Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Cirurgia Geral)
Foram encontradas 34 questões
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A SIRS é governada principalmente pelo sistema imunológico inato.
II. A vasodilatação e extravasamento de líquidos presentes no processo inflamatório são secundários à ativação de mediadores como histaminas e bradicininas.
III. A trombose, perda da polaridade celular, o extravasamento de conteúdo intracelular e a perda de fluidos do sistema capilar são eventos sistêmicos presentes na SIRS.
IV. A tempestade de citocinas é uma reação imunológica grave caracterizada por uma série de ciclos de feedback positivo que geram uma liberação excessiva dessas proteínas.
V. Fatores próprios do paciente, como uso crônico de corticoides, desnutrição e idade, desempenham um papel fundamental na adequação da resposta inflamatória inicial.
( ) O paciente apresentará aumento do gasto energético em repouso. ( ) Devido à diminuição da glicogênese pela injúria do trauma é esperado episódios de hipoglicemia. ( ) O cortisol é um dos hormônios do estresse que serão produzidos em resposta ao trauma. ( ) A liberação de catecolaminas durante o choque produz aumento da frequência cardíaca, da resistência vascular periférica e da contratilidade, resultando num incremento da pressão arterial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Fase inflamatória. 2. Fase proliferativa. 3. Fase de maturação.
Coluna 2 ( ) Nessa fase, ocorre a formação de tecido cicatricial, incluindo colágeno e matriz extracelular e a reorganização dos vasos sanguíneos.
( ) Nessa fase, há um aumento no fluxo sanguíneo e influxo de células imunes para o local da lesão, resultando em vermelhidão, calor, inchaço e dor.
( ) Nessa fase, ocorre a contração da ferida e a remoção de células mortas, resultando em uma cicatriz mais fina e plana.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. As cicatrizes hipertróficas são cicatrizes elevadas dentro dos limites da ferida original e frequentemente regridem espontaneamente.
II. As cicatrizes queloide são mais frequentes em peles de pigmentação escurecida.
III. Não existe risco de suscetibilidade genética nem hereditariedade de cicatrizes queloides.
IV. As três estratégias que reduzem a cicatrização anômala imediatamente após o fechamento da ferida são: o alívio de tensão, a hidratação/oclusão e o uso de roupas adesivas/compressivas.
V. Certas áreas anatômicas são de menor risco para o desenvolvimento de cicatrizes anormais, como por exemplo a região esternal e deltoide.
Quais estão INCORRETAS?
I. A Hérnia de Pantaloon é uma hérnia mista com componente direto e indireto.
II. Mediante a técnica TEP de reparo laparoscópico das hérnias inguinais, a dissecção pré-peritoneal é mais demorada e o risco potencial de lesão visceral aumenta.
III. A classificação Nyhus III C corresponde a uma hérnia recidivada femoral.
IV. Uma hérnia por deslizamento ocorre quando um órgão interno compõe uma porção da parede do saco herniário.
V. A hérnia umbilical infantil, em geral, apresenta fechamento espontâneo antes dos 2 anos de idade. Entretanto, quando persiste além dos 5 anos de idade, é comum que seja indicada cirurgia reparadora, apesar das complicações associadas a essas hérnias em crianças serem raras.