Questões de Concurso Público Prefeitura de Viamão - RS 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q1948825 Veterinária
O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos abrange doenças como o Mormo e a Anemia Infecciosa Equina (AIE). Em relação à etiologia dessas doenças, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1948826 Veterinária
De acordo com os dados estatísticos de 2020 do IBGE, no município de Viamão foram produzidas mais de 24 toneladas de lã provenientes da tosquia de aproximadamente 8 mil ovinos. O valor dessa lã foi de 39 mil reais. Algumas doenças como sarna, piolheira ovina e dermatofilose podem afetar a produção de lã, causando prejuízo econômico aos produtores. A sarna mais frequente em ovinos, não somente no Brasil, como em diferentes partes do mundo onde a criação desta espécie animal é expressiva, é causada por:
Alternativas
Q1948827 Veterinária
Nos suínos, estrogenismo é uma doença causada pela ingestão de rações elaboradas com cereais contaminados por toxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium, que se caracteriza por vulvovaginite e inúmeros outros transtornos, especialmente de natureza reprodutiva. A micotoxina responsável pelo aparecimento do quadro de estrogenismo nos suínos é identificada como:
Alternativas
Q1948828 Veterinária
O Bacillus anthracis é a causa do Carbúnculo Hemático, e as amostras patogênicas apresentam fatores de virulência, tais como a cápsula e as toxinas, que são codificados por plasmídeos (pequenas moléculas de DNA circular extracromossomal). O microrganismo forma esporos que persistem no ambiente por décadas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Essa bactéria é um bacilo Gram-positivo.
II. Ruminantes desenvolvem o quadro hiperagudo com febre, sepse e morte súbita.
III. A ausência de rigor mortis e a dificuldade de coagulação sanguínea são achados necroscópicos.
IV. Essa doença tem potencial zoonótico.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1948829 Veterinária
A brucelose e a tuberculose bovinas são doenças zoonóticas que ocorrem em grande parte do território nacional. Essas doenças causam prejuízos econômicos e sociais, uma vez que têm grande impacto na produtividade dos rebanhos e são responsáveis por riscos à saúde humana. Com o objetivo de controlar e, posteriormente, erradicar essas doenças do território nacional, em 2001 foi lançado no Brasil o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Em relação ao PNCEBT, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O estado de Santa Catarina é o único considerado livre da brucelose bovina e bubalina e onde não é realizada a vacinação.
( ) No Brasil, são permitidas as vacinas B19 para as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, e a RB51 para todos os bovinos e bubalinos do rebanho, independentemente da idade e sexo.
( ) A vacinação contra a tuberculose nas espécies animais, abrangidas pelo PNCEBT, deve ser realizada anualmente até o final do primeiro semestre de cada ano.
( ) O tratamento medicamentoso (antibióticos) dos animais infectados pelo Mycobacterium bovis deve continuar por, pelo menos, duas semanas após o desaparecimento dos sinais clínicos da doença.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: E
5: C