Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Médico (Medicina do Trabalho)
Foram encontradas 34 questões
I. Um indicador é uma variável, característica ou atributo de Estrutura, Processo ou Resultado, baseada em Donabedian (1980, 1990), que é capaz de sintetizar e/ou representar e/ou dar maior significado ao que se quer avaliar.
II. O componente Estrutura inclui a relação entre categorias de recursos humanos existentes, tal como o número de agentes comunitários de saúde ou de profissionais de enfermagem.
III. O componente Processo inclui a relação entre as atividades de distintos profissionais, tal como número de atividades sobre saúde reprodutiva realizadas para adolescentes no serviço de saúde ou número de primeira consulta ginecológica para gestantes.
IV. Entre os componentes adotados na construção de um indicador, pode-se avaliar as relações que permitem a análise de quanto cada componente influencia o outro, tal como a relação estrutura/processo, avaliando a relação entre recursos existentes e a produtividade.
Quais estão corretas?
( ) A probabilidade pós-teste é igual a chances pós-teste / (1 + chances pós-teste).
( ) Através de um nomograma, pode-se calcular a probabilidade pós-teste usando a probabilidade pré-teste e a razão de verossimilhança, sem ter que converter a probabilidade pré-teste em chances.
( ) A razão de verossimilhança negativa é a razão entre a probabilidade de um resultado negativo de exame entre pacientes sem a doença e a probabilidade de um resultado positivo entre pacientes com a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Caio Plínio, o Velho. 2. Georgius Agricola. 3. Paracelso (Aureolus Philippus Theophrastus Bombast von Hohenheim).
Coluna 2 ( ) Obra dedicada às doenças ocupacionais dos mineiros, mala metallorum, e fundidores, causadas pelo mercúrio. ( ) De Historia Naturalis, descreveu aspectos de trabalhadores expostos ao chumbo, ao mercúrio e às poeiras. ( ) De Re Mettalica, deu destaque à “asma dos mineiros” provocada por poeiras.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A transmissão do ultrassom se dá por contato, principalmente com as mãos, e por via aérea. II. A exposição aos ultrassons pode ser reduzida pelo uso de enclausuramentos e barreiras. III. Ultrassons de alta frequência, de 1 MHz a 10 MHz e além, são empregados para soldagem de plásticos e limpeza de peças.
Quais estão corretas?
( ) O Anexo II da NR 32 – Tabela de Classificação dos Agentes Biológicos inclui os organismos geneticamente modificados.
( ) Todos os estabelecimentos que realizam ou pretendem realizar esterilização, reesterilização ou reprocessamento por gás óxido de etileno deverão atender o disposto na Portaria Interministerial 482/MS/MTE de 1999.
( ) A sala de preparo dos quimioterápicos antineoplásicos deve ser dotada de Cabine de Segurança Biológica Classe II B2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. O trabalho é considerado causa necessária – Grupo I. 2. O trabalho é um fator de risco contributivo ou aditivo, na etiologia multifatorial, segundo evidências epidemiológicas – Grupo II. 3. O trabalho pode desencadear ou agravar condições preexistentes – Grupo III.
Coluna 2 ( ) Doenças dos sistemas imunitário, endócrino e psíquico. ( ) Câncer de pulmão e hipertensão arterial. ( ) Silicose e asbestose.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Neoplasias malignas de brônquios e pulmões. II. Cor pulmonale. III. Pneumoconiose associada com tuberculose. IV. Síndrome de Caplan.
Quais estão etiologicamente relacionadas com a inalação de poeiras de sílica livre?
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) A dose de ruído pode ser compreendida como o limite de nível sonoro equivalente ponderado “A”, ao qual um trabalhador pode ser exposto em uma jornada diária de 8 horas, para prevenir o risco de perda auditiva.
( ) As constantes de tempo do medidor sonômetro ou decibelímetro, que contêm o circuito de obtenção do valor eficaz, representam a frequência com a qual o instrumento responde às oscilações de pressão sonora.
( ) No cálculo da dose de ruído, o fator de troca (Q) sendo igual a 3, para um nível critério de 85 dB(A), implicará uma dose de 200% para um nível de exposição de 88 dB(A).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Trabalhos em matadouros – Brucella spp. II. Mergulhadores – Campylobacter jejuni. III. Jardineiros – Francisella tularensis.
Quais estão corretas?