Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Medicina de Emergência - UPA)
Foram encontradas 9 questões
I. O uso do ultrassom à beira-leito tem maior sensibilidade para diagnóstico de pneumotórax do que a radiografia de tórax em posição supina.
II. Se no RX de tórax houver 9 arcos costais contíguos fraturados em um único local, sem evidência de separação costocondral, o diagnóstico de tórax instável é fechado.
III. Se realizado ultrassom à beira-leito e observado a presença de lung-point à esquerda, está indicada a descompressão torácica com agulha, seguida de toracostomia com drenagem pleural ipsilateral.
Quais estão corretas?
I. Os dispositivos supraglóticos estão indicados como dispositivos de resgate em situações em que não se consegue realizar a intubação orotraqueal, nem a ventilação adequada com dispositivo bolsa-válvula-máscara.
II. Considerando um profissional experiente em intubação orotraqueal, no contexto de parada cardiorrespiratória, o uso de dispositivo supraglótico tem menor nível de evidência que a intubação.
III. Os dispositivos supraglóticos evitam, de maneira confiável, a regurgitação e a aspiração de conteúdo gástrico.
Quais estão corretas?
I. O acesso venoso periférico tem o mesmo nível de evidência que o acesso intraósseo.
II. Em paciente com suspeita de intoxicação por opioide como causa da parada cardiorrespiratória, o uso de naloxona deve ser prioridade.
III. As prioridades para a gestante em parada cardíaca devem incluir RCP de alta qualidade e alívio da compressão aortocava.
IV. Durante a parada cardíaca, se a gestante apresentar fundo uterino superior à cicatriz umbilical e não tiver atingido o retorno a circulação espontânea com as medidas usuais de ressuscitação e com o deslocamento uterino lateral esquerdo em 5 minutos, está indicado preparar-se para uma cesariana de emergência durante a ressuscitação. Essa indicação possui nível de evidência 1.
Quais estão corretas?
( ) A primeira medicação a ser realizada é a epinefrina e deve ser realizada de forma precoce.
( ) As compressões, enquanto não instalada uma via aérea avançada, devem ser realizadas numa frequência de 100 a 120 por minuto, respeitando pausas para uma ventilação a cada 30 compressões.
( ) AESP com complexo QRS largos no traçado da monitorização podem sugerir causas metabólicas.
( ) O uso do ultrassom poin-of-care está indicado nos pacientes em PCR por AESP e deve ser realizado no intervalo entre as compressões, sendo aceitável ultrapassar períodos maiores de 10 segundos para tentativa de diagnóstico etiológico.
( ) Se o paciente fosse vítima de afogamento, estaria correto iniciar a ressuscitação com abertura da via aérea e ventilações de resgate.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: