença de crepitantes basais. AC: 2T, RR, leve sopro em foco aórtico (1+/4+). Na radiografia de tórax, há evidência de infiltrado na base esquerda. Hemograma evidencia 21.000 leucócitos e 9% de bastões, creatinina 1,1 mg/dL e ureia 74 mg/dL. Função hepática normal e PCR 110 mg/dL. Assinale a alternativa que indica a conduta correta em relação a esse paciente.
Alternativas
Q2036971 Medicina
Mulher, 26 anos, previamente hígida, ausência de cirurgias prévias, chega em consulta referindo urina com coloração escura e cheiro forte há 5 dias. Nega disúria, polaciúria, febre e dor lombar. Paciente afebril, sinais vitais estáveis. Ausência de dor à punho percussão lombar. Refere que há 8 meses teve um episódio similar, tendo feito uso de nitrofurantoína por 7 dias, com melhora do quadro. Considerando a história e o quadro clínico atual, qual seria a melhor conduta para essa paciente? 
Alternativas
Q2036972 Medicina
O sintoma de dispepsia se faz presente comumente na prática médica; porém, muitos pacientes realizam desnecessariamente o exame de Endoscopia Digestiva Alta (EDA) por diversas vezes não preencherem critérios. Sobre o tema, dentre as alternativas abaixo, qual NÃO corresponde a um sinal/sintoma de alarme associado a uma neoplasia gastrointestinal superior em um paciente com dispepsia?
Alternativas
Q2036973 Medicina
A Colelitíase é uma condição bastante comum na prática médica, sendo motivo de prejuízo importante na qualidade de vida dos pacientes. Há, porém, fatores de risco modificáveis os quais, quando presentes, aumentam o risco de formação de cálculo biliar. Assinale a alternativa que corresponde a um fator de risco não modificável para colelitíase.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: E
5: C
6: D
7: B
8: B
9: C
10: E