Questões de Concurso Público Prefeitura de Taquari - RS 2022 para Psicólogo
Foram encontradas 10 questões
Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional (1ª parte). A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria (2ª parte). Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; socioculturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Coluna 1 1. Medo. 2. Ansiedade. 3. Ataques de pânico.
Coluna 2 ( ) Resposta emocional à ameaça iminente real ou percebida. ( ) Tipo particular de resposta ao medo. ( ) Períodos de excitabilidade autonômica aumentada. ( ) Tensão muscular e vigilância em preparação para perigo futuro e comportamentos de cautela ou esquiva.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, maus tratos e qualquer outra forma de violência.
II. Propor ações exclusivamente de caráter socioeducativo e restaurativo, de forma a atender aos direitos e necessidades dos adolescentes e dos jovens.
III. Emitir opinião técnica e crítica, devendo manifestar conclusões fundamentadas nos pressupostos e referenciais técnicos e éticos da Psicologia e na garantia dos direitos dos adolescentes e dos jovens.
IV. Colaborar, participar ou incentivar práticas institucionais discriminatórias em relação às questões étnico-raciais, classe, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, crença religiosa e deficiência.
Quais estão corretas?
•Processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. Com base nas definições contidas nos Atos oficiais do Conselho Federal de Psicologia, essa é a definição de qual termo?
• Percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo. • Condição na qual as percepções encontram-se anormalmente aumentadas em sua intensidade ou duração. • Implica a perda da sensação tátil em determinada área da pele. • Sensação tátil desagradável, em geral espontânea, descrita pelos pacientes como “formigamentos, adormecimentos, picadas, agulhadas ou queimação”.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os conceitos citados acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1 1. Id. 2. Ego. 3. Superego.
Coluna 2 ( ) Compreende as representações psíquicas dos impulsos ou pulsões. ( ) É o depositário das normas, regras e princípios morais dos grupos sociais. ( ) Consiste naquelas funções psíquicas ligadas às relações do indivíduo com seu meio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Orientação profissional – é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas, se investigam os interesses, aptidões e características de personalidade do consultante, visando proporcionar-lhe condições para a escolha de uma profissão.
II. Orientação psicopedagógica – é o processo por meio do qual, por intermédio de métodos e técnicas psicológicas, proporcionam-se condições instrumentais e sociais que facilitem o desenvolvimento da pessoa, do grupo, da organização e da comunidade, bem como condições preventivas e de solução de dificuldades, de modo a atingir os objetivos escolares, educacionais, organizacionais e sociais.
III. Métodos psicológicos – conjunto sistemático de procedimentos aplicados à compreensão e intervenção em fenômenos psíquicos nas suas interfaces com os processos biológicos e socioculturais, especialmente aqueles relativos aos aspectos intra e interpessoais.
IV. Solução de problemas de ajustamento – é o processo que propicia condições de autorrealização, de convivência e de desempenho para o indivíduo, o grupo, a instituição e a comunidade, mediante métodos psicológicos preventivos, psicoterápicos e de reabilitação.