Questões de Concurso Público Prefeitura de Taquari - RS 2022 para Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2063078 Veterinária
De acordo com o IBGE (2021), no município de Taquari, foram produzidos mais de 1.500.000 litros de leite derivados da ordenha de 1.153 vacas, que representou um valor de mais de dados, relacionando tanto a produção de leite como a de laranja, mostram a importância dessas duas atividades, mas também permitem prever que, eventualmente, ocorra a ingestão de uma laranja por um bovino, o que pode obstruir o esôfago do animal. Na ocorrência desse tipo de obstrução, o bovino apresentará um quadro típico de:
Alternativas
Q2063079 Veterinária
A clostridiose, popularmente conhecida como “doença da superalimentação”, por ser mais frequentemente observada em ovinos que recebem na dieta grande quantidade de alimentos concentrados ricos em amido, também na súbita mudança na dieta para uma ração melhor, assim também quando faltam alimentos ricos em celulose, é causada por uma bactéria anaeróbica, com a forma bacilar, esporulada e Gram-positiva. A enterotoxemia, provocada pela ação dessa bactéria, também ocorre em outras espécies animais, preferentemente herbívoros. Essa doença é derivada da toxina épsilon, produzida por: 
Alternativas
Q2063080 Veterinária
Em relação à raiva, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2063081 Veterinária
Doença de Lyme e febre maculosa são zoonoses classificadas como metazoonoses, pois o agente necessita passar parte do seu ciclo em um animal invertebrado. O invertebrado envolvido na transmissão dessas doenças é denominado popularmente como: 
Alternativas
Q2063082 Veterinária

Algumas doenças infecciosas que acometem o homem e/ou animais são causadas por microrganismos bacterianos. Esses agentes são classificados sob diversos parâmetros como forma (cocos, bacilos, etc.), coloração (Gram-positivos, Gram-negativos, Álcool-Ácido Resistentes), motilidade, assim como a capacidade de formar endósporos como ocorre com as bactérias dos gêneros Bacillus e Clostridium. Em relação à esporulação e aos endósporos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O endósporo é uma forma de resistência e não tem capacidade de se multiplicar.

( ) O fenômeno de esporulação ocorre quando a bactéria se encontra em ambiente desfavorável como, por exemplo, alteração de pH, tensão de oxigênio, depleção de nutrientes.

( ) As bactérias que esporulam são desprovidas de parede celular.

( ) Quando a bactéria inicia o processo de esporulação, podem ser formados diversos endósporos, dependendo do tempo que ela ficará em estado de dormência no ambiente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q2063083 Veterinária
Ao realizar o teste do anel no leite de mistura de uma propriedade leiteira, foi identificada a coloração azul da camada de creme de leite na parte superior do tubo. A interpretação positiva da reação indica que nessa amostra do leite foi detectada a presença de: 
Alternativas
Q2063084 Veterinária

As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium. São bastonetes curtos, aeróbicos, imóveis, não esporulados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 μm de comprimento, por 0,3 μm de largura, sendo a álcool-ácido resistência sua principal característica. Em relação à tuberculose bovina, analise as assertivas abaixo:


I. O Mycobacterium bovis tem um amplo espectro de patogenicidade para as espécies domésticas e silvestres, principalmente bovinos e bubalinos.

II. O M. tuberculosis é a principal causa de tuberculose no ser humano. Pode infectar bovinos, porém não causa doença progressiva nessa espécie.

III. A principal forma de introdução da tuberculose em um rebanho é a aquisição de animais infectados.

IV. A vacinação das fêmeas 30 dias antes do parto e a vacinação dos bezerros aos 3 meses de idade é a forma mais eficaz para realizar o controle da doença nos rebanhos bovinos e bubalinos.


Quais estão INCORRETAS? 

Alternativas
Q2063085 Veterinária
O microrganismo reconhecido como um patógeno de importância veterinária, por causar pneumonia grave, muitas vezes fatal, em potros de um a seis meses de idade, hoje, ele é também reconhecido como um patógeno oportunista em humanos, causando pneumonia, muito semelhante à de equinos. Dentre as características da bactéria, destacam-se a versatilidade e a ampla capacidade de adaptação a ambientes tão diversos como o solo e o organismo de mamíferos. É um problema mundial e, no Brasil, é assinalada como uma das doenças mais severas na criação de potros. Potros infectados são a principal fonte de infecção em fazendas com histórico da doença, pois disseminam grandes quantidades do agente infeccioso virulento em suas fezes até a sétima semana de vida. A infecção ocorre principalmente pela inalação de partículas de poeira contaminadas com o agente, apesar de o trato alimentar ou a pele lesada servirem de porta de entrada. A alta concentração de cepas virulentas dessa bactéria encontrada no ar exalado por potros doentes sugere que a transmissão direta entre potros é possível, podendo levar a um impacto significante na prevalência da doença em haras de criação. Esse trecho é compatível com a doença causada pela bactéria classificada como:
Alternativas
Q2063086 Veterinária
Desde o dia 1º de setembro deste ano voltou a vigorar a nova legislação que discorre sobre a destinação das carcaças com achados de cisticercose bovina. Pelas regras que passam a vigorar, mesmo as carcaças que contenham apenas um cisticerco calcificado devem ser separadas para tratamento térmico. A medida traz implicações para a indústria frigorífica, que terá que reservar espaço em suas câmaras frias para receber essas carcaças e armazená-las por um período mínimo de 10 dias a uma temperatura de -10°C. Também pode optar pelo tratamento pelo calor. A regra não é nova, apenas sua implementação foi adiada de 18/08/2020 para 01/09/2022. A cisticercose bovina é um achado que evidencia, no bovino abatido, a presença da:
Alternativas
Q2063087 Veterinária

A ingestão de alimentos que contenham micotoxinas pode causar graves efeitos sobre a saúde animal, especialmente entre os não ruminantes. Aflatoxinas, zearalenona e fumonisinas são as mais prevalentes nos grãos que compõem as rações destinadas aos suínos. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:


I. Aflatoxinas possuem propriedades hepatotóxicas e carcinogênicas. 


II. A sensibilidade dos suínos aos efeitos tóxicos das aflatoxinas é uma das maiores dentre as espécies animais.


III. Zearalenona é uma micotoxina com características estrogênicas produzida por fungos do gênero Fusarium, principalmente F. graminearum.


IV. As fumonisinas, produzidas pelo fungo Fusarium verticillioides (moniliforme) são a causadora da síndrome do edema pulmonar em suínos.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: D
5: C
6: E
7: B
8: B
9: C
10: E