Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Engenheiro (Engenharia Clínica)
Foram encontradas 19 questões
( ) Dispor, minimamente, de ambientes sujo e limpo, diferentemente do que se aplica ao CME Classe I, para o qual se exige apenas os setores limpos.
( ) Realizar o monitoramento e registro, com periodicidade semestral, da qualidade da água, incluindo a mensuração da dureza da água, ph, íons cloreto, cobre, ferro, manganês e a carga microbiana nos pontos de enxágue da área de limpeza.
( ) Ter o sistema de climatização atendendo, além do disposto nas normatizações pertinentes, a manutenção da temperatura e garantia da vazão, conforme previsto na RDC nº 15/2012. Adicionalmente, devem manter um diferencial de pressão (mínima de 2,5 Pa) negativo entre a área de limpeza e os ambientes adjacentes e um diferencial de pressão positivo entre a sala de preparo e esterilização e os ambientes adjacentes.
( ) Utilizar opcionalmente lavadora ultrassônica com conector para canulados e tecnologia de fluxo intermitente, na fase automatizada da limpeza de produtos para saúde de conformações complexas, cujo lúmen tenha diâmetro interno inferior a cinco milímetros.
( ) Dispor de uma área exclusiva, dimensionada de acordo com o volume de trabalho desenvolvido, para recepção, conferência e devolução de instrumental cirúrgico e produtos consignados recebidos para processamento. Essa área deve estar estruturada com uma bancada com dimensões que permitam a conferência dos materiais de forma a garantir a segurança do processo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A Qualificação de Instalação (QI) limita-se à verificação da correta instalação dos equipamentos em relação a critérios pré-definidos.
II. Normalmente, a Qualificação de Operação (QO) segue a QI, mas dependendo da complexidade do equipamento, pode ser executada como uma combinação de Qualificação de Instalação/Operação (QIO).
III. A QO inclui apenas os testes para confirmar limites operacionais superiores e inferiores e/ou condições de "pior caso", sendo considerada sua conclusão bem-sucedida na medida que permitir a finalização dos procedimentos padrão de operação e limpeza, treinamento dos operadores e requisitos de manutenção preventiva.
IV. A Qualificação de Desempenho (QD) normalmente deve seguir a conclusão bem-sucedida da QI e QO, não sendo indicado realizá-la em conjunto com a QO ou com a validação de processos. A QD deve cobrir a faixa operacional pretendida para o processo, a menos que evidências documentadas das fases de desenvolvimento estejam disponíveis e confirmem as faixas operacionais.
V. A requalificação de equipamentos deve ser avaliada em uma frequência apropriada para confirmar que permanecem em um estado de controle. Quando a requalificação é necessária e realizada de acordo com um intervalo de tempo, este período deve ser justificado e os critérios de avaliação definidos.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
( ) O estabelecimento de saúde deve registrar trimestralmente a execução das atividades de cada etapa do gerenciamento de tecnologias em saúde.
( ) O estabelecimento de saúde deve manter disponíveis, a todos os profissionais envolvidos, os resultados da avaliação anual das atividades de gerenciamento.
( ) O estabelecimento de saúde deve possuir estrutura organizacional documentada, com as atividades de gerenciamento definidas em seu organograma.
( ) O estabelecimento de saúde deve dispor de mecanismos que permitam a rastreabilidade de suas tecnologias em saúde, excluídos saneantes e equipamentos gerais.
( ) O estabelecimento de saúde deve possuir uma sistemática de monitorização e gerenciamento de risco das tecnologias em saúde, visando à redução e minimização da ocorrência dos eventos adversos e a responsabilização dos envolvidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
• Classe I: baixo risco. • Classe II: médio risco. • Classe III: alto risco. • Classe IV: máximo risco.
Considerando as classes de risco, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os dispositivos médicos enquadrados nas classes de risco I e II são sujeitos a registro, conforme a referida RDC.
( ) Os equipamentos, instrumentos e aparelhos destinados a propósitos como diagnóstico, prevenção, monitoramento, tratamento de uma doença ou para suporte ou manutenção da vida, dentre outras aplicações, são também denominados dispositivos médicos.
( ) Equipamentos especificamente destinados à limpeza, desinfecção ou esterilização de dispositivos médicos não são considerados dispositivos médicos.
( ) O software que comanda um dispositivo ou influencia o seu uso é classificado na mesma classe de risco desse dispositivo.
( ) Os dispositivos SaMD (Software as a Medical Device) são produtos ou aplicações que desempenham seus propósitos sem dependerem de um hardware de dispositivo médico, ou seja, são independentes de outros dispositivos e devem ser classificados quanto ao risco independentemente.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima relativa ao planejamento para aquisição de equipamentos de saúde.
( ) Quatro bombas de infusão por leito, com reserva operacional de um equipamento para cada três leitos.
( ) Equipamento para ressuscitação manual do tipo balão autoinflável, com reservatório e máscara facial: 1(um) por leito, com reserva operacional de 1 (um) para cada 2 (dois) leitos.
( ) Capnógrafo: 1 (um) para cada 20 (vinte) leitos.
( ) Equipamento para aferição de glicemia capilar, específico para uso hospitalar: 1 (um) glicosímetro.
( ) Gerador de marca-passo cardíaco temporário: 1 (um) equipamento para cada 20 (vinte) leitos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Evento adverso. 2. Queixa técnica. 3. Risco. 4. Ação de campo. 5. Alerta.
( ) Comunicação escrita direcionada aos profissionais de saúde, pacientes, usuários, setor regulado e à comunidade em geral, cujo objetivo é informar a respeito do risco de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso de produto para a saúde.
( ) Qualquer notificação de suspeita de alteração/irregularidade de um produto/empresa relacionada a aspectos técnicos ou legais, e que poderá ou não causar danos à saúde individual e coletiva.
( ) Combinação da probabilidade de ocorrência de dano e da gravidade deste dano.
( ) Realizada pelo fabricante ou detentor de registro de produto para a saúde, com objetivo de reduzir o risco de ocorrência de evento adverso relacionado ao uso de produto para saúde já comercializado.
( ) Qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: