Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Cirurgia Pediátrica)
Foram encontradas 34 questões
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Náusea e vômitos pós-operatórios são as principais complicações pós-anestésicas que geram atraso na liberação de pacientes submetidos a procedimentos ambulatoriais.
II. Edema subglótico é uma complicação comum em crianças (de 1% a 6%), não apresentando redução significativa de sua incidência apesar do reconhecimento de fatores de risco como a umidificação dos gases e uso de tubos adequados.
III. Crianças apresentam maior risco de hipotermia, o que leva à indicação do uso de monitorização com sensor de temperatura no transoperatório na maioria dos procedimentos cirúrgicos.
Quais estão corretas?
I. A oclusão traqueal fetoscópica (FETO) é uma intervenção pré-natal que tem demonstrado melhorar os resultados em casos de hérnia diafragmática congênita grave.
II. A hérnia diafragmática congênita pode causar uma diminuição significativa da resistência vascular pulmonar devido ao subdesenvolvimento da vasculatura pulmonar.
III. A gravidade da hérnia diafragmática congênita é tipicamente avaliada através do diâmetro pulmonar fetal divido pela circunferência abdominal.
IV. Hérnia diafragmática tem como fator de risco bem demonstrado a idade materna elevada.
Quais estão corretas?
I. A incidência de atrofia testicular após encarceramento é de 2-3 %.
II. A criança escolar com diagnóstico de hérnia deve ser orientada a reduzir atividades físicas mesmo se assintomática até o reparo cirúrgico.
III. Recorrência tem como fatores de risco: prematuridade, encarceramento, doenças que aumentam a pressão intra-abdominal, doenças do tecido conjuntivo e pacientes adolescentes.
Quais estão corretas?
( ) Criptorquidia é mais comumente vista à esquerda do que à direita.
( ) Correção cirúrgica antes dos 12 meses de vida é associado à melhora da fertilidade na idade adulta.
( ) O risco de desenvolvimento de câncer testicular em meninos com criptorquia é significativamente reduzido se realizada correção cirúrgica antes da puberdade.
( ) Em casos raros, criptorquia pode ser causada devido à anormalidade do eixo hipotálamo, pituitária-gonadal.
A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Fístula retoperineal está associado a um bom prognóstico, tendo como exemplo a malformação em alça de balde e ânus anteriorizado.
II. A Fístula reto-vesical é relacionada a mal prognóstico, comumente associado a alterações no sacro.
III. Anomalia anorretal sem fístula é associada a bom prognóstico mesmo quando associado a trissomias.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo:
I. Duplicações de ureteres completas são mais comuns e raramente causam repercussão clínica.
II. Duplicações incompletas estão relacionadas a maior risco de infecção urinária.
III. Na duplicação completa, a alteração mais comum é o refluxo vesicoureteral.
Quais estão corretas?
I. A extrofia vesical é causada por uma falha da membrana cloacal em fundir-se adequadamente durante o desenvolvimento embrionário.
II. A extrofia vesical está comumente relacionada a alterações cardíacas.
III. As diversas técnicas cirúrgicas descritas para o tratamento da extrofia vesical visam a criação de um colo vesical competente e uma bexiga com capacidade de contração para adequado esvaziamento.
Quais estão corretas?