Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Medicina de Emergência - UPA)
Foram encontradas 40 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) É o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas. ( ) Ações de saúde que envolvem cuidados paliativos e vigilância em saúde. ( ) As equipes assumem responsabilidade sanitária sobre território definido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, são responsabilidades comuns a todas as esferas de governo:
I. Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.
II. Garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica.
III. Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.
IV. Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.
Qual estão INCORRETAS?
I. Conselho Municipal da Pessoa Idosa. II. Conselho Interfederativo da Pessoa Idosa. III. Conselho Estadual da Pessoa Idosa. IV. Defensoria Pública da Pessoa Idosa.
Quais estão corretos?
I. Um indicador é uma variável, característica ou atributo de Estrutura, Processo ou Resultado, baseada em Donabedian (1980, 1990), que é capaz de sintetizar e/ou representar e/ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
II. O componente Estrutura inclui a relação entre categorias de recursos humanos existentes, tal como o número de agentes comunitários de saúde ou de profissionais de enfermagem.
III. O componente Processo inclui a relação entre as atividades de distintos profissionais, tal como número de atividades sobre saúde reprodutiva realizadas para adolescentes no serviço de saúde ou número de primeira consulta ginecológica para gestantes.
IV. Entre os componentes adotados na construção de um indicador, pode-se avaliar as relações que permitem a análise de quanto cada componente influencia o outro, tal como a relação estrutura/processo, avaliando a relação entre recursos existentes e a produtividade.
Quais estão corretas?
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O uso do ultrassom à beira-leito tem maior sensibilidade para diagnóstico de pneumotórax do que a radiografia de tórax em posição supina.
II. Se no RX de tórax houver 9 arcos costais contíguos fraturados em um único local, sem evidência de separação costocondral, o diagnóstico de tórax instável é fechado.
III. Se realizado ultrassom à beira-leito e observado a presença de lung-point à esquerda, está indicada a descompressão torácica com agulha, seguida de toracostomia com drenagem pleural ipsilateral.
Quais estão corretas?
( ) Se existir fratura exposta, o uso de antimicrobiano profilático está indicado precocemente, sendo as cefalosporinas de primeira geração a principal escolha.
( ) A presença de pulso distal palpável exclui a presença de síndrome compartimental.
( ) O diagnóstico de síndrome compartimental necessita da mensuração da pressão de compartimento.
( ) Se fratura exposta com evidência de sangramento arterial ativo, a primeira medida a ser adotada é o uso de torniquete.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Coluna 1 1. Ferimento aberto em tórax anterior. 2. Hipotensão arterial e taquicardia. 3. Presença de sangramento em via aérea. 4. Amputação traumática de hálux, sem sangramento ativo. 5. Paciente comatoso.
Coluna 2 ( ) 1º. ( ) 2º. ( ) 3º. ( ) 4º. ( ) 5º.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Na cetoacidose diabética, a ausência completa ou relativa de insulina e o excesso dos hormônios contrarregulatórios resultam em hiperglicemia, diurese osmótica, azotemia pré-renal, formação de cetonas e acidose metabólica de ânion gap aumentado.
( ) São fatores de risco para desenvolvimento de cetoacidose diabética euglicêmica: pacientes gestantes, pacientes jovens com diabetes tipo I apresentando vômitos e pacientes em uso de inibidores do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT2).
( ) O uso do bicarbonato de sódio no tratamento da cetoacidose diabética está indicado somente quando pH menor que 6,8.
( ) No paciente com cetoacidose diabética e com exames laboratoriais iniciais demonstrando um resultado de potássio sérico de 3,0, é correto iniciar a infusão de insulina juntamente com a reposição de potássio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A anafilaxia após exposição a alérgeno conhecido pode se apresentar apenas como hipotensão. ( ) A manifestação mais comum é o envolvimento cutâneo. ( ) O uso de corticoide, juntamente com a epinefrina, tem indicação bem estabelecida como primeira linha de tratamento. ( ) Após o controle dos sintomas iniciais da anafilaxia, os pacientes correm um pequeno risco de recorrência gerado por uma segunda fase de liberação do mediador, com pico de 8 a 11 horas após a exposição inicial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os dispositivos supraglóticos estão indicados como dispositivos de resgate em situações em que não se consegue realizar a intubação orotraqueal, nem a ventilação adequada com dispositivo bolsa-válvula-máscara.
II. Considerando um profissional experiente em intubação orotraqueal, no contexto de parada cardiorrespiratória, o uso de dispositivo supraglótico tem menor nível de evidência que a intubação.
III. Os dispositivos supraglóticos evitam, de maneira confiável, a regurgitação e a aspiração de conteúdo gástrico.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O acesso venoso periférico tem o mesmo nível de evidência que o acesso intraósseo.
II. Em paciente com suspeita de intoxicação por opioide como causa da parada cardiorrespiratória, o uso de naloxona deve ser prioridade.
III. As prioridades para a gestante em parada cardíaca devem incluir RCP de alta qualidade e alívio da compressão aortocava.
IV. Durante a parada cardíaca, se a gestante apresentar fundo uterino superior à cicatriz umbilical e não tiver atingido o retorno a circulação espontânea com as medidas usuais de ressuscitação e com o deslocamento uterino lateral esquerdo em 5 minutos, está indicado preparar-se para uma cesariana de emergência durante a ressuscitação. Essa indicação possui nível de evidência 1.
Quais estão corretas?