Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Farmacêutico (Bioquímico)

Foram encontradas 22 questões

Q2177916 Técnicas em Laboratório
Na dosagem de triglicerídeos em uma amostra com concentração acima de 400mg/dL, como proceder para viabilizar o resultado da análise e o cálculo do LDL-c?
Alternativas
Q2177918 Técnicas em Laboratório
Agudamente, se for colhido o sangue de um atleta amador que acaba de cumprir a prova de ironman, quais proteínas poderiam apresentar aumento, uma vez que, mesmo que haja treinamento, é possível que este indivíduo apresente lesão muscular esquelética em algum grau?
Alternativas
Q2177919 Técnicas em Laboratório
Embora o aumento da AST/TGO não seja específico para o tecido cardíaco, pois também aumenta em enfermidades hepáticas, pulmonares e do músculo esquelético, durante muito tempo ela foi utilizada como auxiliar em testes de dosagem de CK-MB e LDH para diagnóstico de infarto agudo de miocárdio. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2177920 Técnicas em Laboratório
NÃO é possível identificar as condições para o diagnóstico da macrocreatinoquinase, quando: 
Alternativas
Q2177922 Técnicas em Laboratório
Conforme as Normas da ABNT NBR 15 268 “Requisitos e recomendações para o exame de urina”, são utilizados para padronizar o exame de sedimento: 
I. Centrifugação de 10-12 mL de urina durante 5 minutos. II. Tempo do processo de centrifugação de 15 minutos. III. Para preparar o frasco deve-se usar 0,002mL. IV. Critério de quantificação é observado em média 15 campos com 400x.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177923 Técnicas em Laboratório
Analise as estruturas apresentadas nas figuras abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (1 – 2 – 3 – 4) das estruturas. Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2177924 Técnicas em Laboratório
A presença de bolhas de ar na seringa de coleta de sangue recebida no laboratório pode alterar o resultado. Assinale a alternativa correta em relação a esta alteração. 
Alternativas
Q2177925 Técnicas em Laboratório
Uma alcalose metabólica compensada apresenta bicarbonato:
Alternativas
Q2177926 Técnicas em Laboratório
NÃO está relacionado com a hipernatremia: 
Alternativas
Q2177927 Técnicas em Laboratório
Entre as proteínas de fase aguda positiva, uma delas, por ter baixo peso molecular, retorna a níveis fisiológicos rapidamente. Qual é essa proteína?
Alternativas
Q2177928 Técnicas em Laboratório
As moléculas do complemento que contribuem para o processo inflamatório são:
Alternativas
Q2177929 Técnicas em Laboratório
Sobre o Controle de Qualidade em bioquímica clínica, analise as assertivas abaixo considerando as Regras de Westgard.

I. Baseado no cálculo da diferença dos valores do controle de qualidade e a média alvo.
II. Baseado no método de somatória cumulativa de resultados de dosagens repetitivas de um mesmo analito.
III. O cálculo do erro total é aquele que indica valores inaceitáveis, acima de 50%.
IV. Faz a análise da variação dos resultados de uma sequência de dosagem de um mesmo analito em relação a até́ quatro vezes o valor do desvio padrão.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177930 Técnicas em Laboratório
O Controle Interno de Qualidade deve ser praticado no laboratório nos casos abaixo, EXCETO para:
Alternativas
Q2177931 Técnicas em Laboratório
Em relação à glicosúria, assinale a resposta correta:
Alternativas
Q2177932 Técnicas em Laboratório
Sobre a dosagem de bilirrubinas em indivíduos com câncer de cabeça de pâncreas, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2177933 Técnicas em Laboratório
Para conhecer o desempenho de um teste bioquímico no laboratório executamos a mesma amostra 20 vezes para calcular a variação do teste numa mesma corrida. Nesse contexto, qual é o significado de Bias?
Alternativas
Q2177934 Técnicas em Laboratório
No processo inflamatório, ocorre adesão nas superfícies leucocitárias e endoteliais. Mediadores químicos afetam o processo modulando a expressão superficial ou avidez. Este evento é mediado pelos mediadores químicos abaixo, EXCETO: 
Alternativas
Q2177936 Técnicas em Laboratório
Em relação aos biomarcadores de dano muscular esquelético, a creatinoquinase (CK), a lactato desidrogenase (LDH), a troponina-I e a mioglobina podem ser considerados marcadores deste tipo de lesão porque:
I. Essas moléculas são citoplasmáticas e não têm a capacidade de atravessar a barreira da membrana sarcoplasmática. II. O aumento da concentração sérica dessas moléculas é utilizado como indicativo de dano na membrana muscular e outras estruturas teciduais. III. Entre essas moléculas, a CK é frequentemente descrita como melhor marcador indireto de dano ao tecido muscular esquelético, sobretudo após o exercício de força ou outros exercícios que exijam ações predominantemente excêntricas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2177937 Técnicas em Laboratório
A lactato desidrogenase (LDH) pode ser utilizada como marcador de dano tecidual, uma vez que é uma enzima intracelular. Assim, se sua medida sanguínea aumentar, há o indicativo de lesão. Ela está presente no coração, eritrócitos, fígado, músculo esquelético e outros tecidos. Se houver lesão muscular de um paciente (seja no miocárdio ou no músculo esquelético), há uma maneira de diferenciar em qual tecido muscular (cardíaco ou esquelético) ocorreu a lesão?
Alternativas
Q2177939 Técnicas em Laboratório
As fases do processo de extravasamento contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do processo inflamatório. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das fases do processo de extravasamento.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: E
6: A
7: C
8: B
9: C
10: D
11: D
12: C
13: E
14: E
15: D
16: B
17: C
18: A
19: E
20: B